Recebi por e-mail um PPS (Powerpoint) com fotografias históricas, várias de beleza visual tecnicamente perfeitas, que gostaria de compartilhar com vocês nesta postagem. À descrição básica do PPS, complementei com mais informações, umas vezes transcrevendo o texto da Wikipédia que foi a fonte de consulta:
1) Biblioteca municipal em Cincinnati, Ohio, EUA, antes da sua demolição em 1955:
2) Uma apresentação de Charlie Chaplin em New York, em 1918. Observe que o mar de chapéus, o que era comum na época:
3) O que sobrou de Dresden (ou Dresda), conhecida cidade alemã, após o bombardeio (bombardeamento) das forças aliadas no fim da guerra em 1945. Em quatro ataques-surpresa, 1.300 bombardeiros pesados lançaram mais de 3.900 toneladas de dispositivos incendiários e bombas altamente explosivas na cidade, a capital barroca do estado alemão de Saxônia. A tempestade de fogo resultante destruiu 39 quilômetros quadrados do centro da cidade. Nas primeiras décadas após a guerra, estimativas de mortos chegavam a 250.000, número atualmente considerado absurdo. Uma investigação independente encomendada pelo conselho municipal de Dresden em 2010 chegou a um total mínimo de 22.700 vítimas, com um número máximo de mortos em torno de 25.000 pessoas (Wikipédia):
4) Construção do dirigível (tipo de aeróstato) rígido Zeppelin ou Zepelim em 1923. Durante a Primeira Guerra Mundial, os militares alemães fizeram uso extensivo dos Zeppelin como bombardeiros e para observação, matando mais de 500 pessoas em bombardeios na Grã-Bretanha. Depois da Guerra, foi muito utilizado para travessias transatlânticas com passageiros durante a década de 1930 (Wikipédia).
5) Um dirigível do tipo Zeppelin acima, voando sobre o Capitólio em Washington nos EUA:
6) Construção da estátua de Cristo Redentor no morro de Corcovado, no Rio de Janeiro, Brasil, em 1930. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida. A 709 metros acima do nível do mar, é uma das ‘novas sete maravilhas’ do mundo.
7) As hélices do navio Titanic, em 1911. O navio afundou 5 dias depois do início da sua viagem inaugural, no Atlântico Norte, em 15 de abril de 1912.
8) Cena do fim da II Guerra Mundial: o prisioneiro judeu, após a sua libertação, rende o soldado alemão no campo de concentração. Holocausto (em grego: ὁλόκαυστος, holókaustos: holos, “todo” e kaustos, “queimado”)1 também conhecido como Shoá (em hebraico:השואה, HaShoá, “a catástrofe”; em iídiche: חורבן, Churben ou Hurban, do hebraico para “destruição”) foi o genocídio ou assassinato em massa de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial (Wikipédia).
9) Erupção do vulcão do Monte Versúvio, em Nápoles, Itália, em 1944. A erupção do ano de 79 destruiu a cidade de Pompéia e Herculano, como foi retratada no cinema, e matou cerca de 16 mil pessoas. Liiberou no total uma energia térmica centenas de milhares de vezes maior do que a do bombardeamento de Hiroshima. (Wikipédia)
10) Na estação central de New York, EUA, em 1929, uma cena não mais possível hoje por estar cercada de prédios altos, a luz do sol ilumina o seu interior nesta bela tomada de cena:
11) Construção da Torre Eiffel, em Paris, França. A torre com 324 metros de altura foi inaugurada em 31 de março de 1889, após o início das obras em 18 de julho de 1887. Foi construída para a Exposição Universal de 1889 e o nome Eiffel deriva do seu engenheiro/arquiteto Gustave Eiffel. Na foto a fase da obra em agosto de 1888:
12) As cataratas de Niagara congeladas no inverno de 1911. As Cataratas do Niágara (em inglês: Niagara Falls) são um agrupamento de grandes cataratas localizadas no rio Niágara, no leste da América do Norte, entre os lagos Erie e Ontário, na fronteira entre o estado norte-americano de Nova Iorque e da província canadense (canadiana) de Ontário (Wikipédia).
13) Thích Quảng Ðức (1897 — 11 de Junho de 1963), originalmente batizado de Lâm Văn Tức, foi o monge Mahayana, que durante uma manifestação na cidade de Saigon, Vietnã do Sul, contra a política religiosa do governo de Ngo Dinh Diem, ateou fogo em seu próprio corpo em um processo de auto-imolação em 11 de Junho de 1963, resultando em sua morte.(Wikipédia)
14) Nelson Mandela de punhos cerrados a caminho para cumprir a sentença de prisão perpétua, em 1964, diante da sua luta contra a segregação racial na África do Sul. Depois de uma campanha internacional, ele foi libertado em 1990, quando recrudescia a guerra civil em seu país:
15) Os Rolling Stones no início da carreira e na primeira foto publicitária, com um estilo ainda “bem comportado”, em 1963. A banda inglesa foi formada em 12 de julho de 1962, e é uma das bandas mais antigas ainda em atividade:
16) Holofotes à procura de aviões alemães em 1942, durante a II Guerra, na península de Gibraltar, território britânico ultramarino localizado no extremo sul da Península Ibérica.
17) Samuel Reshevsky, com 8 anos apenas, derrotando mestres de enxadrismo na França (1920). Foi oito vezes campeão do campeonato norte-americano de xadrez.
18) Chinesas presas, acusadas de bruxaria na China de 1922:
19) Final da maratona de dança numa competição em Chicago, EUA, em 1930. Praticamente estavam a dormir em pé e a única mulher de olhos abertos, por azar, o seu parceiro estava em pior estado:
20) Interessante loja de roupas em Copenhagen, Dinamarca, em 1936. Imagine se alguém pedisse para ver uma roupa da penúltima fila do topo…:
21) Uma sequoia, também conhecida por “California redwood tree” sendo cortada por volta do ano de 1900. A espécie é conhecida por seu grande porte e longevidade, havendo exemplares nos Estados Unidos com idade entre 1.200 a 1.800 anos. Uma delas foi matéria de uma postagem neste blog:
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Como é agradável saber que podemos mergulhar nas cenas e comportamentos do passado, que é base e origem de nós todos, e nos deliciarmos com essas visões lindas. Que ótimo que existem aqueles que registram tudo. Parabéns. Maravilha! José Hipólito Neto.
Olá José Hipólito, prazer ter o seu contato. De fato é bom poder relembrar o passado e essas imagens contribuem. Abraço, Rogério