Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P. D. Luz,

A festa de 2015 dos antigos alunos do Seminário de São José, em Macau

Encontro 2015 antigos alunos Seminario Sao Jose (35)

Seguindo uma tradição de há anos em Macau, os antigos alunos do Seminário de São José (SSJ) voltaram a se encontrar no dia de São José, celebrado mundialmente no dia 19 de Março. O convívio que consistiu de missa na Igreja de São José anexa ao Seminário seguido de jantar num restaurante chinês, foi promovido pela Associação dos Antigos Alunos do SSJ.

Encontro 2015 antigos alunos Seminario Sao Jose (47)

Cardeal de Hong Kong, Dom John Tong

Neste ano contou com a ilustre presença do Cardeal de Hong Kong, D. John Tong que presidiu a missa solene em conjunto com o Bispo de Macau, D.José Lai e outros sacerdotes. O Cardeal, que foi aluno do Seminário de 1951 a 1957, em entrevista concedida ao bi-semanário católico “O Clarim” contou a sua ligação com o antigo território português na China: “cheguei a Macau em Fevereiro de 1951, vindo de Cantão, ainda não tinha concluído a escola primária. Cantão ficou sob a alçada do regime comunista em 1949. Nos primeiros tempos nada aconteceu, até que começaram a expulsar os missionários e a perseguir os mais abastados. Embora a circulação das pessoas fosse vigiada, muitos conseguiram fugir. Eu tive a sorte de vir para o Seminário, onde pude estudar, apreender valores morais e éticos, e descobrir a minha vocação. De Macau segui para Hong Kong, onde estudei Filosofia e Teologia. Dali fui para Roma e regressei a Hong Kong já ordenado”.

Meia hora antes da missa cantada em latim pelo coral ‘Sanctus Thomas Schola Cantorum’ (fotos acima) , os antigos alunos e fiéis que lotaram a igreja, puderam assistir a uma apresentação de Aurélio Porfiri (fotos abaixo), organista do Vaticano, a tocar no órgão de tubos localizado no coro da igreja.

Dom John Tong, citado como ‘uma pessoa simples, cordial e de extrema simpatia’, ainda participou da foto tradicional com os ex-alunos, recebeu lembranças e na zona conhecida por Horta Grande, anexa ao Seminário, conversou com todos, recebeu cumprimentos e deixou-se fotografar com grupos que se formavam. Conseguiu assim dar um brilho especial à confraternização anual, ainda mais como um antigo aluno do Seminário.

Encontro 2015 antigos alunos Seminario Sao Jose (03)

A tradição foi mantida pelos antigos alunos da escola que estudei, através da boa organização da Associação fundada há anos. Imagino como deverá ser emocionante para aqueles que hoje residem no exterior, como eu, assistir a uma missa nos moldes dos tempos antigos, a lembrar que as missas em latim que lá se realizavam na época em datas festivas, duravam cerca de duas horas ou até as ultrapassavam e tínhamos ensaio prévio para entoar os cânticos sacros em latim. Saudosos tempos, belas lembranças e felizes daqueles que podem hoje reviver esses tempos, como um retorno ao longínquo passado de mais de 50 anos atrás, ainda mais ‘in loco’. Que saibam valorizar e viver o momento!

(Fotografias de/photos by M.V. Basílio e Pedro Chung – clicar nas fotos menores para ampliar)

Convite Encontro 2015 antgs alunos Seminário S.José

Encontro 2015 antigos alunos Seminario Sao Jose (43)

Encontro 2015 antigos alunos Seminario Sao Jose (58)

Encontro 2015 antigos alunos Seminario Sao Jose (22)

 

Encontro 2015 antigos alunos Seminario Sao Jose (33)

Foto com os antigos alunos externos

 

Encontro 2015 antigos alunos Seminario Sao Jose (34)

Fotos com os antigos alunos internos

Encontro 2015 antigos alunos Seminario Sao Jose (24)

Convívio na Horta Grande, anexo do Seminário

Encontro 2015 antigos alunos Seminario Sao Jose (62)

Jantar no restaurante chinês localizado na Av. Infante Dom Henrique

Encontro 2015 antigos alunos Seminario Sao Jose (68)

 

 

 

 

* Leia mais sobre a visita do Cardeal D.John Tong a Macau nos jornais:

– “O Clarim” – http://www.oclarim.com.mo/todas/cardeal-d-john-tong-esteve-ontem-em-macau/

– Jornal Tribuna de Macau – http://jtm.com.mo/ultimas/mensagem-papa-bem-recebida-em-pequim/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 775,661 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

Para celebrar o Ano Novo chinês de 2018, dando início ao Ano do Cão, a Casa de Macau de São Paulo reuniu a comunidade macaense e amigos para um almoço especial, recheado de boa comida chinesa de dar água na boca. Era a oportunidade para comer, infelizmente, uma vez ao ano, o chái, ou comida de […]

Uma foto, uma memória de 63 anos atrás em Macau

Uma foto, uma memória de 63 anos atrás em Macau

No almoço especial do Ano Novo chinês realizado na Casa de Macau de São Paulo em 18 de Fevereiro de 2018, o macaense José Noronha, 83 anos, andava a mostrar uma foto antiga para algumas pessoas que tinham mais ou menos a sua idade. Procurava ele matar as saudades dos velhos tempos em Macau. Macaense […]

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Passaram-se 11 anos, não parece muito, mas vários conterrâneos e amigos nas fotos que publico da festa do 17º aniversário da Casa de Macau de São Paulo em 2006, promovida em 29 de julho, não estão mais conosco. Ficaram os bons momentos registrados da boa confraternização. Vale um momento de reflexão para sempre procurarmos um […]

%d blogueiros gostam disto: