No dia 13 de maio de 2016, a aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos em Fátima, Portugal, completou 99 anos, e a data foi celebrada, como habitualmente a cada ano, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima localizado no bairro de Sumaré, em São Paulo, Brasil.
A igreja inaugurada na Páscoa de 1940, sendo a primeira construída fora de Portugal dedicada à Santa, com as mesmas características arquitetônicas das igrejas barrocas portuguesas, ficou o dia inteiro lotada de fiéis com missas a toda hora. Percebia-se claramente uma maior afluência de pessoas, neste ano em que o Brasil passa por uma das suas maiores crises econômicas e políticas.
O altar montado para abrigar a imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal, estava ricamente decorado, e em torno dele, os devotos manifestavam sua devoção de todas as formas e faziam as suas orações e preces, conforme mostram as imagens que procuram traduzir esses momentos.
No grande pátio da igreja e suas dependências, funcionavam as barracas de alimentos, doces portugueses, artigos sacros, souvenirs de Portugal entre outras variedades, e o público sem sentir muito os efeitos da crise brasileira, consumia à vontade.
Às 14 horas deu-se início à procissão com a imagem peregrina pelas ruas do entorno do Santuário, seguida por dezenas de fiéis que entoavam cânticos religiosos e e faziam orações, para depois ser embarcada num carro dos bombeiros e peregrinado pelo bairro da região. No retorno, foi recebida com entusiasmo pela multidão que a aguardava na porta da igreja, e também por uma chuva de papel picado. A igreja nesta altura estava totalmente lotada para assistir à missa celebrada pelo pároco.
Ao final da festa já em plena noite, houve queima de fogos e reinava a expectativa pela celebração do centenário da aparição de Nossa Senhora em Fátima, no próximo ano, em 2017, que certamente será uma grandiosa festa.
(Fotografia de/photos by Rogério P.D. Luz – clicar nas fotos para aumentar)
Santuário de Nossa Senhora de Fátima, de São Paulo
Devoção, fé, preces, o dia todo na igreja
A Procissão com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima
A Festa
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.


Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.


cartaz de Ung Vai Meng

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.










Pingback: Santuário de Fátima em São Paulo de 2013 a 2019: recordando as comemorações do Dia de Nossa Senhora de Fátima | Cronicas Macaenses