Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P. D. Luz,

Vídeo dos super-heróis trapalhões Bichoman e Moscanina que falam patuá de Macau

Bichoman & Moscanina

Bichoman & Moscanina

Numa cidade fictícia – Motai City (qualquer semelhança com Macau é “mera coincidência”) onde a língua corrente e oficial é o patuá, dialecto de Macau, existe o super-herói Bichoman, estilo Batman, que tem a companhia da Moscanina (é proposital mesmo), mas com um detalhe, são uns trapalhões, apanham mais que batem. Talvez o Motai City seja aquela cidade que todos macaenses gostariam que fosse a que conquistou independência de Portugal. Aí a ficção aumenta ainda mais!

Com a assinatura de Miguel Senna Fernandes como o autor e criador da ficção e o cineasta macaense Sérgio Perez, que não é o mexicano da equipe Force India da Formula 1, como responsável pela direção, filmagem e edição, o novo vídeo – BICHOMAN Unga Herói Já Nacê (o nascimento de um herói) – do Dóci Papiaçam di Macau vem somar à sua grande lista de vídeos divertidos, só que desta vez, ousadamente, em preto e branco, o que agradou. Pretende o vídeo abordar a questão que aflige Macau, que é a de aluguéis (aluguer/renda) altíssimos e os problemas habitacionais. A cidade de 28,6 km2 abriga quase 600 mil habitantes, numa densidade de aproximadamente 18.811 hab./km². É muita gente para pouco espaço.

Não é um vídeo comercial, não traz nomes de patrocinadores institucionais, e se intitula como trailer. Talvez venha se tornar numa série ou um filme, isto é, se houver grana (massa), coisa difícil em Macau para tais louváveis iniciativas, mas quem sabe, hein? O extenso elenco é todo formado por amadores, mas sabe-se lá porque, os macaenses têm na veia aquele milagre de ser um bom ator cômico, e isto vem de décadas. Lembram-se do Adé e cia.? Quer me parecer que todos foram voluntários! Salve gente valorosa que se dedicou a uma boa causa: a preservação do dialecto de Macau, o patuá, ou patoá, ou patois, que é candidata a patrimônio intangível ou imaterial pela UNESCO. E, parabéns à criatividade que é a marca do grupo Dóci Papiaçám e do Miguel, além da inquestionável fotografia do excelente Sérgio Perez.

O vídeo, como disse, é falado em patuá, mas tem legendas em português, inglês e chinês, e se a imagem não estiver nítida, como ficou para mim, assista no You Tube e no canto inferior direito, clique em * (detalhes) e em qualidade, e mude para 360p. Sem querer alongar, vamos ver o vídeo?

Dados Gerais (conforme consta da apresentação do vídeo):

O Super Herói do novo trailler do Dóci Papiaçam di Macau, justiceiro que chega na hora certa no local apropriado, no combate do inimigo público número um: A RENDA (o aluguel).

– Elenco em ordem alfabética: Adriano Gaspar, Ana Cardoso, Anabela Pablos, António Monteiro, Arlete Xavier, Armando Ritchie, Daniel António, Daniel “Dani” Pinto, Ernesto Mendonça, Fabrizio Croce, Filipe Chan, Filipe S Fernandes, Francisco Conceição, Hugo Silva Jr, Hugo Cardoso, Isabela Pedruco, José Francisco, José Maria “Zito” Silva, Judite Antunes, Machi Chon, Miguel S Fernandes, Nair Cardoso, Nelson Rocha, Odete Carion, Paulo Basaloco, Vanessa Estorninho, Vanessa Matos, Violeta Rosário

– Gerência de Produção: Marina S Fernandes, Francisco Conceição

– Equipe de Produção:

Ernesto Mendonça

Carolina Inácio Fong

Chan Io Pan

Miguel Lopes

– Produção visual:

Guiomar Pedruco

Isabela Pedruco

Ana Cardoso

Marina Senna Fernandes

– Traje de Moscanina desenhado por: Ana Noir

– Traje noturno de Vanessa Matos desenhado por: Wanda Souza

– Subtítulos/legendas por Paula Carion e Anabela Ritchie

– Agradecimentos especiais a Mira Cardoso, DV Chiu Productions, ADM, Clube Militar de Macau, Joe Liu, António Lucindo, Elisabela Larrea, Isa Manhão

– Tema musical por Fabrizio Croce

– BICHOMAN Motion Graphic/gráficos desehdo por: Miguel Rosa Duque

– Dirigido e editado por Sérgio Perez

– Escrito por Miguel S. Fernandes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Informação

Publicado às 10/10/2014 por em Vídeo Bichoman, vídeo Bichoman e marcado , , , , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 819,995 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

Para celebrar o Ano Novo chinês de 2018, dando início ao Ano do Cão, a Casa de Macau de São Paulo reuniu a comunidade macaense e amigos para um almoço especial, recheado de boa comida chinesa de dar água na boca. Era a oportunidade para comer, infelizmente, uma vez ao ano, o chái, ou comida de […]

Uma foto, uma memória de 63 anos atrás em Macau

Uma foto, uma memória de 63 anos atrás em Macau

No almoço especial do Ano Novo chinês realizado na Casa de Macau de São Paulo em 18 de Fevereiro de 2018, o macaense José Noronha, 83 anos, andava a mostrar uma foto antiga para algumas pessoas que tinham mais ou menos a sua idade. Procurava ele matar as saudades dos velhos tempos em Macau. Macaense […]

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Passaram-se 11 anos, não parece muito, mas vários conterrâneos e amigos nas fotos que publico da festa do 17º aniversário da Casa de Macau de São Paulo em 2006, promovida em 29 de julho, não estão mais conosco. Ficaram os bons momentos registrados da boa confraternização. Vale um momento de reflexão para sempre procurarmos um […]

%d blogueiros gostam disto: