Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P. D. Luz,

Morro do Presépio do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Brasil

Santuario NS Aparecida Morro Presepio (019)

MORRO DO PRESÉPIO

Santuário de Nossa Senhora de Aparecida – em Aparecida de Norte – Estado de São Paulo – Brasil

texto do site Portal São Francisco

Fotografia de/Photos by Rogério P.D. Luz

O portal do Morro do Presépio

O portal do Morro do Presépio

O Morro do Presépio foi inaugurado pelos Missionários Redentoristas em dezembro de 2006.

O espaço de visitação, localizado entre o Centro de Apoio ao Romeiro e o heliporto, ao longo das escadas de acesso ao estacionamento superior, oferece várias atrações: gruta, cascatas, lago, mirante e mais de sessenta imagens.

Todo o projeto foi concebido pelo Missionário Redentorista Pe. Ronoaldo Pelaquin. Ele informa que o novo espaço foi idealizado para oferecer aos devotos um espaço de visitação com interação e entretenimento ao longo da escadaria entre o estacionamento superior e a Basílica.

Segundo ele, a ideia era criar um presépio que tivesse uma ligação de ideias entre o momento histórico do nascimento de Jesus em Belém e Aparecida, onde toda a história nasceu das águas do Rio Paraíba. Por isso foi usado como temática a água, que faz o nexo entre os dois ambientes.

O presépio e o Satuário ao fundo

O presépio e o Satuário ao fundo

O centro de todo o ambiente é a gruta de Belém de onde brotam as cascatas, com suas águas rolando até o poço dos três pescadores, que têm nas mãos a imagem da Senhora Aparecida.

“A água que brotou da fonte da vida em Belém continua a jorrar até hoje em todo o mundo e, em Aparecida de modo especial, onde os três pescadores pescaram, nas águas do Rio Paraíba, a imagem da Senhora da Conceição, Mãe de Jesus”, completa padre Pelaquim.

As esculturas em tamanho natural, feitas em cimento, são obras do escultor Alexandre de Moraes.

As cascatas e a arte final em pedras foram realizadas pela companhia Art Stones, da cidade de Caldas Novas, de Goiás.

Santuario NS Aparecida Morro Presepio (06)

Na área de 7.345 metros quadrados do Morro do Presépio é possível observar um campo de pastores com suas ovelhas, a trilha dos Reis Magos, os anjos do anúncio do nascimento de Jesus, e uma grande estrela suspensa sobre raios de mais de dez metros de altura.

Todo o ambiente do “Morro do Presépio” é constituído por muitas pedras e uma vegetação que lembra Israel, por muitos ângulos curiosos, escadas e bancos; além do “Poço do Pescadores” onde se encontra a canoa com os três pescadores, rodeada por estátuas figurando os romeiros atuais.

“No alto do conjunto da obra existe um belvedere de onde se tem uma vista belíssima do Santuário e de grande parte da cidade, do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira”, destaca.

Santuario NS Aparecida Morro Presepio (010)

Todo o conjunto de obras do Morro do Presépio foi construído com infra-estrutura para recepção de pessoas com deficiência: rampas de acesso e piso apropriado para que os cadeirantes conheçam todos os atrativos.

As pessoas que não puderem fazer o percurso andando, por motivo de deficiência física, doença, idade avançada ou gravidez, serão transportadas gratuitamente do Santuário até o estacionamento superior, descendo de lá em cadeiras de rodas.

A obra, iniciada em julho de 2006 e concluída na primeira quinzena de dezembro, é mais um presente da “Campanha dos Devotos” para os romeiros e visitantes do Santuário Nacional.

Santuario NS Aparecida Morro Presepio (08)

Som ambiente e nova iluminação – No dia 19 de junho de 2010, após celebração no Santuário Nacional, o Morro do Presépio ganhou nova iluminação e música ambiente.

No novo projeto, a iluminação fica por conta dos postes coloniais colocados em todo o espaço.

O som ambiente proporciona um clima de espiritualidade e meditação durante a visita.

Santuario NS Aparecida Morro Presepio (01)

Santuario NS Aparecida Morro Presepio (03)

Santuario NS Aparecida Morro Presepio (04)

Santuario NS Aparecida Morro Presepio (013)

Santuario NS Aparecida Morro Presepio (015)

Santuario NS Aparecida Morro Presepio (025)

Santuario NS Aparecida Morro Presepio (023)

Santuario NS Aparecida Morro Presepio (018)

Santuario NS Aparecida Morro Presepio (020)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 865.089 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Memórias de Macau de Todos os Tempos (01)

Nesta postagem do que poderia chamar de uma série “Memórias de Macau de Todos os Tempos”, remetendo-me a um vídeo que publiquei no YouTube (vide no final), publico umas fotos antigas recolhidas ao acaso do meu extenso acervo, ora já publicadas no site (inativo) do Projecto Memória Macaense, ou não, e também já republicadas por […]

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

Para celebrar o Ano Novo chinês de 2018, dando início ao Ano do Cão, a Casa de Macau de São Paulo reuniu a comunidade macaense e amigos para um almoço especial, recheado de boa comida chinesa de dar água na boca. Era a oportunidade para comer, infelizmente, uma vez ao ano, o chái, ou comida de […]

Uma foto, uma memória de 63 anos atrás em Macau

Uma foto, uma memória de 63 anos atrás em Macau

No almoço especial do Ano Novo chinês realizado na Casa de Macau de São Paulo em 18 de Fevereiro de 2018, o macaense José Noronha, 83 anos, andava a mostrar uma foto antiga para algumas pessoas que tinham mais ou menos a sua idade. Procurava ele matar as saudades dos velhos tempos em Macau. Macaense […]

%d blogueiros gostam disto: