Seria um bonito shopping center como tantos outros em São Paulo ou em outras cidades do Brasil, porém o diferencial do Shopping Paris é que está localizado na Ciudad Del Este no Paraguai e vizinho de Foz de Iguaçu, o paraíso de compras livre de impostos de muitos brasileiros.
Localizado ao lado do Shopping Del Este, também um lugar agradável e decente para fazer compras e ponto de encontro das vans que fazem a rota de hotéis de Foz de Iguaçu ao Paraguai, o novo centro comercial é um local onde você pode passar o dia todo só lá dentro, longe da confusão das ruas sujas do centro comercial da cidade.
(Fotografia de/photos by Rogério P D Luz)
O Shopping Paris possui 150 lojas, 80.000 m2, estacionamento para 1500 carros e 30 ônibus, galeria de arte, o já conhecido mundialmente Shopping China, uma super loja com vários departamentos, grande variedade de produtos e bons preços. Na visita em dezembro de 2017, pudemos constatar que praticamente todas as lojas estavam abertas, salvo uma ou outra sendo instalada, fato que em 2016 dizia-se que tinha poucas lojas abertas.
Uma boa praça de alimentação com os famosos empanados que falam castelhano, comida japonesa, chinesa, italiana, mexicana, além de parque infantil e de diversões.
Boas e variadas lojas para todo tipo de gosto.
Um corredor de lojas chamado de Av. Rodeo com teto pintado de céu azul com nuvens
Tem o Café Molinari, o café oficial da Scuderia Ferrari
E aí a gente deu uma pausa e lanchamos de empanados que falam castelhano e saboreamos um bom café italiano.
Entre os divertimentos, tem o Snow Park …
… e o Museu 3D
Pode aproveitar e ensaiar um som com esses “músicos” e tirar uma foto de lembrança
Importante: Este blog lembra que ao fazer compras no Paraguai, saiba antes as limitações e regras estabelecidas pela Receita Federal para além da fronteira brasileira.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Amei este post. Me ajudou muito na decisão do meu roteiro em Ciudad del Este.
Legal Noeme, feliz ter te ajudado, obrigado. Boas compras e boa diversão.