Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

A torcida no jogo ChilexHolanda no Fan Fest em São Paulo, no Anhangabaú (01)

Finalmente fui ao evento da FIFA Fan Fest no Vale do Anhangabaú, com o propósito de fotografar os torcedores no jogo Chile x Holanda que foi realizado em 23/junho/2014 às 13:00 horas.  Foi gratificante pois estava faltando na minha coleção fotos de torcedores fantasiados desta Copa do Mundo 2014 no Brasil.

Os chilenos eram a maioria e em grande número, e estavam lá, principalmente, pelo jogo realizado no estádio do Itaquera-Corinthians em São Paulo.  Os holandeses em menor número formavam pequenos grupos, mas se misturavam aos chilenos e brasileiros.  O clima era de pura tranquilidade e de festa na área cercada com grande número de policiais.

Para se entrar no local, tinha que passar por uma fiscalização de bolsas etc. e revista corporal. Tive que deixar a minha caneta para trás, pois objetos que pudessem causar qualquer espécie de ferimento eram proibidos. Havia vários estandes para diversão do público, e a FIFA pelo visto patrocinava o evento com seu nome o que garantia a gratuidade do acesso.

Surpreendeu-me o patriotismo dos chilenos quando foi tocado o hino nacional no estádio.  Quase todos vestiam camisetas (camisolas), chapéus ou se pintavam nas cores do Chile, que são o vermelho, azul e branco. Muitos vieram a São Paulo através de barco cruzeiro que aportou em Santos, e outros, mesmo sem bilhetes, só queriam estar na cidade que hospedava o jogo e ficar perto da sua seleção que irá enfrentar o Brasil, pois ficou em 2º lugar no seu grupo.

Os holandeses, muitos loiros, tinham na sua torcida belas moças que tiveram muito trabalho para posar em fotos com chilenos e brasileiros. Ao final do jogo em que a Holanda venceu o Chile por 2×0, vários chilenos já tinham ido embora decepcionados com o resultado, enquanto que o espaço começava a ser ocupado pela torcida brasileira que chegava para assistir o jogo do BrasilxCamarões.

Fiquei a imaginar que esta seria a única vez na minha vida que iria fazer este gênero de fotos, pois só acontece quando a Copa do Mundo de Futebol é realizado no país. Certamente, na próxima Copa noutra nação, o Vale de Anhangabaú só irá ter um telão sem essa infra-estrutura e a torcida que será somente a brasileira em todos os jogos.  Foi uma emocionante experiência que voltarei a repetir nos próximos jogos.

A torcida no jogo Chile x Holanda – parte 1

fotografia de/photos by Rogério P.D. Luz

clicar nas fotos menores para ampliar

Copa Mundo Fan Fest ChilexHolanda (00)

Copa Mundo Fan Fest ChilexHolanda (01)

Copa Mundo Fan Fest ChilexHolanda (04)

Copa Mundo Fan Fest ChilexHolanda (09)

Copa Mundo Fan Fest ChilexHolanda (12)

Copa Mundo Fan Fest ChilexHolanda (16)

Copa Mundo Fan Fest ChilexHolanda (28)

* continua na Parte 2 – veja neste link: 

https://cronicasmacaenses.com/2014/06/24/mais-fotos-da-torcida-no-jogo-chilexholanda-no-fan-fest-no-centro-de-s-paulo-02/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.426.203 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]

%d blogueiros gostam disto: