A única feira de fotografia em 2016 em São Paulo, e neste ano, a verificar, se assim continuará sendo, já que a Photo Image não se realizou no ano passado diante da crise brasileira e para 2017, por enquanto é anunciado no seu website e tomara que se realize, a Feira Fotografar voltou a ser realizada no Shopping Frei Caneca, próximo da Avenida Paulista, nos dias 28 a 30 de março de 2017.
Para os aficionados em fotografia, seja profissional ou não, a feira do gênero, os faz sentirem-se em casa, onde todos compartilham o mesmo interesse. Só se fala daquilo que eles gostam! E com este espírito, visitei a feira nos três dias da sua realização, facilitado, pois, por morar nas redondezas.
Dos vários motivos para essa frequência diária, um para assistir palestras gratuitas em quatro estandes que aconteciam a toda hora, quer de fotógrafos a relatar suas experiências profissionais e até dar alguma orientação, ou assuntos variados como direito autoral, ver as fotos dos books, e assim por diante. Paralelamente, aconteciam noutros espaços fechados, congressos pagos com renomados fotógrafos palestrantes.
Não resta dúvida que a feira é um sucesso e sempre foi, lotada de público nos três dias e todos os espaços ocupados. Os expositores das fábricas de máquinas fotográficas ficaram apenas com a Canon e a Sony. A Nikon foi a grande ausente! Outros eram principalmente do ramo de impressoras para laboratórios, estúdios, encardenadoras relativos a álbuns fotográficos, os books, com fartos exemplares para visualização, com destaque para casamentos e newborns, acessórios e equipamentos, etc.
Novamente, a fotografia de newborn ou recém-nascidos continua em moda e acho que veio para ficar. Vários estandes vendiam desde vestuário a móveis, além de ser tema de palestras e de books nas encardenadoras, ou exposição de fotos. Nota-se que o gênero está mais para fotógrafas, com mais sensibilidade e jeito para lidar com seus pequenos modelos.
Novamente no estande da Atek, do ramo de equipamentos para iluminação de estúdios, julgo, o dono do comércio fazia ensaio fotográfico, seguido por vários fotógrafos, como eu, com sua modelo que a cada dia mudava o visual num trabalho caprichado do maquiador, procurando demonstrar a vantagem do uso de iluminação a lâmpadas fixas de led. E esta postagem traz várias fotos feitas nos três dias nesse estande, bem como das modelos do espaço da Sony que ocasionalmente acontecia para mostrar a qualidade das máquinas da marca.
E até o Fotografar de 2018 que já é anunciado para o mês de abril, e espero que aconteça a Photo Image Brazil de 2017 anunciado para o final do agosto no Expo Center Norte, afinal de contas a crise brasileira vai sendo aos poucos superada, assim se espera.
(Fotografia sem valor/finalidade comercial de Rogério P. D. Luz. Clicar nas fotos para aumentar)
A modelo do estande da ATEK nos três dias da feira
Modelos do estande da SONY na Feira Fotografar 2017
Modelo do estande da CANON na Feira Fotografar 2017
Mais da modelo do estande da ATEK na Feira Fotografar 2017
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Comentários