Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Chega a Copa do Mundo com expectativas, confusão, alegria e polêmicas

Copa-do-Mundo-do-Brasil-2014

Sessenta e quatro anos depois da última Copa do Mundo ter sido realizada no Brasil, em 2014 o país volta a sediar o certame mundial, com parte da população feliz e outra parte revoltada, pessimista e com muita bronca. A polêmica Copa no Brasil tem início na quinta-feira, dia 12, no estádio do semi-acabado Itaquerão. Com um jeitinho aqui e acolá, acho que vai dar …

Francamente, desde 1970, quando passei a vivenciar as Copas no Brasil, nunca vi uma situação tal como esta. Se fosse realizada num outro país, não haveria este clima.  São manifestações pelo país com o tema “não vai ter copa” e tantas outras denominações. Até grupos a aproveitar o momento para fazer outras reivindicações, como o Movimento Sem Teto pedindo moradias. Muitos ameaçam tumultuar as vias de acesso aos estádios.

Até o população de São Paulo foi duramente castigada pela greve do Metrô (metropolitano) na véspera da Copa. Foram três dias de muito sofrimento para quem dependia deste importante meio de transporte parcialmente parado. Ouviam-se palavras de ordem dos grevistas com certo tom de arrogância, desprezando o transtorno à população. Tínhamos que sofrer para o “bem” deles, porém não haveria reciprocidade por parte deles. Suspenderam a greve após mais de 60 demissões, e ameaçam recomeçar no dia do início da Copa, sacaneando quem se deslocasse ao estádio e o povo em geral, se o governo não voltar atrás com o ato.

Estádio Itaquera-Corinthians vulgo Itaquerão, em São Paulo no bairro de Itaquera na Zona Leste, onde será realizada a abertura da Copa do Mundo 2014

Estádio Itaquera-Corinthians vulgo Itaquerão, em São Paulo no bairro de Itaquera na Zona Leste, onde será realizada a abertura da Copa do Mundo 2014. Foto de 04/junho/2014, a 8 dias da Copa em 12/junho. As arquibancadas provisórias (de costas) ainda incompletas.

Por outro lado, imaginava eu que por ser realizado no Brasil, veria São Paulo toda enfeitada para a Copa, mais do que quando ela ocorria noutros países. Engano meu! Apenas as costumeiras ruas enfeitadas, talvez até menos, pois li que alguns moradores temendo retaliação de quem era contra pudessem praticar depredação ou sabotagem deixaram de fazer essas decorações. A Av. Paulista com umas insonsas bandeirolas nos postes instaladas pela Prefeitura, que até passam despercebidas, tentava alegrar os poucos turistas estrangeiros que se via por aqui ou acolá nesta imensa cidade. Sinceramente não vi nenhum até agora, faltando dois dias, apenas na televisão.

É uma pena todo este clima!  Os que são contra ou têm restrições alegam altos valores investidos em estádios e da infraestrutura, dinheiro esse que poderia ser investido em ações sociais, como moradias, saúde e por aí afora. Sem falar que temos estradas, ainda de terra, inacabadas e intransitáveis na chuva, nos lugares mais distantes e isolados do país, longe dos turistas da Copa. Bom que, pelo menos, forçou a renovação dos aeroportos que estavam em estado vergonhoso e antiquados.

A tímida decoração para a Copa na Avenida Paulista.

A tímida decoração para a Copa na Avenida Paulista, no Conjunto Nacional e em toda a via.

Até circulam e-mails alertando para os perigos da época da Copa, com doenças trazidas por estrangeiros, violência e assaltos etc. Ou então um líder de uma igreja, que não é a católica, dono de uma estação de tv que não conseguiu os direitos para transmissão dos jogos, conclama os seus fiéis a fazerem “jejum” nos 40 dias da Copa ficando sem assistir os jogos pela tv.  Ah, vamos ver. Até parece que será atendido! Talvez meia dúzia … Enquanto isso, nem todos os estádios que vão sediar os jogos estarão totalmente completos conforme diz a imprensa. O jeitinho brasileiro deverá dar um jeito para que não ocorra nenhum contratempo!

A conversa aqui vai longe e muito longe. Teria muita coisa para comentar! Só sei que pretendo assistir todos os jogos, pela televisão, já que não fui um dos felizardos que conseguiu comprar bilhetes para pelo menos ver ao vivo um jogo qualquer em São Paulo.  Vou tentar ver o clima na Copa nas ruas da cidade que tanto as tvs vendem nos seus noticiários, mas que só elas e poucos conseguem ver ou se deslocar para vivenciá-lo neste imenso país de longas distâncias.

Vou torcer pela seleção brasileira e a portuguesa, e vou rezar para que não ocorra o confronto entre o Brasil e Portugal. Ficaria em maus lençóis. Também vou torcer para que a Copa no Brasil seja um sucesso para o país e não para a reeleição do atual governo e partido no fim do ano. A gente pode ter restrições pelos altos gastos para realização do certame mundial, mas já que está aí, temos que ver que a imagem do Brasil está em jogo e que temos que receber bem os visitantes estrangeiros.  O Brasil é hospitaleiro! Que curtamos bem a Copa, já que para muitos, como eu, não estaremos vivos para ver uma outra edição a ser realizada no país. Vivamos este momento histórico e vivamos a alegria do clima da Copa no Brasil.

Hino oficial da Copa do Mundo 2014 segundo a FIFA

We Are One (Olê Olá) [The Official 2014 FIFA World Cup Song)

Texto oficial: 

Music video by Pitbull feat. Jennifer Lopez & Claudia Leitte performing We Are One (Ole Ola) [The Official 2014 FIFA World Cup Song] { Olodum Mix}. (C) 2014 RCA Records, a division of Sony Music Entertainment

* Comentário bravo: Pô Ubiraci Viana, se esse for seu nome verdadeiro, ‘tá bravo pra caramba hein? entendo a sua revolta igual como tantas outras que vejo por aí. Também tenho as minhas restrições aos gastos, ao cara que tomou a iniciativa de trazer a Copa para o Brasil que tem a imagem vendida de pessoa preocupada com “causas sociais” (argh). Só que acho que se não tivessem trazido a Copa, garanto a você que não iriam investir toda essa grana em escolas, saúde, moradias etc etc. Se este blog fosse a Yahoo estaria lá seu comentário com todos os palavrões (talvez), mas aqui é uma coisa particular minha que não ganha grana nenhuma de ninguém. Não sou sócio de corruptos e pedintes. Lamento amigo! Fique à vontade para odiar a Copa e a Cláudia Leitte. Interessante como esta postagem te alcançou. Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 10/06/2014 por em Copa do Mundo 2014 e marcado .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.342.438 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Em Macau, três novos livros de dois autores em língua portuguesa

Em Macau, três novos livros de dois autores em língua portuguesa

O livro de poemas “Pétalas ao Vento” lançado a título póstumo de José Maria Bártolo e outras recentes obras do Manuel V. Basílio, “Sítios com Histórias”, em dois volumes, foram lançados oficialmente em 5 de Novembro de 2021. A sessão de lançamento realizada no Instituto Internacional de Macau-IIM, foi presidida por Rufino Ramos, seu secretário-geral […]

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Foi graças a um dvd distribuído por um dos seus filhos, que possibilitou ao Projecto Memória Macaense – PMM montar diversos vídeos filmados por Hércules António que nos trazem velhas e memoráveis lembranças daquela Macau antiga que mora no coração dos macaenses e daqueles que tiveram vivência no território. Os vídeos publicados no YouTube nos […]

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]

%d blogueiros gostam disto: