Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Miguel de Senna Fernandes faz palestra em Califórnia sobre a identidade macaense

Macau Cultural Centre California palestra Miguel S.Fernandes 08

Na sua visita à Califórnia dos Estados Unidos da América do Norte, o novo presidente da APIM-Associação Promotora da Instrução dos Macaenses, e da ADM-Associação dos Macaenses, Miguel de Senna Fernandes fez uma palestra sobre a ‘Identidade Macaense’ numa das dependências da UC Berkeley aos membros de associações macaenses locais. A UC Bekerley é  uma divisão da Universidade da Califórnia, responsável pelos cursos de educação continuada.

Conforme o autor da notícia, Henrique Manhão, presidente da Casa de Macau USA sediada no estado americano, a palestra teve boa participação dos membros que compõem a associação que preside, a UMA União Macaense Americana e o Lusitano Club, que demonstraram grande interesse pelo tema que hoje é bastante debatido no meio.

Macau Cultural Centre California palestra Miguel S.Fernandes 03

Diz o Henrique que o palestrante discorreu sobre as diferenças entre o macaense do passado e da atualidade, os detalhes que possam fazer parte da identidade macaenses, como local de nascimento, a gastronomia, as festas, as tradições religiosas e culturais, a língua portuguesa e chinesa, entre outras definições e exemplos de como definir o macaense ou macaísta como assim achou mais ser apropriado.

Por final, acrescenta que Miguel foi alvo de recepções amistosas e jantares por parte dos membros da comunidade macaense californiana pertencente às associações reunidas numa sede denominada Macau Cultural Center.

  • Fotografias repassadas por Henrique Manhão junto com a notícia.

Macau Cultural Centre California palestra Miguel S.Fernandes 01

Macau Cultural Centre California palestra Miguel S.Fernandes 04

Macau Cultural Centre California palestra Miguel S.Fernandes 07

Macau Cultural Centre California palestra Miguel S.Fernandes 06

Macau Cultural Centre California palestra Miguel S.Fernandes 05

 

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 26/05/2016 por em EUA/USA, identidade macaense e marcado , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.976.081 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

Anúncios publicitários da Macau de 1962

Anúncios publicitários da Macau de 1962

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.