Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Simpósio na Califórnia tem como tema os portugueses e os macaenses na China

Centro Cultural Macau (Macau Cultural Center)

Centro Cultural Macau (Macau Cultural Center)

Organizada pela Luso-American Education Foundation (Fundação Luso-Americana de Educação), realiza-se no dia 11 de Março de 2017 na Universidade de São José, em Califórnia, EUA, um simpósio que tem como tema “Roots (Raízes)”, em que, em resumo, aborda a questão da presença portuguesa na China e os macaenses, fruto dela.

Conforme comunicação recebida de Henrique Manhão, presidente da Casa de Macau dos EUA, o programa, em inglês), consiste de:

1-  Discover Your Roots- Genealogy (Descubra suas raízes – genealogia)

2-Macaense and Luso-Global Interface

3- China Macau Then and Now (China Macau antes e agora)

4- The Portuguese in China (os portugueses na China)

5- Organizations of Macau in California (associações macaenses na Califórnia)

Macau Cultural Centre California palestra Miguel S.Fernandes 07

Comunidade macaense na Califórnia

O evento contará com a presença de associações macaenses e seus associados do Estado americano: Casa de Macau, USA, UMA-União Macaense Americana, Lusitano Club e o Centro Cultural de Macau, e julga-se, os alunos da universidade com interesse no tema ou que faça parte do seu currículo escolar.

Na sua página na internet, a Fundação, criada em 1963 como uma organização sem fins lucrativos, explica que é organizada por cidadãos de origem portuguesa e tem como objetivo, a promoção da língua portuguesa nos Estados Unidos. No seu programa, bolsas de estudo, intercâmbio, conferências, acampamentos educativos e promoção de atividades no Dia do Português.

Não resta dúvida que uma universidade é o local ideal para promoção de semelhante evento, assim espera-se que alcance os objetivos traçados, a explicar essa Macau, na China, aonde os portugueses lá estiveram por cerca de 440 anos e que resultou na formação de uma gente chamada – macaense e que, nos últimos tempos, tem sido motivo de debates na afirmação de uma identidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 15/02/2017 por em Simpósio macaense e marcado .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.238.017 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Foi graças a um dvd distribuído por um dos seus filhos, que possibilitou ao Projecto Memória Macaense – PMM montar diversos vídeos filmados por Hércules António que nos trazem velhas e memoráveis lembranças daquela Macau antiga que mora no coração dos macaenses e daqueles que tiveram vivência no território. Os vídeos publicados no YouTube nos […]

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]

Brasão de Armas de Macau

Brasão de Armas de Macau

Os Brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal. O segundo brasão de armas foi […]

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: