Outubro era, antigamente, um mês atípico em Macau. Do dia 1 ao dia 10, num espaço de 5 dias, eram comemorados três dias nacionais.
Dia 1, o dia nacional da República Popular da China. Depois no dia 5, a implantação da República Portuguesa e no dia 10, o dia nacional da República da China (a China nacionalista ou Taiwan).
Depois dos tumultos do 1, 2 e 3, em Novembro de 1966, provocados pela guarda vermelha da Revolução Cultural na China de Mao, em Macau, a comemoração do dia 10 de Outubro foi extinta por exigências feitas nas negociações com os seguidores do mandatário do País vizinho.
Era costume na época, a cada data comemorativa, construírem-se padrões comemorativos, tais como da foto, em algumas artérias da cidade. Imaginem o trabalho de montar e desmontar, acredito aproveitando a estrutura de bambú, a cada cinco dias, esses padrões com decorações condizentes às datas!
O padrão da foto assinala a comemoração do dia 5 de Outubro de 45 anos da implantação da República Portuguesa. Isto em 1955. Lembro que os desfiles militares eram realizadas na Praia Grande, e desse local tenho fotos em negativos que ainda vou digitalizar para publicação.
O texto da publicação foi extraído da Revista Macau, edição de Dezembro de 2014 e a foto é do Arquivo Histórico de Macau:
MACAU ASSINALA OS 45 ANOS DA IMPLANTAÇÃO DA REPUBLICA PORTUGUESA
NO DIA 5 de Outubro de 1955, no 45º aniversário da implantação da República em Portugal, logo ao raiar do sol e sob o comando do major João Carlos de Sousa, contingentes das unidades militares e militarizadas saíram as ruas para um desfile. Um padrão comemorativo (na foto) foi erguido na Barra da Praia Grande com grandes varas de bambu para assinalar a data. O Palácio do Governador, não muito longe do padrão, abriu portas para uma sessão de visitas e cumprimentos que só terminou ao final do dia. Já em 1910, Macau tinha baptizado uma das suas mais extensas avenidas, que começa junto a Rua do Bom Parto e termina na Rua de S. Tiago da Barra, com o nome República – uma importante via de ligação entre o Porto Exterior e Interior.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
Comentários