Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P. D. Luz,

Miguel de Senna Fernandes faz palestra em Califórnia sobre a identidade macaense

Macau Cultural Centre California palestra Miguel S.Fernandes 08

Na sua visita à Califórnia dos Estados Unidos da América do Norte, o novo presidente da APIM-Associação Promotora da Instrução dos Macaenses, e da ADM-Associação dos Macaenses, Miguel de Senna Fernandes fez uma palestra sobre a ‘Identidade Macaense’ numa das dependências da UC Berkeley aos membros de associações macaenses locais. A UC Bekerley é  uma divisão da Universidade da Califórnia, responsável pelos cursos de educação continuada.

Conforme o autor da notícia, Henrique Manhão, presidente da Casa de Macau USA sediada no estado americano, a palestra teve boa participação dos membros que compõem a associação que preside, a UMA União Macaense Americana e o Lusitano Club, que demonstraram grande interesse pelo tema que hoje é bastante debatido no meio.

Macau Cultural Centre California palestra Miguel S.Fernandes 03

Diz o Henrique que o palestrante discorreu sobre as diferenças entre o macaense do passado e da atualidade, os detalhes que possam fazer parte da identidade macaenses, como local de nascimento, a gastronomia, as festas, as tradições religiosas e culturais, a língua portuguesa e chinesa, entre outras definições e exemplos de como definir o macaense ou macaísta como assim achou mais ser apropriado.

Por final, acrescenta que Miguel foi alvo de recepções amistosas e jantares por parte dos membros da comunidade macaense californiana pertencente às associações reunidas numa sede denominada Macau Cultural Center.

  • Fotografias repassadas por Henrique Manhão junto com a notícia.

Macau Cultural Centre California palestra Miguel S.Fernandes 01

Macau Cultural Centre California palestra Miguel S.Fernandes 04

Macau Cultural Centre California palestra Miguel S.Fernandes 07

Macau Cultural Centre California palestra Miguel S.Fernandes 06

Macau Cultural Centre California palestra Miguel S.Fernandes 05

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 26/05/2016 por em EUA/USA, identidade macaense e marcado , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 867.207 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Memórias de Macau de Todos os Tempos (01)

Nesta postagem do que poderia chamar de uma série “Memórias de Macau de Todos os Tempos”, remetendo-me a um vídeo que publiquei no YouTube (vide no final), publico umas fotos antigas recolhidas ao acaso do meu extenso acervo, ora já publicadas no site (inativo) do Projecto Memória Macaense, ou não, e também já republicadas por […]

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

Para celebrar o Ano Novo chinês de 2018, dando início ao Ano do Cão, a Casa de Macau de São Paulo reuniu a comunidade macaense e amigos para um almoço especial, recheado de boa comida chinesa de dar água na boca. Era a oportunidade para comer, infelizmente, uma vez ao ano, o chái, ou comida de […]

Uma foto, uma memória de 63 anos atrás em Macau

Uma foto, uma memória de 63 anos atrás em Macau

No almoço especial do Ano Novo chinês realizado na Casa de Macau de São Paulo em 18 de Fevereiro de 2018, o macaense José Noronha, 83 anos, andava a mostrar uma foto antiga para algumas pessoas que tinham mais ou menos a sua idade. Procurava ele matar as saudades dos velhos tempos em Macau. Macaense […]

%d blogueiros gostam disto: