Seguindo uma tradição de há anos em Macau, os antigos alunos do Seminário de São José (SSJ) voltaram a se encontrar no dia de São José, celebrado mundialmente no dia 19 de Março. O convívio que consistiu de missa na Igreja de São José anexa ao Seminário seguido de jantar num restaurante chinês, foi promovido pela Associação dos Antigos Alunos do SSJ.
Neste ano contou com a ilustre presença do Cardeal de Hong Kong, D. John Tong que presidiu a missa solene em conjunto com o Bispo de Macau, D.José Lai e outros sacerdotes. O Cardeal, que foi aluno do Seminário de 1951 a 1957, em entrevista concedida ao bi-semanário católico “O Clarim” contou a sua ligação com o antigo território português na China: “cheguei a Macau em Fevereiro de 1951, vindo de Cantão, ainda não tinha concluído a escola primária. Cantão ficou sob a alçada do regime comunista em 1949. Nos primeiros tempos nada aconteceu, até que começaram a expulsar os missionários e a perseguir os mais abastados. Embora a circulação das pessoas fosse vigiada, muitos conseguiram fugir. Eu tive a sorte de vir para o Seminário, onde pude estudar, apreender valores morais e éticos, e descobrir a minha vocação. De Macau segui para Hong Kong, onde estudei Filosofia e Teologia. Dali fui para Roma e regressei a Hong Kong já ordenado”.
Meia hora antes da missa cantada em latim pelo coral ‘Sanctus Thomas Schola Cantorum’ (fotos acima) , os antigos alunos e fiéis que lotaram a igreja, puderam assistir a uma apresentação de Aurélio Porfiri (fotos abaixo), organista do Vaticano, a tocar no órgão de tubos localizado no coro da igreja.
Dom John Tong, citado como ‘uma pessoa simples, cordial e de extrema simpatia’, ainda participou da foto tradicional com os ex-alunos, recebeu lembranças e na zona conhecida por Horta Grande, anexa ao Seminário, conversou com todos, recebeu cumprimentos e deixou-se fotografar com grupos que se formavam. Conseguiu assim dar um brilho especial à confraternização anual, ainda mais como um antigo aluno do Seminário.
A tradição foi mantida pelos antigos alunos da escola que estudei, através da boa organização da Associação fundada há anos. Imagino como deverá ser emocionante para aqueles que hoje residem no exterior, como eu, assistir a uma missa nos moldes dos tempos antigos, a lembrar que as missas em latim que lá se realizavam na época em datas festivas, duravam cerca de duas horas ou até as ultrapassavam e tínhamos ensaio prévio para entoar os cânticos sacros em latim. Saudosos tempos, belas lembranças e felizes daqueles que podem hoje reviver esses tempos, como um retorno ao longínquo passado de mais de 50 anos atrás, ainda mais ‘in loco’. Que saibam valorizar e viver o momento!
(Fotografias de/photos by M.V. Basílio e Pedro Chung – clicar nas fotos menores para ampliar)
* Leia mais sobre a visita do Cardeal D.John Tong a Macau nos jornais:
– “O Clarim” – http://www.oclarim.com.mo/todas/cardeal-d-john-tong-esteve-ontem-em-macau/
– Jornal Tribuna de Macau – http://jtm.com.mo/ultimas/mensagem-papa-bem-recebida-em-pequim/
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Comentários