Felix Rosenqvist vence o 61º GP de Macau (foto do site oficial do piloto no http://www.felixracing.se/felix-vinner-macau-grand-prix-2014/)
Foi um fim de semana de ouro para o sueco Felix Rosenqvist de 23 anos. Ganhou a corrida de classificação no sábado e depois a prova principal no domingo, o 61º Grande Prémio de Macau. A disputar a prova pela quinta vez, beneficiou-se, no difícil e estreito circuito de Macau, do acidente que envolveu vários F3 que até jogou o carro de Tom Blomqvist por cima dos pneus de proteção. Algo comum de se ver no circuito de Macau pela pista de ruas estreitas em diversos trechos. Com vários adversários fora da competição e após ultrapassar o seu companheiro de equipe, Lucas Bauer, encontrou o caminho livre para cruzar a linha de chegada em 1º.
Todo mundo botava fé numa vitória de Max Verstappen, inclusive eu, que aos 17 anos de idade irá estrear na Fórmula 1 em 2015 como piloto titular da equipe Toro Rosso, que neste ano é piloto reserva, mas na prova de classificação encontrou as barreiras de proteção na disputa com o campeão Rosenqvist e ficou fora. No domingo, largou em 24º e fazendo uma corrida de recuperação, o máximo que conseguiu alcançar foi a 7ª posição. Foi um feito, mas decepcionou. Agora resta ver se saberá tomar cuidado do circuito de Mônaco com o seu F1, apesar deste ter dimensões um pouco maiores que o de Macau.
Outros nomes em que se podia ter alguma expectativa de uma boa performance estiveram apagados na prova, tal como Stefano Coletti que corre na GP2 ou o o campeão da F3 britânica, Martin Cao. Nenhum piloto português ou brasileiro participou da prova.
Nos tempos passados era tradição que o vencedor dos GPs de Macau tinha um caminho aberto para a F1, mas não se vê por enquanto alguma expectativa para o Rosenqvist que tem no seu currículo o título de 2011 de “Masters da Formula 3”. Neste ano, o sueco competiu na Fórmula 3 Européia terminando a temporada em 8º lugar pela equipe alemã Mücke Motorsport. As mais recentes exceções não foram para os vencedores mas dos 2ºs e 3ºs classificados, respectivamente, Felipe Nasr em 2011 e Valteri Bottas em 2010. Nasr está confirmado como piloto titular da Sauber F1 para 2015 e o Bottas já o é desde 2013 e confirmado para o próximo ano pela equipe Williams.
Público – De acordo com a Comissão Organizadora, nos quatro dias de corridas e treinos cerca de 80.000 espectadores, pessoal das equipes e profissionais de meios de comunicação estiveram no circuito, assim distribuídos: nos dois dias de treinos (13 e 14 de novembro) registraram 22,500 espectadores, enquanto nos dias de corridas, 15 de novembro (sábado), registrou 27,000 espectadores e mais de 30,000 espectadores no dia 16 (domingo).
Transmissão ao vivo para o mundo – pela site da USTREAM no http://www.ustream.tv/channel/macau-grand-prix-2014 pode-se assistir as provas ao vivo nas transmissões em língua chinesa da TV de Macau. Deu a impressão que estava em Macau, especialmente ao ver os comerciais em chinês. Muito bom! Valeu a dica dada por José dos Remédios no grupo R-Bend @ Macau GP do Facebook.
Pilotos da terra – nas provas de carros de turismo específicas para pilotos de Macau, HK e China, infelizmente, os da terra de língua portuguesa, Macau, tiveram resultados discretos. Pude assistir às provas antes de cair em sono profundo pelo fuso horário de diferença de 10 horas de São Paulo-Macau, e fiquei na torcida por eles, mas no entanto, valeu pela participação e fico contente por tê-los visto no grid de largada. Gostei de ver os belos Renault RCZ.
Links de Suplementos Especiais com notícias das corridas do 61º Grande Prémio de Macau
Jornal Tribuna de Macau – http://jtm.com.mo/wp-content/uploads/2014/11/SUP-17-11-2014.pdf
Jornal Hoje Macau – http://hojemacau.com.mo/?page_id=78553
Vídeo dos promotores sobre o 61º Grande Prémio de Macau produzido pelo macaense Sérgio N. Perez – publicado no Facebook
Vídeo do acidente envolvendo vários Fórmula 3 na curva de São Francisco publicado no You Tube
Vídeo do acidente de Max Verstappen – piloto titular da F1 Toro Rosso em 2015
Destaques do Grande Prémio de Macau 2014 de Motocicletas produzido pelo macaense Sérgio N. Perez
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Comentários