Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

O sueco Felix Rosenqvist ganha o Grande Prémio de Macau de 2014

Felix Rosenquist vence o 61º GP de Macau (foto do site oficial do piloto no http://www.felixracing.se/felix-vinner-macau-grand-prix-2014/)

Felix Rosenqvist vence o 61º GP de Macau (foto do site oficial do piloto no http://www.felixracing.se/felix-vinner-macau-grand-prix-2014/)

Foi um fim de semana de ouro para o sueco Felix Rosenqvist de 23 anos. Ganhou a corrida de classificação no sábado e depois a prova principal no domingo, o 61º Grande Prémio de Macau. A disputar a prova pela quinta vez, beneficiou-se, no difícil e estreito circuito de Macau, do acidente que envolveu vários F3 que até jogou o carro de Tom Blomqvist por cima dos pneus de proteção. Algo comum de se ver no circuito de Macau pela pista de ruas estreitas em diversos trechos. Com vários adversários fora da competição e após ultrapassar o seu companheiro de equipe, Lucas Bauer, encontrou o caminho livre para cruzar a linha de chegada em 1º.

Todo mundo botava fé numa vitória de Max Verstappen, inclusive eu, que aos 17 anos de idade irá estrear na Fórmula 1 em 2015 como piloto titular da equipe Toro Rosso, que neste ano é piloto reserva, mas na prova de classificação encontrou as barreiras de proteção na disputa com o campeão Rosenqvist e ficou fora. No domingo, largou em 24º e fazendo uma corrida de recuperação, o máximo que conseguiu alcançar foi a 7ª posição. Foi um feito, mas decepcionou. Agora resta ver se saberá tomar cuidado do circuito de Mônaco com o seu F1, apesar deste ter dimensões um pouco maiores que o de Macau.

Outros nomes em que se podia ter alguma expectativa de uma boa performance estiveram apagados na prova, tal como Stefano Coletti que corre na GP2 ou o o campeão da F3 britânica,  Martin Cao. Nenhum piloto português ou brasileiro participou da prova.

Nos tempos passados era tradição que o vencedor dos GPs de Macau tinha um caminho aberto para a F1, mas não se vê por enquanto alguma expectativa para o Rosenqvist que tem no seu currículo o título de 2011 de “Masters da Formula 3”. Neste ano, o sueco competiu na Fórmula 3 Européia terminando a temporada em 8º lugar pela equipe alemã Mücke Motorsport. As mais recentes exceções não foram para os vencedores mas dos 2ºs e 3ºs classificados, respectivamente, Felipe Nasr em 2011 e Valteri Bottas em 2010. Nasr está confirmado como piloto titular da Sauber F1 para 2015 e o Bottas já o é desde 2013 e confirmado para o próximo ano pela equipe Williams.

Felix Rosenquist na dianteira com seu F3 (foto do site da FIA F3 Europe)

Felix Rosenqvist na dianteira com seu F3 Dallara F312 Mercedes (foto do site da FIA F3 Europe)

Público – De acordo com a Comissão Organizadora, nos quatro dias de corridas e treinos cerca de 80.000 espectadores, pessoal das equipes e profissionais de meios de comunicação estiveram no circuito, assim distribuídos: nos dois dias de treinos (13 e 14 de novembro) registraram 22,500 espectadores, enquanto nos dias de corridas, 15 de novembro (sábado), registrou 27,000 espectadores e mais de 30,000 espectadores no dia 16 (domingo).

Transmissão ao vivo para o mundo – pela site da USTREAM no http://www.ustream.tv/channel/macau-grand-prix-2014  pode-se assistir as provas ao vivo nas transmissões em língua chinesa da TV de Macau. Deu a impressão que estava em Macau, especialmente ao ver os comerciais em chinês. Muito bom! Valeu a dica dada por José dos Remédios no grupo R-Bend @ Macau GP do Facebook.

Pilotos da terra – nas provas de carros de turismo específicas para pilotos de Macau, HK e China, infelizmente, os da terra de língua portuguesa, Macau, tiveram resultados discretos. Pude assistir às provas antes de cair em sono profundo pelo fuso horário de diferença de 10 horas de São Paulo-Macau, e fiquei na torcida por eles, mas no entanto, valeu pela participação e fico contente por tê-los visto no grid de largada. Gostei de ver os belos Renault RCZ.

O pódio da F3 (foto da página Do You Like Macau Grand Prix no Facebook)

O pódio da F3 (foto da página Do You Like Macau Grand Prix no Facebook)

Resultado oficial publicado no site oficial do piloto Felix Rosenquist

Resultado oficial publicado no site do piloto Felix Rosenqvist

Links de Suplementos Especiais com notícias das corridas do 61º Grande Prémio de Macau

Jornal Tribuna de Macau – http://jtm.com.mo/wp-content/uploads/2014/11/SUP-17-11-2014.pdf

Jornal Hoje Macau – http://hojemacau.com.mo/?page_id=78553

Vídeo dos promotores sobre o 61º Grande Prémio de Macau produzido pelo macaense Sérgio N. Perez – publicado no Facebook

Vídeo do acidente envolvendo vários Fórmula 3 na curva de São Francisco publicado no You Tube

Vídeo do acidente de Max Verstappen – piloto titular da F1 Toro Rosso em 2015

Destaques do Grande Prémio de Macau  2014 de Motocicletas produzido pelo macaense Sérgio N. Perez

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 664,926 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Viajar ao passado de Macau, dos belos tempos dos anos 60 e 70, é o que nos proporciona o vídeo “Macau 70”, produzido pela RTP Rádio e Televisão Portuguesa. A comemorar 70 anos, a RTP disponibilizou no seu website os arquivos para consulta ‘on-line‘ e Macau está presente numa das suas seções. Na apresentação do […]

%d blogueiros gostam disto: