Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P. D. Luz,

Simpósio na Califórnia tem como tema os portugueses e os macaenses na China

Centro Cultural Macau (Macau Cultural Center)

Centro Cultural Macau (Macau Cultural Center)

Organizada pela Luso-American Education Foundation (Fundação Luso-Americana de Educação), realiza-se no dia 11 de Março de 2017 na Universidade de São José, em Califórnia, EUA, um simpósio que tem como tema “Roots (Raízes)”, em que, em resumo, aborda a questão da presença portuguesa na China e os macaenses, fruto dela.

Conforme comunicação recebida de Henrique Manhão, presidente da Casa de Macau dos EUA, o programa, em inglês), consiste de:

1-  Discover Your Roots- Genealogy (Descubra suas raízes – genealogia)

2-Macaense and Luso-Global Interface

3- China Macau Then and Now (China Macau antes e agora)

4- The Portuguese in China (os portugueses na China)

5- Organizations of Macau in California (associações macaenses na Califórnia)

Macau Cultural Centre California palestra Miguel S.Fernandes 07

Comunidade macaense na Califórnia

O evento contará com a presença de associações macaenses e seus associados do Estado americano: Casa de Macau, USA, UMA-União Macaense Americana, Lusitano Club e o Centro Cultural de Macau, e julga-se, os alunos da universidade com interesse no tema ou que faça parte do seu currículo escolar.

Na sua página na internet, a Fundação, criada em 1963 como uma organização sem fins lucrativos, explica que é organizada por cidadãos de origem portuguesa e tem como objetivo, a promoção da língua portuguesa nos Estados Unidos. No seu programa, bolsas de estudo, intercâmbio, conferências, acampamentos educativos e promoção de atividades no Dia do Português.

Não resta dúvida que uma universidade é o local ideal para promoção de semelhante evento, assim espera-se que alcance os objetivos traçados, a explicar essa Macau, na China, aonde os portugueses lá estiveram por cerca de 440 anos e que resultou na formação de uma gente chamada – macaense e que, nos últimos tempos, tem sido motivo de debates na afirmação de uma identidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 15/02/2017 por em Simpósio macaense e marcado .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 866.299 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Memórias de Macau de Todos os Tempos (01)

Nesta postagem do que poderia chamar de uma série “Memórias de Macau de Todos os Tempos”, remetendo-me a um vídeo que publiquei no YouTube (vide no final), publico umas fotos antigas recolhidas ao acaso do meu extenso acervo, ora já publicadas no site (inativo) do Projecto Memória Macaense, ou não, e também já republicadas por […]

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

Para celebrar o Ano Novo chinês de 2018, dando início ao Ano do Cão, a Casa de Macau de São Paulo reuniu a comunidade macaense e amigos para um almoço especial, recheado de boa comida chinesa de dar água na boca. Era a oportunidade para comer, infelizmente, uma vez ao ano, o chái, ou comida de […]

Uma foto, uma memória de 63 anos atrás em Macau

Uma foto, uma memória de 63 anos atrás em Macau

No almoço especial do Ano Novo chinês realizado na Casa de Macau de São Paulo em 18 de Fevereiro de 2018, o macaense José Noronha, 83 anos, andava a mostrar uma foto antiga para algumas pessoas que tinham mais ou menos a sua idade. Procurava ele matar as saudades dos velhos tempos em Macau. Macaense […]

%d blogueiros gostam disto: