Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

A torcida no jogo ChilexHolanda no Fan Fest em São Paulo, no Anhangabaú (01)

Finalmente fui ao evento da FIFA Fan Fest no Vale do Anhangabaú, com o propósito de fotografar os torcedores no jogo Chile x Holanda que foi realizado em 23/junho/2014 às 13:00 horas.  Foi gratificante pois estava faltando na minha coleção fotos de torcedores fantasiados desta Copa do Mundo 2014 no Brasil.

Os chilenos eram a maioria e em grande número, e estavam lá, principalmente, pelo jogo realizado no estádio do Itaquera-Corinthians em São Paulo.  Os holandeses em menor número formavam pequenos grupos, mas se misturavam aos chilenos e brasileiros.  O clima era de pura tranquilidade e de festa na área cercada com grande número de policiais.

Para se entrar no local, tinha que passar por uma fiscalização de bolsas etc. e revista corporal. Tive que deixar a minha caneta para trás, pois objetos que pudessem causar qualquer espécie de ferimento eram proibidos. Havia vários estandes para diversão do público, e a FIFA pelo visto patrocinava o evento com seu nome o que garantia a gratuidade do acesso.

Surpreendeu-me o patriotismo dos chilenos quando foi tocado o hino nacional no estádio.  Quase todos vestiam camisetas (camisolas), chapéus ou se pintavam nas cores do Chile, que são o vermelho, azul e branco. Muitos vieram a São Paulo através de barco cruzeiro que aportou em Santos, e outros, mesmo sem bilhetes, só queriam estar na cidade que hospedava o jogo e ficar perto da sua seleção que irá enfrentar o Brasil, pois ficou em 2º lugar no seu grupo.

Os holandeses, muitos loiros, tinham na sua torcida belas moças que tiveram muito trabalho para posar em fotos com chilenos e brasileiros. Ao final do jogo em que a Holanda venceu o Chile por 2×0, vários chilenos já tinham ido embora decepcionados com o resultado, enquanto que o espaço começava a ser ocupado pela torcida brasileira que chegava para assistir o jogo do BrasilxCamarões.

Fiquei a imaginar que esta seria a única vez na minha vida que iria fazer este gênero de fotos, pois só acontece quando a Copa do Mundo de Futebol é realizado no país. Certamente, na próxima Copa noutra nação, o Vale de Anhangabaú só irá ter um telão sem essa infra-estrutura e a torcida que será somente a brasileira em todos os jogos.  Foi uma emocionante experiência que voltarei a repetir nos próximos jogos.

A torcida no jogo Chile x Holanda – parte 1

fotografia de/photos by Rogério P.D. Luz

clicar nas fotos menores para ampliar

Copa Mundo Fan Fest ChilexHolanda (00)

Copa Mundo Fan Fest ChilexHolanda (01)

Copa Mundo Fan Fest ChilexHolanda (04)

Copa Mundo Fan Fest ChilexHolanda (09)

Copa Mundo Fan Fest ChilexHolanda (12)

Copa Mundo Fan Fest ChilexHolanda (16)

Copa Mundo Fan Fest ChilexHolanda (28)

* continua na Parte 2 – veja neste link: 

https://cronicasmacaenses.com/2014/06/24/mais-fotos-da-torcida-no-jogo-chilexholanda-no-fan-fest-no-centro-de-s-paulo-02/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.222.339 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Foi graças a um dvd distribuído por um dos seus filhos, que possibilitou ao Projecto Memória Macaense – PMM montar diversos vídeos filmados por Hércules António que nos trazem velhas e memoráveis lembranças daquela Macau antiga que mora no coração dos macaenses e daqueles que tiveram vivência no território. Os vídeos publicados no YouTube nos […]

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]

Brasão de Armas de Macau

Brasão de Armas de Macau

Os Brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal. O segundo brasão de armas foi […]

%d blogueiros gostam disto: