Neste dia 12 de outubro, que é feriado nacional, por ser dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, vou publicar as fotos que fiz no Santuário em agosto, numa sexta-feira à noite, para homenagear a Santa Mãe.
Com a Basílica vazia e a noite já dando o ar da sua graça, à espera dos fiéis para a última missa a acontecer mais tarde, procurei captar a paz que o templo transmitia, para reflexão e uma oração, contrastando como o dia seguinte, que mesmo sendo um sábado comum, o Santuário esteve lotado de fiéis ocupando todos os seus espaços.
Antes, para registrar, o Dia da Padroeira levou mais de 150 mil peregrinos à cidade de Aparecida, superando as previsões. Logo de manhã, a missa principal celebrada pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, foi assistida dentro da Basílica por 35 mil fiéis.
Neste ano houve uma inovação, que foi o terço mundial “via satélite”. Através de telas de tv no centro da Basílica, cerca de 10 mil fiéis rezaram o terço em conjunto com outros nove santuários marianos no mundo, sendo precedido por mensagem do Papa Francisco que fez um apelo para que se apeguem a Maria, com seu olhar de mãe, e a Jesus nos momentos de dificuldade e tenham mais atitude. Depois da procissão que percorreu do Santuário pelas ruas de Aparecida, houve grande queima de fogos e os padres cantores deram início ao seu show musical.
Para sua reflexão, clique para ligar o vídeo abaixo para enquanto ver as fotos, ouvir a canção dedicada a Nossa Senhora Aparecida – Dai-nos a Benção – interpretada pela cantora Ana Walquíria, salmista do Santuário Nacional, a apresentar seu cd “Vencedor” no programa Bem-vindo Romeiro do Pe. Evaldo na TV Aparecida.
Ensaio fotográfico – É noite no Santuário de Nossa Senhora Aparecida
fotografia de/photos by Rogério P.D. Luz
Links: veja todas as postagens referentes ao Santuário e Basílica de Nossa Senhora Aparecida no
https://cronicasmacaenses.com/igrejas-e-templos/brasil/
Rogério P.D. Luz, macaense, de Macau (ex-território português na China) radicado no Brasil, e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Macaense - genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Para celebrar o Ano Novo chinês de 2018, dando início ao Ano do Cão, a Casa de Macau de São Paulo reuniu a comunidade macaense e amigos para um almoço especial, recheado de boa comida chinesa de dar água na boca. Era a oportunidade para comer, infelizmente, uma vez ao ano, o chái, ou comida de […]
No almoço especial do Ano Novo chinês realizado na Casa de Macau de São Paulo em 18 de Fevereiro de 2018, o macaense José Noronha, 83 anos, andava a mostrar uma foto antiga para algumas pessoas que tinham mais ou menos a sua idade. Procurava ele matar as saudades dos velhos tempos em Macau. Macaense […]
Passaram-se 11 anos, não parece muito, mas vários conterrâneos e amigos nas fotos que publico da festa do 17º aniversário da Casa de Macau de São Paulo em 2006, promovida em 29 de julho, não estão mais conosco. Ficaram os bons momentos registrados da boa confraternização. Vale um momento de reflexão para sempre procurarmos um […]
Comentários