Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Vídeo dos super-heróis trapalhões Bichoman e Moscanina que falam patuá de Macau

Bichoman & Moscanina

Bichoman & Moscanina

Numa cidade fictícia – Motai City (qualquer semelhança com Macau é “mera coincidência”) onde a língua corrente e oficial é o patuá, dialecto de Macau, existe o super-herói Bichoman, estilo Batman, que tem a companhia da Moscanina (é proposital mesmo), mas com um detalhe, são uns trapalhões, apanham mais que batem. Talvez o Motai City seja aquela cidade que todos macaenses gostariam que fosse a que conquistou independência de Portugal. Aí a ficção aumenta ainda mais!

Com a assinatura de Miguel Senna Fernandes como o autor e criador da ficção e o cineasta macaense Sérgio Perez, que não é o mexicano da equipe Force India da Formula 1, como responsável pela direção, filmagem e edição, o novo vídeo – BICHOMAN Unga Herói Já Nacê (o nascimento de um herói) – do Dóci Papiaçam di Macau vem somar à sua grande lista de vídeos divertidos, só que desta vez, ousadamente, em preto e branco, o que agradou. Pretende o vídeo abordar a questão que aflige Macau, que é a de aluguéis (aluguer/renda) altíssimos e os problemas habitacionais. A cidade de 28,6 km2 abriga quase 600 mil habitantes, numa densidade de aproximadamente 18.811 hab./km². É muita gente para pouco espaço.

Não é um vídeo comercial, não traz nomes de patrocinadores institucionais, e se intitula como trailer. Talvez venha se tornar numa série ou um filme, isto é, se houver grana (massa), coisa difícil em Macau para tais louváveis iniciativas, mas quem sabe, hein? O extenso elenco é todo formado por amadores, mas sabe-se lá porque, os macaenses têm na veia aquele milagre de ser um bom ator cômico, e isto vem de décadas. Lembram-se do Adé e cia.? Quer me parecer que todos foram voluntários! Salve gente valorosa que se dedicou a uma boa causa: a preservação do dialecto de Macau, o patuá, ou patoá, ou patois, que é candidata a patrimônio intangível ou imaterial pela UNESCO. E, parabéns à criatividade que é a marca do grupo Dóci Papiaçám e do Miguel, além da inquestionável fotografia do excelente Sérgio Perez.

O vídeo, como disse, é falado em patuá, mas tem legendas em português, inglês e chinês, e se a imagem não estiver nítida, como ficou para mim, assista no You Tube e no canto inferior direito, clique em * (detalhes) e em qualidade, e mude para 360p. Sem querer alongar, vamos ver o vídeo?

Dados Gerais (conforme consta da apresentação do vídeo):

O Super Herói do novo trailler do Dóci Papiaçam di Macau, justiceiro que chega na hora certa no local apropriado, no combate do inimigo público número um: A RENDA (o aluguel).

– Elenco em ordem alfabética: Adriano Gaspar, Ana Cardoso, Anabela Pablos, António Monteiro, Arlete Xavier, Armando Ritchie, Daniel António, Daniel “Dani” Pinto, Ernesto Mendonça, Fabrizio Croce, Filipe Chan, Filipe S Fernandes, Francisco Conceição, Hugo Silva Jr, Hugo Cardoso, Isabela Pedruco, José Francisco, José Maria “Zito” Silva, Judite Antunes, Machi Chon, Miguel S Fernandes, Nair Cardoso, Nelson Rocha, Odete Carion, Paulo Basaloco, Vanessa Estorninho, Vanessa Matos, Violeta Rosário

– Gerência de Produção: Marina S Fernandes, Francisco Conceição

– Equipe de Produção:

Ernesto Mendonça

Carolina Inácio Fong

Chan Io Pan

Miguel Lopes

– Produção visual:

Guiomar Pedruco

Isabela Pedruco

Ana Cardoso

Marina Senna Fernandes

– Traje de Moscanina desenhado por: Ana Noir

– Traje noturno de Vanessa Matos desenhado por: Wanda Souza

– Subtítulos/legendas por Paula Carion e Anabela Ritchie

– Agradecimentos especiais a Mira Cardoso, DV Chiu Productions, ADM, Clube Militar de Macau, Joe Liu, António Lucindo, Elisabela Larrea, Isa Manhão

– Tema musical por Fabrizio Croce

– BICHOMAN Motion Graphic/gráficos desehdo por: Miguel Rosa Duque

– Dirigido e editado por Sérgio Perez

– Escrito por Miguel S. Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 10/10/2014 por em Vídeo Bichoman, vídeo Bichoman e marcado , , , , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.142.811 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Rodolfo Ávila no Museu do Grande Prémio de Macau em 2007

Rodolfo Ávila no Museu do Grande Prémio de Macau em 2007

Em 2007, visitei o Museu do Grande Prémio de Macau e lá fiz várias fotos. Nesta postagem, o assunto é o piloto Rodolfo Ávila. Venha conhecê-lo melhor. Publicação e fotografias de/photos by Rogério P D Luz Texto extraído da enciclopédia livre – Wikipédia Rodolfo Freitas Silvério de Abreu Ávila nasceu em Lisboa no dia 19 […]

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A foto da estátua Ferreira do Amaral, em Macau, foi objeto de indagação feita ao autor deste blog por MJ Raydor no Facebook, que queria saber da sua história. Por desconhecê-la, coube ao Carlos Dias dar a resposta abaixo com publicação de uma imagem: “Tratava-se da Comissão Organizadora das comemorações de 102º. aniversário da Tomada […]

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Por medidas de precaução em função da pandemia do novo coronavírus Covid-19, a celebração do Dia de Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de Maio, foi diferente no mundo todo. Até que em Macau a celebração contou com a participação limitada de fiéis na missa realizada na Igreja de São Domingos, mais que no Santuário […]

%d blogueiros gostam disto: