Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Presépio Napolitano no Museu de Arte Sacra de São Paulo

Republicação da postagem do Presépio Napolitano que já foi desmontado no Museu de Arte Sacra de São Paulo

O presépio com cenografia que ocupa 110m2

O presépio com cenografia que ocupa 110 m2

Um presépio com 1.600 peças italianas do século XVIII, dispostas num cenário que ocupa 110 m2, a representar, além da cena da natividade de Jesus de Nazaré, um vilarejo com seus habitantes nos afazeres do dia-a-dia e trabalhadores como ferreiro, vendedores, sapateiro, é um dos motivos para você visitar o Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Situada numa das principais artérias da cidade, Avenida Tiradentes, por onde circulam milhares de carros todos os dias, o Museu talvez não tenha sido visitado por muitos dos seus cidadãos, como eu, até sábado passado.  Com aquele pensamento “outro dia visito”, a gente acaba não visitando as atrações da própria cidade, enquanto que visitamos as de outras cidades do país e do exterior. Aqui faço uma autocrítica.

O cenário faz a gente viajar pelo tempo e pode fazer você perder um bom tempo a apreciar todos os detalhes e a expressão dos rostos. Procurei capturar alguns deles nas fotos a seguir, mas sempre se percebe que faltou muita coisa. Ainda vou voltar outra vez.

Veja o que o site oficial do Museu de Arte Sacra no – http://www.museuartesacra.org.br/pt/exposicoes/show/exposicao-virtual–cenas-do-presepio-napolitano – descreve a respeito do presépio, e não deixe de visitá-lo. Além da exposição do presépio, você visita a Capela do Frei Galvão, onde o primeiro santo brasileiro está enterrado, o rico e bem organizado museu de arte sacra além de apreciar a edificação do Mosteiro da Luz do século XVIII e que conserva os traços originais (conheça nas próximas postagens).

Cena da natividade de Jesus de Nazaré

Cena da natividade de Jesus de Nazaré

Presépio Napolitano do Museu de Arte Sacra de São Paulo

texto do site oficial – exposição por tempo indeterminado desde 23/10/2013

(fotografias de/photos by Rogério P.D. Luz – clicar nas fotos para ampliar)

Francisco Matarazzo Sobrinho, o “Ciccilo”, adquiriu o Presépio Napolitano na Itália, em 1949. O conjunto de 1.600 peças, confeccionadas em Nápoles no século XVIII, remontavam uma vila napolitana setecentista. Entre obras de artesãos anônimos, peças de artistas eruditos, conhecidos como figurinai, como Francesco Cappiello, Francesco Ingaldi, Giuseppe Gallo, Lorenzo Mosca, Matteo Bottigliero, Nicolla Somma, demonstram alto nível técnico.

No Brasil, Ciccilo desejava montar o presépio segundo a cenografia original. Entregou a empreitada a Lourdes Duarte Milliet, esposa do artista Sergio Milliet e irmã do estudioso Paulo Duarte. Para a reconfecção das vestimentas, Gabriella Pascolato, proprietária da Tecelagem Santa Constancia, forneceu os tecidos. As figuras foram recompostas pelo artesão Gregório Tinell; a cenografia, por Tullio Costa, com colaboração de Ítalo Bianchi.

Assim, em 4 de outubro de 1950, o Presépio Napolitano foi aberto para visitação pública na Galeria Prestes Maia, permanecendo em exposição por onze meses. Depois, foi recolhido e passou cinco anos guardado na Metalúrgica Matarazzo. Em 1956, o conjunto transferido para o antigo Pavilhão do Folclore, no Parque do Ibirapuera, onde permaneceu em exposição até 1985. Porém, as condições ambientais e técnicas do local colocavam este importante acervo em risco, razão que motivou sua transferência para o Mosteiro da Luz, que abriga o Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Em 1998, o Museu resgatou o projeto do presépio. Paralelamente, o Museu reformou a antiga residência do capelão do Mosteiro da Luz para abrigar o conjunto. O artista Silvio Galvão foi chamado para desenvolver a cenografia, seguindo a concepção criada em 1950 por Tullio Costa. Em 1999, o Presépio Napolitano voltou a ser aberto à exposição pública, em condições que garantiam – e ainda hoje garantem – sua correta instalação, manutenção e preservação.

Museu Arte Sacra S.Paulo Presepio Napolitano (03)

 

Museu Arte Sacra S.Paulo Presepio Napolitano (06)

Museu Arte Sacra S.Paulo Presepio Napolitano (08)

Museu Arte Sacra S.Paulo Presepio Napolitano (11)

Museu Arte Sacra S.Paulo Presepio Napolitano (15)

Museu Arte Sacra S.Paulo Presepio Napolitano (18)

Museu Arte Sacra S.Paulo Presepio Napolitano (19)

Museu Arte Sacra S.Paulo Presepio Napolitano (24)

Museu Arte Sacra S.Paulo Presepio Napolitano (26)

Museu Arte Sacra S.Paulo Presepio Napolitano (29)

Museu Arte Sacra S.Paulo Presepio Napolitano (32)

Museu Arte Sacra S.Paulo Presepio Napolitano (34)

Museu Arte Sacra S.Paulo Presepio Napolitano (36)

Museu Arte Sacra S.Paulo Presepio Napolitano (42)

Museu Arte Sacra S.Paulo Presepio Napolitano (45)

* Site: www.museuartesacra.org.br/pt

*Horários: Terça a sexta – 9:00 às 17:00 / Sáb. e Dom. – 10:00 às 18:00 / Segundas- fechado (Expo do presépio e a Capela – entrada gratuita / no Museu paga ingresso e no sábado é grátis)

Onde fica: Avenida Tiradentes, 676 – Luz -São Paulo – SP – telefone:11 3326-3336 (perto da Pinacoteca do Estado)

Estação Metrô Tiradentes (linha Jabaquara-Tucuruvi – saída Rua Jorge Miranda – ao lado do Museu)

Estacionamento para carro: gratuito – após passar o prédio amarelo da ROTA entre à direita na Rua Jorge Miranda nº 43 (informações do site)

Fotografia: é permitido fotografar sem o uso de flash, inclusive no museu (posição: 10/05/2014). Visitas monitoradas em grupo no museu: agendar previamente.

*Site do artista Sílvio Galvão que desenvolveu o cenário. Veja fotos do trabalho: http://www.silviogalvao.com.br/repertorio/repertorio053.html

Deixe um comentário

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.976.551 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

Anúncios publicitários da Macau de 1962

Anúncios publicitários da Macau de 1962

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.