Finalmente fui ao evento da FIFA Fan Fest no Vale do Anhangabaú, com o propósito de fotografar os torcedores no jogo Chile x Holanda que foi realizado em 23/junho/2014 às 13:00 horas. Foi gratificante pois estava faltando na minha coleção fotos de torcedores fantasiados desta Copa do Mundo 2014 no Brasil.
Os chilenos eram a maioria e em grande número, e estavam lá, principalmente, pelo jogo realizado no estádio do Itaquera-Corinthians em São Paulo. Os holandeses em menor número formavam pequenos grupos, mas se misturavam aos chilenos e brasileiros. O clima era de pura tranquilidade e de festa na área cercada com grande número de policiais.
Para se entrar no local, tinha que passar por uma fiscalização de bolsas etc. e revista corporal. Tive que deixar a minha caneta para trás, pois objetos que pudessem causar qualquer espécie de ferimento eram proibidos. Havia vários estandes para diversão do público, e a FIFA pelo visto patrocinava o evento com seu nome o que garantia a gratuidade do acesso.
Surpreendeu-me o patriotismo dos chilenos quando foi tocado o hino nacional no estádio. Quase todos vestiam camisetas (camisolas), chapéus ou se pintavam nas cores do Chile, que são o vermelho, azul e branco. Muitos vieram a São Paulo através de barco cruzeiro que aportou em Santos, e outros, mesmo sem bilhetes, só queriam estar na cidade que hospedava o jogo e ficar perto da sua seleção que irá enfrentar o Brasil, pois ficou em 2º lugar no seu grupo.
Os holandeses, muitos loiros, tinham na sua torcida belas moças que tiveram muito trabalho para posar em fotos com chilenos e brasileiros. Ao final do jogo em que a Holanda venceu o Chile por 2×0, vários chilenos já tinham ido embora decepcionados com o resultado, enquanto que o espaço começava a ser ocupado pela torcida brasileira que chegava para assistir o jogo do BrasilxCamarões.
Fiquei a imaginar que esta seria a única vez na minha vida que iria fazer este gênero de fotos, pois só acontece quando a Copa do Mundo de Futebol é realizado no país. Certamente, na próxima Copa noutra nação, o Vale de Anhangabaú só irá ter um telão sem essa infra-estrutura e a torcida que será somente a brasileira em todos os jogos. Foi uma emocionante experiência que voltarei a repetir nos próximos jogos.
A torcida no jogo Chile x Holanda – parte 1
fotografia de/photos by Rogério P.D. Luz
clicar nas fotos menores para ampliar
* continua na Parte 2 – veja neste link:
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.


Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.


cartaz de Ung Vai Meng

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.







Comentários