No imenso Salão de Automóvel de 2014 que se encerrou no domingo passado, 9 de novembro, havia vários carros de corrida expostos em estandes, o que já é habitual em todas edições. Entre as atrações, três carros híbridos que irão participar das “6 Horas de Interlagos” da FIA WEC da série Le Mans chamavam atenção do público nos estandes da Porsche, Audi e Toyota. Vejam as fotos:
Fotografia de/photos by Rogério P.D. Luz – clicar nas fotos menores para ampliar
Williams Mercedes – Fórmula 1 – do piloto brasileiro Felipe Massa e do finlandês Valtteri Bottas no estande da Petrobrás:
Toyota TS040 híbrido que corre na FIA WEC Le Mans Series na categoria LMP 1:
Porsche 919 híbrido que corre na FIA WEC Le Mans Series na categoria LMP 1 no estande da Porsche. Estreou bem na categoria neste ano mostrando-se competitivo:
Audi R18 e-tron quatro híbrido que corre na FIA WEC Le Mans Series na categoria LMP 1 no estande da Audi:
Porsche 917 – uma réplica do histórico protótipo que foi um grande vencedor das corridas de Le Mans em 1970 e 1971. Estabeleceu um recorde de pista que não foi superado até os dias de hoje visto que depois dele as regras estabelecidas pela FIA fizeram com que apenas carros com motores menores de 5 litros competissem, o que fez com que o 917 fosse banido das pistas . A réplica é um projeto da AC Design comandada pelo designer Adhemar Cabral:
Lotus 95T da Fórmula 1 de 1984 pilotada por Nigel Mansel, embora parecendo que homenageava Ayrton Senna nos 20 anos da morte do piloto brasileiro na corrida de San Marino em 1994. Isto no estande da Renault cujo motor equipa os carros da Lotus.
McLaren MP4/8 da Fórmula 1 – réplica do carro conduzido por Ayrton Senna em 1993 quando ganhou o GP de Brasil. Um projeto da AC Design do designer Adhemar Cabral.
Penske da Fórmula Indy – carro em que correu Emerson Fittipaldi na equipe Marlboro Team Penske nos anos 90:
Ferrari da Fórmula 1 – uma réplica:
Lotus E21 da Fórmula 1 – réplica do carro de 2013:
Stock Car Brasil do piloto Átila Sipos:
Mitsubishi Lancer que corre no Campeonato Brasileiro de Marcas:
Toyota Corolla que corre no Campeonato Brasileiro de Marcas:
Mercedes Benz safety car (carro de segurança) utilizado quando é acenada a bandeira amarela:
Kart Endurance:
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Comentários