Próximo de São Paulo, a 56 kms, e de vários municípios, a cidade que respira a fé e devoção por Jesus Cristo é um dos principais destinos de romarias no Estado de São Paulo, que se diz, o segundo após o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. E, foi uma das localidades visitadas no feriado de Corpus Christi, aproveitando a ida à vizinha Santana de Parnaíba para ver os famosos tapetes multicoloridos, e que dela emancipou-se em 1959.
Na composição do seu nome, Pirapora tem origem tupi e significa “pulo do peixe”, através da junção dos termos pirá (“peixe”) e pora (“pulo”). O nome é uma referência ao fato de, no período da desova dos peixes, eles saltarem sobre a água para vencer as corredeiras do rio e, desse modo, poderem alcançar a cabeceira dos rios, que são locais mais propícios à desova[1]. Quanto a Bom Jesus se deve pela imagem de Cristo encontrada numa corredeira do Rio Tietê em 1725, hoje está exposta na atual igreja terminada em 1885 que substituiu capelas anteriores construídas no local.
Nos fins de semana e feriados religiosos, chegam à cidade comitivas de romarias provenientes de municípios próximos, tais como de São Roque, Vargem Grande, a cavalo, bicicletas, charretes, veículos motorizados diversos e até a pé, cuja chegada é bem celebrada com fogos, alegria e fé. Costumam lá passar a noite e iniciar a viagem de volta no dia seguinte. Autoridades locais estimam que cerca de 600 mil pessoas visitam a cidade anualmente.
A lamentar o poluído Rio Tietê que corta a cidade, muitas vezes com tapetes de espuma provenientes da contaminação da água por dejetos domésticos principalmente de detergentes. Mesmo com este espetáculo triste, pode até se virar numa curiosidade para os turistas que visitam a cidade para a lamentável constatação.
Pela proximidade a São Paulo para um passeio bate-volta, é um destino que se recomenda, especialmente se você tem fé e religiosidade, aproveitando para fazer suas orações e preces. Vá e faça a sua romaria!
[1] Fonte: Wikipédia
A cidade decorada no dia de Corpus Christi
Santuário do Senhor Bom Jesus
A atual igreja foi concluída em 1887. A capela inicialmente construída no local deu lugar a outra feita de madeira.
Conta o site do Santuário que: “a tradição popular e oral conta que José de Almeida Naves, morador de Parnaíba, encontrou, no seu sítio, situado no bairro chamado Pirapora, por volta de 1725, encostada numa pedra no rio Anhembi, uma imagem do Bom Jesus, que levou para sua casa, onde colocou num altar doméstico para que o povo pudesse fazer aí suas rezas. Veja o histórico completo neste link – http://sbj6.com.br/historia/
A escultura original do Senhor Bom Jesus, com cabelos naturais, é o que está exposto no altar-mor do Santuário dentro de uma redoma de vidro a prova de bala.
Alguns aspectos da cidade
(Wikipédia) Pirapora do Bom Jesus situa-se a uma altitude média de setecentos metros. A cidade fica num vale encravada entre grandes montanhas da serra do Ivoturuna, a beira do Rio Tietê, bastante poluído neste trecho. Fica a 53 km da cidade de São Paulo, próxima à Rodovia Castello Branco. No início do povoamento, o rio serviu como via de transporte, comunicação, energia, subsistência, irrigação e lazer.
A Serra do Ivoturuna, que cerca a cidade, é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico. Seu nome é de origem tupi e significa “Montanha Negra”, através da junção dos termos ybytyra (“montanha”) e un (“negro”)[9]. O nome é uma referência à cobertura de vegetação de tonalidade escura, que, em determinadas épocas do ano, chega a escurecer a paisagem do entorno da cidade. Possui nascentes de água e cachoeiras, inclusive vertentes que abastecem o município.
A população estimada em 2009 era de 15 706 habitantes e a área é de 108 km², o que resulta numa densidade demográfica de 127,43 habitantes por quilômetro quadrado.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Quero saber o nome de um santo que vcs tem na igreja fui a um tempo atrás vi o santo mais não tinha o nome até hj procuro não acho por gentileza poderia me mandar ele tem um homem nos pés com um livro segura uma igreja em uma mão e um tipo dr cajado com pontas desde ja obg
Olá Adélia, como pode perceber na postagem, visitei Pirapora do Bom Jesus como romeiro e turista, e infelizmente não tenho essa informação. Sugiro que escreva para a Diocese no email: santuario@sbj6.com.br O site é: http://sbj6.com.br/