Na festa do aniversário da Casa de Macau e do Dia de Macau, o Coral Vozes de Macau teve convidado o Rigoberto Rosário Jr. “Api”, e cantaram juntos a canção “Macau” de sua autoria. Na platéia, com emoção, o Prefeito da Macau, do Rio Grande do Norte, Brasil, Kerginaldo Pinto e esposa Aline Galdino, ouviram a canção cujas letras também se aplicam à sua terra natal e que administra.
Eu, atrás, a filmar este vídeo que apresento abaixo, fiquei racionando o que se passava na cabeça do Prefeito que também filmava com o seu celular para lembranças. Ouvir uma canção que fala de Macau, mas a outra lá na China,as let e ras, ora elas, diziam “és tranquila e bonita, símbolo da paz e da beleza, Macau, terra minha”, e é tudo o que a sua Macau brasileira tem e é!
Agora sentado atrás do meu computador a escrever isto, fico a pensar “meu Deus, o que aprontei?”. Podia ter visitado esta Macau brasileira como um mero turista, mas, entendi que precisava fazer uma ligação formal, não só com o povo macauense, mas também a entidade principal, que é a Prefeitura. E deu em tudo isso: “emoções, muitas emoções”, tanto da minha parte e da Mia, da comunidade macaense e da gente macauense. Mas, no entanto, valeu a pena. O resultado foi ver pessoas de boa vontade e com sentimentos a vivenciar estes belos momentos de união de dois povos em torno de uma denominação – Macau, que tanto valor tem para as suas duas cidades. Bem haja!
Obrigado Coral Vozes de Macau e obrigado Rigoberto Rosário Jr. pela bela e emocionante apresentação! O Prefeito na sua fala no palco para agradecer a receptividade à sua visita, sugeriu: “o coral foi lindo e maravilhoso e quem sabe um dia vocês estarão na nossa Macau, no aniversário da cidade”, o que arrancou aplausos e várias exclamações dos integrantes da vontade de atender à sugestão.
Judite Manhão Branco, em nome do Coral Vozes de Macau e como sua coordenadora, ofereceu dois CDs do grupo, autografados por todos os integrantes
O Coral Vozes de Macau, o Prefeito Kerginaldo Pinto e esposa Aline Galdino. (Foto montagem incluindo da esquerda Hercília Inácio e da direita Manuel Ramos, ausentes por afazeres na hora da reunião do grupo para esta foto)
Rigoberto Rosário Jr. e esposa Margareth ao lado do Prefeito e Aline
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Comentários