Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Vitória de Gugelmin no GP de Macau 1985 em desenhos

A vitória do brasileiro Maurício Gugelmin no Grande Prêmio de Macau de 1985 foi retratada em quadrinhos (ou banda, em Portugal) pelo sueco Simon Hytten, na época com 23 anos, e que há quatro vinha acompanhando as corridas de automóveis na Europa. Foram reproduzidos na antiga Revista Nam Van de Janeiro de 1986.

Gugelmin conduzindo o carro nº 3, acabou dando uma rasteira no favorito e preferido Mike Tacwell e outros badalados pilotos europeus, ganhando as duas baterias (mangas) sendo que na segunda foi de ponta-a-ponta. Na época, a tradição do GP de Macau era que o vencedor já tinha um pé na Fórmula 1, e não deu outra, pois 3 anos depois, em 1988, ingressou na equipe da March, depois batizada de Leyton House.  Correu na Fórmula 1 até 1992 sendo a Jordan a sua última equipe. Noutra postagem (veja neste link:https://cronicasmacaenses.com/2014/03/11/gp-macau-1985-vitoria-de-mauricio-gugelmin-no-3o-ano-da-f3/)  falarei da sua vitória nesta corrida em Macau.

Grande Prémio de Macau de 1985

em história de quadrinhos (ou banda desenhada) de Simon Hytten – Revista Nam Van Janeiro de 1986

(clicar nos quadrinhos para ampliar e ter uma melhor leitura das legendas)

GP Macau 1985 quadrinhos (01)

GP Macau 1985 quadrinhos (2)

GP Macau 1985 quadrinhos (3)

GP Macau 1985 quadrinhos (4)

Simon Hytten

Simon Hytten

Maurício Gugelmin no carro 3, seguido de Mike Tacwell e Jan Lammers. Foto de Manuel Cardoso para a Revista Nam Van

Maurício Gugelmin no carro 3, seguido de Mike Tacwell e Jan Lammers. Foto de Manuel Cardoso para a Revista Nam Van

Gugelmin no pódio segura as mãos de Tacwell e Lammers. Foto de Manuel Cardoso para a Revista Nam Van

Gugelmin no pódio segura as mãos de Tacwell e Lammers. Foto de Manuel Cardoso para a Revista Nam Van

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 10/03/2014 por em GP Macau 1985 desenho e marcado , , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.976.265 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

Anúncios publicitários da Macau de 1962

Anúncios publicitários da Macau de 1962

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.