Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

Interessantes fotos históricas: veja …

Recebi por e-mail um PPS (Powerpoint) com fotografias históricas, várias de beleza visual tecnicamente perfeitas, que gostaria de compartilhar com vocês nesta postagem. À descrição básica do PPS, complementei com mais informações, umas vezes transcrevendo o texto da Wikipédia que foi a fonte de consulta:

1) Biblioteca municipal em Cincinnati, Ohio, EUA, antes da sua demolição em 1955:

Fotos historicas (01)2) Uma apresentação de Charlie Chaplin em New York, em 1918. Observe que o mar de chapéus, o que era comum na época:

Fotos historicas (02)3) O que sobrou de Dresden (ou Dresda), conhecida cidade alemã, após o bombardeio (bombardeamento) das forças aliadas no fim da guerra em 1945. Em quatro ataques-surpresa, 1.300 bombardeiros pesados lançaram mais de 3.900 toneladas de dispositivos incendiários e bombas altamente explosivas na cidade, a capital barroca do estado alemão de Saxônia. A tempestade de fogo resultante destruiu 39 quilômetros quadrados do centro da cidade. Nas primeiras décadas após a guerra, estimativas de mortos chegavam a 250.000, número atualmente considerado absurdo. Uma investigação independente encomendada pelo conselho municipal de Dresden em 2010 chegou a um total mínimo de 22.700 vítimas, com um número máximo de mortos em torno de 25.000 pessoas (Wikipédia):

Fotos historicas (03)

4) Construção do dirigível (tipo de aeróstato) rígido Zeppelin ou Zepelim em 1923. Durante a Primeira Guerra Mundial, os militares alemães fizeram uso extensivo dos Zeppelin como bombardeiros e para observação, matando mais de 500 pessoas em bombardeios na Grã-Bretanha. Depois da Guerra, foi muito utilizado para travessias transatlânticas com passageiros durante a década de 1930 (Wikipédia).

Fotos historicas (04)5) Um dirigível do tipo Zeppelin acima, voando sobre o Capitólio em Washington nos EUA:

Fotos historicas (05)

6) Construção da estátua de Cristo Redentor no morro de Corcovado, no Rio de Janeiro, Brasil, em 1930. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida. A 709 metros acima do nível do mar, é uma das ‘novas sete maravilhas’ do mundo.

Fotos historicas (06)7) As hélices do navio Titanic, em 1911. O navio afundou 5 dias depois do início da sua viagem inaugural, no Atlântico Norte, em 15 de abril de 1912.

Fotos historicas (07)8) Cena do fim da II Guerra Mundial: o prisioneiro judeu, após a sua libertação, rende o soldado alemão no campo de concentração. Holocausto (em grego: ὁλόκαυστος, holókaustos: holos, “todo” e kaustos, “queimado”)1 também conhecido como Shoá (em hebraico:השואה, HaShoá, “a catástrofe”; em iídiche: חורבן, Churben ou Hurban, do hebraico para “destruição”) foi o genocídio ou assassinato em massa de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial (Wikipédia).

Fotos historicas (08)9) Erupção do vulcão do Monte Versúvio, em Nápoles, Itália, em 1944. A erupção do ano de 79 destruiu a cidade de Pompéia e Herculano, como foi retratada no cinema, e matou cerca de 16 mil pessoas. Liiberou no total uma energia térmica centenas de milhares de vezes maior do que a do bombardeamento de Hiroshima. (Wikipédia)

Fotos historicas (09)10) Na estação central de New York, EUA, em 1929, uma cena não mais possível hoje por estar cercada de prédios altos, a luz do sol ilumina o seu interior nesta bela tomada de cena:

Fotos historicas (10)11) Construção da Torre Eiffel, em Paris, França. A torre com 324 metros de altura foi inaugurada em 31 de março de 1889, após o início das obras em 18 de julho de 1887. Foi construída para a Exposição Universal de 1889 e o nome Eiffel deriva do seu engenheiro/arquiteto Gustave Eiffel. Na foto a fase da obra em agosto de 1888:

Fotos historicas (11)12) As cataratas de Niagara congeladas no inverno de 1911. As Cataratas do Niágara (em inglês: Niagara Falls) são um agrupamento de grandes cataratas localizadas no rio Niágara, no leste da América do Norte, entre os lagos Erie e Ontário, na fronteira entre o estado norte-americano de Nova Iorque e da província canadense (canadiana) de Ontário (Wikipédia).

Fotos historicas (12)13) Thích Quảng Ðức (1897 — 11 de Junho de 1963), originalmente batizado de Lâm Văn Tức, foi o monge Mahayana, que durante uma manifestação na cidade de Saigon, Vietnã do Sul, contra a política religiosa do governo de Ngo Dinh Diem, ateou fogo em seu próprio corpo em um processo de auto-imolação em 11 de Junho de 1963, resultando em sua morte.(Wikipédia)

Fotos historicas (13)

14) Nelson Mandela de punhos cerrados a caminho para cumprir a sentença de prisão perpétua, em 1964, diante da sua luta contra a segregação racial na África do Sul. Depois de uma campanha internacional, ele foi libertado em 1990, quando recrudescia a guerra civil em seu país:

Fotos historicas (14)15) Os Rolling Stones no início da carreira e na primeira foto publicitária, com um estilo ainda “bem comportado”, em 1963.  A banda inglesa foi formada em 12 de julho de 1962, e é uma das bandas mais antigas ainda em atividade:

Fotos historicas (15)16) Holofotes à procura de aviões alemães em 1942, durante a II Guerra, na península de Gibraltar, território britânico ultramarino localizado no extremo sul da Península Ibérica.

Fotos historicas (16)17) Samuel Reshevsky, com 8 anos apenas, derrotando mestres de enxadrismo na França (1920). Foi oito vezes campeão do campeonato norte-americano de xadrez.

Fotos historicas (17)18) Chinesas presas, acusadas de bruxaria na China de 1922:

Fotos historicas (18)19) Final da maratona de dança numa competição em Chicago, EUA, em 1930. Praticamente estavam a dormir em pé e a única mulher de olhos abertos, por azar, o seu parceiro estava em pior estado:

Fotos historicas (19)20) Interessante loja de roupas em Copenhagen, Dinamarca, em 1936. Imagine se alguém pedisse para ver uma roupa da penúltima fila do topo…:

Fotos historicas (20)21) Uma sequoia, também conhecida por “California redwood tree” sendo cortada por volta do ano de 1900. A espécie é conhecida por seu grande porte e longevidade, havendo exemplares nos Estados Unidos com idade entre 1.200 a 1.800 anos. Uma delas foi matéria de uma postagem neste blog:

Fotos historicas (21)

Anúncios

2 comentários em “Interessantes fotos históricas: veja …

  1. Como é agradável saber que podemos mergulhar nas cenas e comportamentos do passado, que é base e origem de nós todos, e nos deliciarmos com essas visões lindas. Que ótimo que existem aqueles que registram tudo. Parabéns. Maravilha! José Hipólito Neto.

    • Olá José Hipólito, prazer ter o seu contato. De fato é bom poder relembrar o passado e essas imagens contribuem. Abraço, Rogério

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 20/01/2015 por em Fotos históricas e marcado , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 641,576 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Viajar ao passado de Macau, dos belos tempos dos anos 60 e 70, é o que nos proporciona o vídeo “Macau 70”, produzido pela RTP Rádio e Televisão Portuguesa. A comemorar 70 anos, a RTP disponibilizou no seu website os arquivos para consulta ‘on-line‘ e Macau está presente numa das suas seções. Na apresentação do […]

As estórias de Margarida Ribeiro ambientadas em Macau e na China

As estórias de Margarida Ribeiro ambientadas em Macau e na China

Acompanhada do macaense Delfino Ribeiro, a escritora madeirense Margarida Ribeiro em 29 de dezembro de 2005  visitou a Casa de Macau de São Paulo no dia da festa de Natal. Na ocasião, quis presentear a comunidade macaense com o seu livro de estórias “A Mui” ambientado na China e em Macau “terra maravilhosa onde a vida tantas vezes confunde […]

%d blogueiros gostam disto: