Isto aconteceu no Grande Prémio de Macau de 1966 e foi flagrado pelo fotógrafo do antigo jornal de Hong Kong “The Star”, que não existe mais.
O piloto chinês Ho Kar-chu, de Hong Kong, capota com o seu Lotus Super 7, provavelmente, na curva da subida da Calçada de São Francisco e perde os seu par de sapatos, por sinal, sociais. Desolado e de meias apenas, respira aliviado por ter escapado ileso, salvo pelo “santo antónio” do seu carro.
Momentos antes escapara de outro acidente, após o Jaguar E-type de outro piloto de Hong Kong, K.N. Suen, ter rodado na sua frente tendo ele desviado a tempo de evitar uma colisão.
Digamos que foi o seu dia tanto de sorte como de azar, mas o importante é que saiu vivo.
Veja as imagens do acidente do The Star e a foto que tirei do seu carro nos treinos.
O Lotus Super 7 capotado na curva da Calçada de São Francisco (provavelmente) no GP de Macau de 1966, enquanto o Renault Apine de Mauro Bianchi passa ao lado a caminho da sua vitória com tempo recorde da prova. Em círculo o sapato social do piloto que o deixou para trás.
Três soldados auxiliados por fiscais de pista e um espectador, conforme relata o jornal The Star, ajudam a virar o Lotus Super 7 enquanto a prova seguia sem o uso de Pace Car, e o sapato continuava na pista, talvez retirado posteriormente para o piloto voltar calçado para os boxes.
Meio atordoado com o acidente, sentado na calçada e de meias apenas, o piloto é consolado pelo comissário de pista Tom Schofield que procurou certificar-se se o piloto estava com algum ferimento.
Momentos antes, Ho Kar-chu escapou por pouco de um acidente na curva do Reservatório, com o Jaguar E-type nº 19 de K.N.Suen que inscrevera também um Lotus Super 7, mas acabou depois trocando por esse possante carro para disputar a prova principal de 1966.
A arquibancada principal (grand stand) diante do grid de largada era assim no Grande Prémio de Macau de 1966. Nos treinos, ficava de lá de cima para tirar as fotos de carros que se enfileiravam para aguardar a liberação da pista.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Comentários