Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

O embarque no trem da eternidade

O motivo da ausência de postagens neste blog por uns tempos foi a enfermidade, internação e falecimento do meu sogro Modesto Anastácio que ocorreu na manhã do dia 26 de outubro de 2014. Ele tinha 89 anos e 1/2.

A sua agonia no hospital durou três dias. Nós acompanhamos bem de perto ao seu lado. Foi a primeira vez que vivenciei tal experiência, apesar de já ter assistido o falecimento dos meus pais e dois irmãos, mas não desta forma. Praticamente o tempo que ficamos no hospital, o Modesto segurava firme, o tempo todo, na mão da sua filha, minha esposa, e ouvia palavras de carinho e até de despedida.

Sabe o que é ver uma pessoa sofrer, ouvir seguidas más notícias da evolução da sua enfermidade e não ver nenhum horizonte nem perspectiva de uma melhora e superação? Só restava pedir a Deus que aliviasse o seu sofrimento e o deixasse partir em paz.  Pela sua idade e enfermidade não havia mais condições de superar uma infecção generalizada.  Os médicos não diziam mas pelas atitudes dava para se perceber isso.

Em sua homenagem e à sua memória, escrevi o texto abaixo de uma só vez. Publiquei-o no Facebook e agora aqui no blog, no 7º dia do seu falecimento. Vimos muitos bons e saudosos comentários e curtidas, pelos quais agradecemos.

O texto inicia contando o ocorrido há exatos um ano atrás, quando ele ficou internado por 23 dias, passando vários dias em UTI, também de muita gravidade mas só que não houve a mortal infecção generalizada. Após 23 dias deitado, no primeiro trabalho de reabilitação feito pelo fisioterapeuta, ele saiu andando pelos corredores do hospital, o que surpreendeu a todos. Neste período teve várias idas e vindas de pronto socorro de hospital. As palavras seriam da boca do Modesto como numa mensagem de despedida:

clicar na imagem para ampliar

clicar na imagem para ampliar (foto do trem de minha autoria e do Modesto do seu neto Luíz Gustavo Anastácio) Pode imprimir e guardar de lembrança.

“Há um ano atrás, o trem da vida em que eu viajava, teve sérios problemas e ficou parado por 23 dias. Ameaçava não seguir mais a viagem e eu ter que descer e pegar o trem da eternidade. Mas, os mecânicos conseguiram reparar os problemas, o suficiente para voltar andar, contudo precariamente. E assim seguiu ao longo do ano, com várias paradas para os devidos reparos tendo que parar em oficinas e obtenção de ajuda de especialistas.

No entanto, na última 5ª feira passada, em 23 de outubro de 2014, voltou a apresentar graves problemas que acabaram por se alastrar para outras partes do trem da vida.  Tentaram repará-los, mas infelizmente não deu mais.

Assim, na manhã do dia 26 de outubro de 2014, tive que descer da composição e tomar outro, o trem da eternidade. E embarquei! Tomei o meu assento e senti que este trem transmitia uma paz infinita e, interessante, vi que entre os passageiros estavam muitos entes queridos e gente conhecida.  Quantas saudades e que alegria em revê-los!

Quando o trem da eternidade soou o apito e seguiu a viagem, espreitei pela janela, e vi que deixei para trás muita gente que me é querida e o carinho e amor que recebi deles. Parti com saudades e gratidão, porém consciente que um dia, como manda a lei da vida, com toda a certeza, vou voltar a vê-las.

Até um dia, mas não adeus, enquanto isso, ficam as saudades de todo amor e carinho que senti ao longo da minha vivência no trem da vida. Beijos e abraços, que Deus os abençoe! Modesto Anastácio”

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 01/11/2014 por em Modesto no trem da eternidade e marcado .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.531.207 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]

%d blogueiros gostam disto: