A Casa de Macau USA (EUA) promoveu num espaço de três meses duas festas com apoio de Macau.
A celebrar o 15º aniversário de estabelecimento da RAEM – Região Administrativa Especial de Macau foi a primeira, e recentemente o Dia da Juventude Macaense na sua terceira edição. Vejamos como foram elas:
Celebração do 15º aniversário do estabelecimento da RAEM – 14/Dezembro/2014
Com o apoio recebido do Governo de Macau, através da Fundação Macau, foi oferecido aos sócios da associação um jantar no Asian Pearl em Fremont, California.
A festa foi descrita como uma tarde memorável com boa comida, vinho, música e dança. Pelas fotos abaixo e mais aquelas publicadas na página no Facebook da Casa de Macau USA Inc, pode-se confirmar a informação.
Dia da Juventude Macaense – 21/Março/2015
Já a se tornar uma tradição anual nas atividades da Casa de Macau USA (EUA), mais uma vez foi organizado o Dia da Juventude Macaense contando com o patrocínio do Conselho das Comunidades Macaenses, conforme informa o seu presidente Henrique Manhão.
Cerca de 120 pessoas, muitos jovens, participaram do evento realizado na sede da Macau Cultural Center, em California, que compartilha com outras duas associações macaenses. Boa comida de ementa chinesa arranjada por Albertino Rosa, que contou com colaboração da Irene Manhão nos ‘gummies’ e a Elsa Denton na batatada e bolo laranja.
Para entreter e bailar, a Elsa levou a sua banda e cantou diversas canções,contando com a participação de um cantor afro-americano. Também a seu convite, o grupo de dança Kung Fu Dragon USA Lyon Dance Team da cidade de Pleasanton fez a sua apresentação mostrando toda a habilidade em artes marciais.
Segundo o Henrique “os Encontros para jovens estão despertando interesse por parte da geração mais nova para a cultura e gastronomia de Macau”, tanto que o presidente da Associaçâo de Jovens Macaenses de Macau, Duarte Alves, enviou mensagem para motivar os jovens.
Já para o mês de Junho deste ano, em Macau, deverá acontecer novamente o Encontro de Jovens Macaenses a reunir certo número de jovens de associações macaenses, tanto locais como da diáspora.
* Fotos cedidas pela Casa de Macau USA Inc. e informações prestadas por Henrique Manhão. Para visualizar mais fotos das duas festas e das suas atividades, visite a página no Facebook no link: https://www.facebook.com/media/set/?set=oa.10155354788855375&type=1
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.


Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.


cartaz de Ung Vai Meng

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.



Comentários