Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Basílica e Museu de La Merced em Santiago do Chile

A dois quarteirões da praça principal de Santiago, capital do Chile, fica a Basílica e o Museo de La Merced que foram declarados Patrimônio Histórico do País em 1977.  Dentro do nosso roteiro de passeios pelo centro histórico da cidade em outubro de 2010, fomos visitá-los antes do almoço que iríamos ter num dos inúmeros bons restaurantes na região.

Separei abaixo em duas seções, o histórico e fotos de cada localidade:

Basílica de Nuestra Señora de la Merced

Basílica de Nuestra Señora de la Merced

BASÍLICA DE LA MERCED

A Igreja que foi elevada à classificação de “Basílica Menor” pelo Papa Pio XI em 1922, é o terceiro prédio construído no local após as duas edificações anteriores terem sido destruídas por terremoto (terramoto) em 1647 e 1730. A igreja atual é o trabalho dos Padres Alonso Rosas e Alonso de Covarrubias e foi construída entre 1736 e 1760.

Mais conhecida apenas por Basílica de La Merced, a basílica é dedicada. a Nossa Senhora de Misericórdia ou Basílica de Nuestra Señora de la Merced. Considerada uma das belas igrejas da sua época, é um autêntico exemplar do estilo barroco hispânico-americano.

A Basílica fica ao lado do Museu que era um convento

A Basílica fica ao lado do Museu que era um convento

Chile Basilica Museo La Merced (05)

Chile Basilica Museo La Merced (11)

Chile Basilica Museo La Merced (16)

Chile Basilica Museo La Merced (07)

Chile Basilica Museo La Merced (20)

– … – … – … –

Museo de La Merced

Museo de La Merced

MUSEO DE LA MERCED

O Museu está localizado ao lado da Basílica de La Merced e dois quarteirões da praça principal de Santiago. O local foi especialmente preparado para receber exposições permanentes de arte que refletem o trabalho curadoria que procura destacar a arte latino-americano e da relação entre a fé, as sociedades humanas e da arte, por isso é que cada uma das salas abertas o público pode apreciar esta conexão íntima.

Os visitantes vão encontrar esta expressão nos corredores “Espíritos de Rapanui”, “A Ordem de La Merced e viagem libertadora”, “O encontro de dois mundos”, “Emblemas da Fé”, “Galeria dos Reis” “A miscigenação artística” e “O Menino Jesus na devoção popular.”

No início este museu foi concebido como um museu de antiguidades, onde você pode encontrar uma variedade de objetos de diferentes níveis de qualidade e origem. Foi criado em 1873 pelo Rev. Benjamin Rencoret, que recolheu o material de vários países americanos, como Equador, Paraguai, Peru, Argentina e outros , dando início a uma das coleções mais importantes do país são: objetos da cultura pré-hispânica, imagens, pinturas coloniais, talheres litúrgica, têxteis arqueológico, etnográfico e histórico e uma interessante colecção de cultura Rapanui, entre outros.

Chile Basilica Museo La Merced (111)

Chile Basilica Museo La Merced (112)

Chile Basilica Museo La Merced (113)

Chile Basilica Museo La Merced (121)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 21/02/2014 por em Basilica e Museo de La Merced e marcado , , , , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.360.376 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Em Macau, três novos livros de dois autores em língua portuguesa

Em Macau, três novos livros de dois autores em língua portuguesa

O livro de poemas “Pétalas ao Vento” lançado a título póstumo de José Maria Bártolo e outras recentes obras do Manuel V. Basílio, “Sítios com Histórias”, em dois volumes, foram lançados oficialmente em 5 de Novembro de 2021. A sessão de lançamento realizada no Instituto Internacional de Macau-IIM, foi presidida por Rufino Ramos, seu secretário-geral […]

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Foi graças a um dvd distribuído por um dos seus filhos, que possibilitou ao Projecto Memória Macaense – PMM montar diversos vídeos filmados por Hércules António que nos trazem velhas e memoráveis lembranças daquela Macau antiga que mora no coração dos macaenses e daqueles que tiveram vivência no território. Os vídeos publicados no YouTube nos […]

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]

%d blogueiros gostam disto: