Nova tecnologia é utilizada para filmar Macau do ar, sem ser por helicóptero ou avião, mas por um drone numa inovação de iniciativa do macaense Sérgio N.Perez.
Utilizando uma câmera compacta – GoPro Hero 3+ Black – acoplado num drone (veja abaixo) que é um veículo aéreo não tripulado e operado por controle remoto, o fotógrafo e cineasta Sérgio, residente em Macau, conseguiu produzir belas e inéditas imagens aéreas de Macau.
A iniciativa de caráter pessoal e sem patrocínio, o que é uma pena a falta de valorização de um trabalho de nível profissional por uma boa causa, Sérgio diz que quis mostrar a cidade numa perspectiva diferente nesse vídeo intitulado de “Flying Over Macau” (Voando por Macau) .
Divulgado em grupos no Facebook recebeu vários elogios, porém nenhum perguntava como foram feitas as imagens, até julgando que alguns imaginavam ser por helicóptero, embora pelo início do ponto de filmagem dava para logo perceber que se tratava do uso de um drone.
Sérgio até pede desculpas pela inserção do copyright e seu nome pela autoria do vídeo, pois já teve imagens apropriadas das suas produções sem atrbuição da sua autoria. Este blog também capturou uma imagem desse vídeo, porém, como é hábito aqui, a autoria é atribuída e até de forma enfática.
Parabéns Sérgio por mais um belo trabalho e desta vez, inovador. Macau deve a você mas não sabe dever. Infelizmente se vê por aí “trabalhos” que deveriam ser trabalhos de verdade sendo valorizados, e outros que bem trabalham serem ignorados. Vale neste mundo selvagem a conversa esperta e não o trabalho sério e honesto.
Veja o vídeo:
Dedicatória do autor no vídeo:
“Flying Over Macau” is a personal project of mine, done throughout weekends. many nights and early mornings, with my good friend Pedro Luz, who gave me great support.
I did this video to showcase Macau through a different perspective. As we focus, in our daily lives, on the rush, stress and pace of the city, surrounded by it, we often forget how beautiful and unique it is. What if we could just fly up, if for only a moment -a day- look at it from high above, as if in the clouds, and enjoy it, without concern of time? I hope this takes you on a journey, through the clouds, above the limited perception of the “Asia’s Las Vegas” stereotype, allowing you to see a glimpse of the beauty of this unique city in China, the result of more than 450 years of the coexistence in harmony of the East and the West, the Chinese and Portuguese.
Let the music play and the imagery take you on this small journey above the clouds…
VIdeography, Editing and Camera Operation by: Sérgio Perez
Technical Consultant and Cooperation: Pedro Luz
Special thanks to my friend Elisabela Larrea for that 6am support and help in a difficult shooting day!
Sorry for the watermark and © with name, but I’ve been stolen footage before, this is the safest way to prevent it.
No Facebook:
Sei que muitos se encontram fora de Macau, e os que estão por Macau raramente têm oportunidade de dar um passeio pela cidade. Realizei este vídeo numa perspectiva diferente. Se puderem, usem “Headphones” (fones de ouvido), ou ponham a música bem alta. Espero que gostem deste “Flying Through Macau” (Peço desculpas pelo titulo e ©, mas é a forma de prevenir “roubos” de imagem, que já me aconteceu.)
Em resposta ao comentário do autor deste blog após observações sobre o trabalho com drone:
Sempre fui apologista de que um realizador nunca deve estar “refém” de outros, principalmente quando ignorante da técnica. Principalmente quando não temos orçamento! rsrs Por isso me aventuro em ser também operador dos meus videos. Assim, sei o que “posso” pedir quando trabalho com quem vier operar nos meus filmes. E quando não o fizerem, faço eu!
DRONE
O que é um drone?
A associação mais simples para entender o que são drones, e mesmo para que servem, é lembrar de brinquedos de controle remoto. O conceito é simples: com um controle via rádio, você pode manobrar um drone sem tocar nele. No geral, estes aparelhos são concebidos para realizar tarefas arriscadas ao ser humano ou ferramentas para trabalhos que ninguém quer realizar.
Essas características ajudam a entender como esses equipamentos se tornaram muito comuns entre aparatos militares e de vigilância. No entanto, há aplicações mais pacíficas, como no uso profissional de fotógrafos, resgates e limpeza de lixo tóxico.
Os drones tem sido muito adotados por fotógrafos e cinegrafistas como suporte para câmeras com o objetivo de fazer imagens aéreas de casamentos, atividades esportivas e outras festividades. No Brasil, é possível comprar alguns modelos em lojas específicas por valores que partem dos R$ 2 mil. Muito leves, esses aparelhos costumam ter baterias bem pequenas, o que reduz sua autonomia de voo para poucos minutos.
Nota: Os amigos já devem ter lido nos jornais ou em noticiários televisivos de bombardeios (bombardeamentos) feitos pelos americanos com drones, bastante utilizados, pois evitam perdas humanas ocasionando prejuízos financeiros em caso de serem derrubados. Muitos países já o utilizam hoje, parecendo até aeronaves em várias configurações.
MÁQUINA DE FILMAR COMPACTA GOPRO
De custo até acessível, mesmo no Brasil com os absurdos impostos de importação, o GoPro ganha fama entre os aficionados de esportes radicais ou nos casos como deste vídeo, ou ainda em múltiplas tarefas. Como por exemplo é colocado nos capacetes, nos carros de corrida ou de passeio, no corpo ou em qualquer outro lugar, como de animais, de forma que possa visualizar o que olhos visualizam o vem pela frente e assim por diante. É só o que você imaginar que o Go Pro filma.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Excelente trabalho. Parabens
Queria dizer ahead of our times!
Macau e os seus artistas estão na vanguarda, ahead o four times!