Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Macau: Ilha Verde na década de 1950

Foto da Revista Macau de Agosto 2013

Foto da Revista Macau de Agosto 2013

Ilha Verde, em Macau, na década de 1950

texto da Revista Macau edição de Agosto 2013

Hoje é difícil de perceber o porquê do nome “Ilha Verde” desta localidade na zona noroeste de Macau. Mas antigamente a Ilha Verde era uma pequena ilha granítica com bosques verdejantes que originaram o nome atribuído pelos jesuítas que aí viveram no século XVII.

Os jesuítas, liderados por Alessandra Valignano, ocuparam em 1603-1604 esta ilha, que naquela altura também se chamava “Ilha dos Diabos”, para garantir que os chineses não a ocupassem. Em 1624, com a autorização das autoridades chinesas, os jesuítas começaram a construir capelas, conventos e casas de lazer e retiro nesta ilha, tomando-a num local de retiro e descanso para os missionários e estudantes do Colégio de S. Paulo. Na década de 1950, várias famílias de pescadores povoaram a localidade e aí estabeleceram um conjunto de barracas.

Actualmente, a Colina da Ilha Verde, que ainda hoje mantém a sua vegetação luxuriante, está incluída na lista dos sítios classificados pelo Governo de Macau.

Um comentário em “Macau: Ilha Verde na década de 1950

  1. Jorge E. Robarts
    01/02/2014
    Avatar de Jorge E. Robarts

    Fotos e histórias antigas mas interessantes.

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 30/01/2014 por em Ilha Verde 1950 e marcado , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.976.351 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

Anúncios publicitários da Macau de 1962

Anúncios publicitários da Macau de 1962

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.