E-mail abaixo recebido da AICL – Colóquios da Lusofonia e assinado pelo seu presidente J. Chrys Chrystello, traz o link para leitura de 19 Cadernos Açorianos. Para os apreciadores de uma boa leitura, publico abaixo o seu texto com as respectivas ligações (links).
Aliás, os agradecimentos ao AICL por trazer no seu site, várias ligações para as publicações deste autor e do website Projecto Memória Macaense, nos assuntos pertinentes a Macau e ao patuá.
“Trimestralmente, a AICL (Colóquios da Lusofonia) publica os seus Cadernos de Estudos Açorianos para divulgar pequenos excertos de obras de matriz literária açoriana.
Acaba de ser colocado em linha o Caderno nº 19 respeitante ao autor JOÃO DE MELO
http://www.lusofonias.net/doc_download/1652-caderno-19-joao-de-melo.html
Lembramos que já foram publicados os seguintes autores:
1. CRISTÓVÃO DE AGUIAR
2. DANIEL DE SÁ
3. DIAS DE MELO
4 VASCO PEREIRA DA COSTA
5 ÁLAMO OLIVEIRA
6 CAETANO VALADÃO SERPA
7 FERNANDO AIRES
8 MÁRIO MACHADO FRAIÃO
9 EMANUEL FÉLIX
10 EDUARDO BETTENCOURT PINTO
11 URBANO BETTENCOURT
12 EDUÍNO DE JESUS
13 ONÉSIMO T ALMEIDA
14 MARIA DE FÁTIMA BORGES
15 MARCOLINO CANDEIAS
16 NORBERTO ÁVILA
17 VICTOR RUI DORES
18 JOSÉ MARTINS GARCIA
19 JOÃO DE MELO
Estes cadernos estão em:
http://www.lusofonias.net/cat_view/99-estudos-acorianos/103-cadernos-acorianos.html?view=docman
J. CHRYS CHRYSTELLO,
Presidente da Direção [AICL, Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia]”
A apresentação dos Cadernos Açorianos
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Comentários