Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

Antigos alunos do Seminário de S. José (Macau) reunem-se novamente com missa e jantar

Igreja de São José, em Macau. Foto: Manuel V. Basílio

Uma tradição mantida desde 2011, os antigos alunos do Seminário de São José, em Macau, voltaram a se reunir em 20 de Março de 2017, no dia seguinte à data comemorativa dedicada a São José, com a celebração da santa missa e jantar sob a coordenação da AAASSJ-Associação dos Antigos Alunos do Seminário de São José.  Aliás, a associação tem-se revelado atuante em atividades de cunho religioso e sociais, como promoção de passeios além das fronteiras de Macau, antigo território português na China.

O antigo aluno do Seminário residente em Macau, Manuel V. Basílio, assim descreve a celebração da missa e o jantar de confraternização, juntamente com fotografias de sua autoria:

foto: Manuel V. Basílio, que diz: “… no fim, foi feita a habitual fotografia de grupo com o senhor Bispo, clérigos e antigos alunos que estiveram presentes a esta celebração”.

Textos e fotografias de Manuel V. Basílio

e também fotos de Pedro Chung e parte de legendas extraídas do artigo do jornal O Clarim, de Macau

FESTA DE SÃO JOSÉ

Este ano, a Festa de São José da nossa Associação foi celebrada no dia 20 de Março, um dia após a data dedicada a São José.

foto: Manuel V. Basílio

Por ser uma segunda-feira, coincidindo com o dia da semana destinado à recitação do terço, em português, perante a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, presentemente exposta na igreja do Seminário de S. José, no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições de Fátima, deste modo, pelas 17H00, um grupo de devotos, incluindo antigos alunos do Seminário, recitou o terço, que foi dirigido por Sebastião da Rosa, um dos membros da Direcção da nossa Associação, tendo no fim sido entoados cânticos marianos por todos os presentes.

Em seguida, pelas 18H00, deu-se início à celebração da missa em latim, pelo Bispo da Diocese, D. Stephen Lee, e durante a missa, actuou o grupo coral S. Tomás, composto por antigos seminaristas. Terminada a missa, o senhor Bispo, dirigiu-se ao altar de S. José para fazer a benção, cujo acto é inédito.

No fim, foi feita a habitual fotografia de grupo com o senhor Bispo, clérigos e antigos alunos que estiveram presentes a esta celebração.

“A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, presentemente exposta na igreja do Seminário de S. José, no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições de Fátima”, Foto Manuel V. Basílio

A celebração da missa:

Foto Manuel V. Basílio

O Bispo da Diocese, D. Stephen Lee. Foto Manuel V. Basílio

“A igreja do Seminário de São José encheu-se de fiéis, num número superior a uma centena, que participaram numa missa solene, cantada em Latim e celebrada por D. Stephan Lee, bispo de Macau. (O Clarim)”. Foto Manuel V. Basílio

“O prelado exortou os presentes a «imitarem e aprenderem as virtudes de São José, ao trabalharem arduamente, sem esperar milagres, assim como procurar sempre um lucro justo» (O Clarim)”. Foto Manuel V. Basílio

Foto Manuel V. Basílio

Foto Manuel V. Basílio

“Terminada a missa, o senhor Bispo, dirigiu-se ao altar de S. José para fazer a benção, cujo acto é inédito“. Foto Manuel V. Basílio

Foto: Pedro Chung

Os fiéis que assistiram a missa eram compostos, principalmente, por antigos alunos, familiares e amigos:

Foto Manuel V. Basílio

Foto Manuel V. Basílio

Foto Manuel V. Basílio

Foto Manuel V. Basílio

Foto Manuel V. Basílio

“O Coro São Tomás, formado por ex-seminaristas, interpretou a missa gregoriana “Cum Jubilo”, que sempre cantaram nos anos que frequentaram a instituição, e ainda os cânticos “Louvado Seja”, da autoria do padre Áureo Castro, e “Ave Verum”, de Mozart” (O Clarim). Foto: Manuel V. Basílio

Foto: Pedro Chung

JANTAR DE CONVÍVIO, INTEGRADO NA FESTA DE S. JOSÉ

Fazendo parte integrante da Festa de S. José, na noite do dia 20 de Março, por volta de 19H30, realizou-se no Hotel Metrópole, o habitual jantar de convívio, com a honrosa presença do Bispo da Diocese, D. Stephen Lee, tendo-se juntado, para o efeito, cerca de cem participantes, incluindo alguns clérigos e familiares de antigos alunos. Foi um convívio simples e agradável, pois nem sempre podemos ter a oportunidade, ao longo do ano, de nos encontrarmos, para pôr a conversa em dia, renovar a camaradagem e recordar os tempos da nossa juventude. Merece aqui destacar a participação do antigo aluno Francisco Tsé, que vai completar 95 anos no próximo mês de Maio e, conforme nos disse, é o antigo aluno com mais idade do Seminário de S. José de Macau.

O jantar consistiu de uma ementa, cuidadosamente seleccionada, de comida chinesa, que foi do agrado geral, não faltando o vinho, oferecido pela família de Albano Cabral, antigo presidente da Associação. A meio do jantar, foram feitos os habituais brindes, acompanhados de manisfestação de boa disposição e alegria. Durante o jantar, foram entregues lembranças, designadamente ao Bispo da Diocese, que aproveitou o ensejo para proferir breves e significativas palavras a todos os participantes (Manuel V. Basílio),

Foto: Manuel V. Basílio

Foto: Manuel V.Basílio

Foto: Manuel V.Basílio

Foto: Manuel V.Basílio

(clicar nas fotos para ampliar)

Foto: Manuel V.Basílio

Foto: Manuel V.Basílio

Foto: Manuel V.Basílio

Foto: Manuel V.Basílio

Foto: Manuel V.Basílio

Foto: Manuel V.Basílio

Foto: Manuel V.Basílio

Foto: Manuel V.Basílio

Foto: Manuel V.Basílio

Foto: Manuel V.Basílio

Foto: Manuel V.Basílio

Foto: Manuel V.Basílio

Foto: Manuel V.Basílio

Foto: Pedro Chung

Foto: Pedro Chung

Foto: Pedro Chung

REGISTOS

Manuel Basilio relata: na Festa de S. José, tive imenso prazer conversar com este antigo aluno, Francisco Tsé, tendo-me dito que irá completar 95 anos no próximo mês de Maio e é o antigo aluno com mais idade. Assim sendo, deve guardar muitas memórias do Seminário.

Francisco Tsé. Foto: M.V. Basílio

(Manuel V. Basílio) A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chegou no dia 11 de Março à igreja do Seminário de S. José, vinda da igreja de Nossa Senhora do Carmo, Taipa.

A imagem foi recebida com a presença do Bispo da Diocese, clérigos e dezenas de fiéis, incluindo membros da Direcção da Associação dos Antigos Alunos do Seminário de S. José. Após uma breve cerimónia de recepção, a imagem de Nossa Senhora foi transportada por Bernardo Jorge e António Leong, membros da Direcção, até ao interior da igreja. Seguidamente, foi celebrada uma missa, com cânticos marianos e, por fim, rezou-se o terço.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima ficará exposta na igreja do Seminário até ao dia 17 de Abril, onde diariamente será recitada o terço, e esta etapa da visita da imagem peregrina faz parte das comemorações, a decorrer em Macau, do centenário das aparições da Virgem Maria em Fátima.

Fotografias de Pedro Chung

Foto: Pedro Chung

Foto: Pedro Chung

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 717,325 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Passaram-se 11 anos, não parece muito, mas vários conterrâneos e amigos nas fotos que publico da festa do 17º aniversário da Casa de Macau de São Paulo em 2006, promovida em 29 de julho, não estão mais conosco. Ficaram os bons momentos registrados da boa confraternização. Vale um momento de reflexão para sempre procurarmos um […]

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

%d blogueiros gostam disto: