No mês do 20º aniversário do Dóci Papiaçám di Macau, o grupo teatral em patuá, dialecto de Macau, lança novo divertido vídeo “Dóci vai rua – Ficá vivo na Macau”.
O principal responsável pelo grupo, Miguel de Senna Fernandes, na sua postagem no Facebook, a fazer a sua apresentação, diz: “como sobreviver em Macau? Eis a campanha de sensibilização da Dóci Papiaçám! A brincar e a brincar, vamos dizendo umas coisas sérias...”.
Como outros vídeos do Dóci, o apresentador ou repórter fala em patuá, como se fosse uma língua comum ou oficial, com legendas em chinês, português e inglês. É como um mundo de fantasia, que aliás podia ser verdade se os macaenses tivessem alcançado a independência de Macau, em que o patuá passasse a ser uma língua oficial, a 2ª em conjunto com o português e quiçá o chinês.
O vídeo espelha bem esta pequena Macau “moderna” com os vícios de uma metrópole. Atravessar a “zebra” ou faixa de pedestres é um risco para aquele que acreditar que vai ser respeitada, ou apanhar um táxi é como ganhar na loteria (lotaria), aliás até penso como o motorista de táxi de Macau ganha a vida, pois ele não atende o sinal para parar. Prefere andar “vazio”? Na verdade, a procura é muito grande pois seria mais fácil andar de táxi do que sair com carro próprio, pela dificuldade de achar uma vaga para estacionar na pequena cidade de Macau. Assim, pegar um táxi na cidade é como um trabalho de parto!
Assim, vamos ver o vídeo e “morê de dá risada” nesta espetacular produção macaense, que muito nos orgulha. Parabéns ao Dóci e aos atores e produtores, que inclusive está com novo personagem principal, muito bom, ele é do Tuna Macaense (ou pelo menos em 2010 quando estive em Macau, o vi tocando bandolim no grupo: é o Arnaldo António Amante Gomes, o “Lalo”). Muito bom ator, aliás gosto de ver tanta gente boa e nova que aparece nos vídeos, o que me leva a dizer que, no fundo, os(as) macaenses são na essência, bons atores ou atrizes. E que venha mais e mais vídeos com mais e mais colaboradores que Macau tem um monte de gente apta para isso.
Ao (grupo teatral) Dóci Papiaçám di Macau os meus, do blog e do site PMM, parabéns pelo 20º aniversário, boa festa e boa apresentação conforme o cartaz abaixo, e longa vida de sucesso pois é de vocês a responsabilidade do patuá se tornar Património Mundial Intangível pela UNESCO, ou pelo menos, a nível nacional (da China), pois a candidatura se apresenta como “teatro em patuá”.
* Postagem sujeito a atualizações conforme informações adicionais recebidas ou recolhidas das fontes.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
Comentários