Numa cidade fictícia – Motai City (qualquer semelhança com Macau é “mera coincidência”) onde a língua corrente e oficial é o patuá, dialecto de Macau, existe o super-herói Bichoman, estilo Batman, que tem a companhia da Moscanina (é proposital mesmo), mas com um detalhe, são uns trapalhões, apanham mais que batem. Talvez o Motai City seja aquela cidade que todos macaenses gostariam que fosse a que conquistou independência de Portugal. Aí a ficção aumenta ainda mais!
Com a assinatura de Miguel Senna Fernandes como o autor e criador da ficção e o cineasta macaense Sérgio Perez, que não é o mexicano da equipe Force India da Formula 1, como responsável pela direção, filmagem e edição, o novo vídeo – BICHOMAN Unga Herói Já Nacê (o nascimento de um herói) – do Dóci Papiaçam di Macau vem somar à sua grande lista de vídeos divertidos, só que desta vez, ousadamente, em preto e branco, o que agradou. Pretende o vídeo abordar a questão que aflige Macau, que é a de aluguéis (aluguer/renda) altíssimos e os problemas habitacionais. A cidade de 28,6 km2 abriga quase 600 mil habitantes, numa densidade de aproximadamente 18.811 hab./km². É muita gente para pouco espaço.
Não é um vídeo comercial, não traz nomes de patrocinadores institucionais, e se intitula como trailer. Talvez venha se tornar numa série ou um filme, isto é, se houver grana (massa), coisa difícil em Macau para tais louváveis iniciativas, mas quem sabe, hein? O extenso elenco é todo formado por amadores, mas sabe-se lá porque, os macaenses têm na veia aquele milagre de ser um bom ator cômico, e isto vem de décadas. Lembram-se do Adé e cia.? Quer me parecer que todos foram voluntários! Salve gente valorosa que se dedicou a uma boa causa: a preservação do dialecto de Macau, o patuá, ou patoá, ou patois, que é candidata a patrimônio intangível ou imaterial pela UNESCO. E, parabéns à criatividade que é a marca do grupo Dóci Papiaçám e do Miguel, além da inquestionável fotografia do excelente Sérgio Perez.
O vídeo, como disse, é falado em patuá, mas tem legendas em português, inglês e chinês, e se a imagem não estiver nítida, como ficou para mim, assista no You Tube e no canto inferior direito, clique em * (detalhes) e em qualidade, e mude para 360p. Sem querer alongar, vamos ver o vídeo?
Dados Gerais (conforme consta da apresentação do vídeo):
O Super Herói do novo trailler do Dóci Papiaçam di Macau, justiceiro que chega na hora certa no local apropriado, no combate do inimigo público número um: A RENDA (o aluguel).
– Elenco em ordem alfabética: Adriano Gaspar, Ana Cardoso, Anabela Pablos, António Monteiro, Arlete Xavier, Armando Ritchie, Daniel António, Daniel “Dani” Pinto, Ernesto Mendonça, Fabrizio Croce, Filipe Chan, Filipe S Fernandes, Francisco Conceição, Hugo Silva Jr, Hugo Cardoso, Isabela Pedruco, José Francisco, José Maria “Zito” Silva, Judite Antunes, Machi Chon, Miguel S Fernandes, Nair Cardoso, Nelson Rocha, Odete Carion, Paulo Basaloco, Vanessa Estorninho, Vanessa Matos, Violeta Rosário
– Gerência de Produção: Marina S Fernandes, Francisco Conceição
– Equipe de Produção:
Ernesto Mendonça
Carolina Inácio Fong
Chan Io Pan
Miguel Lopes
– Produção visual:
Guiomar Pedruco
Isabela Pedruco
Ana Cardoso
Marina Senna Fernandes
– Traje de Moscanina desenhado por: Ana Noir
– Traje noturno de Vanessa Matos desenhado por: Wanda Souza
– Subtítulos/legendas por Paula Carion e Anabela Ritchie
– Agradecimentos especiais a Mira Cardoso, DV Chiu Productions, ADM, Clube Militar de Macau, Joe Liu, António Lucindo, Elisabela Larrea, Isa Manhão
– Tema musical por Fabrizio Croce
– BICHOMAN Motion Graphic/gráficos desehdo por: Miguel Rosa Duque
– Dirigido e editado por Sérgio Perez
– Escrito por Miguel S. Fernandes
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
Comentários