A Associação dos Antigos Alunos do Seminário de São José de Macau voltou a promover em 2018, convívio com seus associados, familiares e amigos na celebração do Dia de São José com missa e jantar. É o que nos relata Manuel V. Basílio, também antigo aluno residente em Macau, como costumeiramente faz há anos com fotografias de sua autoria.
(clicar nas fotos para ampliar)
FESTA DE SÃO JOSÉ
em 19 de Março de 2018
Texto e fotos de Manuel V. Basílio
Antigos alunos do Seminário de S. José de Macau, juntamente com familiares e amigos, celebraram a habitual festa do seu padroeiro no passado dia 19 de Março – dia de S. José, pelas 18H00, com uma missa cantada em latim, presidida pelo bispo da Diocese de Macau, D. Stephen Lee, em que participaram alguns clérigos e seminaristas. Esteve também presente a esse acto religioso, a convite da Direcção da Associação, o cônsul-geral de Portugal em Macau e Hong Kong, Dr.Vítor Sereno. Durante a missa, actuou o grupo coral S. Tomás, composto por antigos seminaristas
o o o O O O o o o
(clicar nas fotos para ampliar)
FESTA DE SÃO JOSÉ
JANTAR-CONVÍVIO NO RESTAURANTE METRÓPOLE
Texto e fotos de Manuel V. Basílio
Após o acto religioso e à semelhança dos anos anteriores, realizou-se um jantar-convívio no Restaurante Metrópole, que começou por volta das 19H30, com a honrosa presença do Bispo da Diocese, D. Stephen Lee, tendo-se juntado, para o efeito, cerca de cem participantes, incluindo alguns clérigos e familiares de antigos alunos. O jantar consistiu de uma ementa de comida chinesa, especialmente escolhida, não faltando o suculento leitão assado.
No entanto, antes do jantar, pelas 19H00, realizou-se a Assembleia Geral da Associação dos Antigos Alunos do Seminário de S. José, designadamente para a aprovação do Relatório de Contas do Ano de 2017, bem como a realização da votação de membros para integrarem os corpos sociais para o biénio de 2018-2019, tendo sido eleita a seguinte lista:
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Rufino Ramos
Vice-Presidente: José Cabral Jr.
Secretário: José Bártolo
DIRECÇÃO
Presidente: Eduardo Tavares
Vice-Presidentes: Bernardo Jorge Cuan e Heng Seong António Leong
Secretário: Alberto Botelho dos Santos
Tesoureiro: Alfredo Valoma
Vogais: Rogério Monteiro, João Magalhães, José Carion Jr. e Sebastião da Rosa
CONSELHO FISCAL
Presidente: António Augusto Carion
Vogais: Telmo Martins e João Ambrósio
A meio do jantar, foram feitos os habituais brindes, acompanhados de manisfestação de boa disposição e alegria. Durante o jantar o antigo aluno Francisco Tse, já com a provecta idade de 95 anos, foi alvo de uma singela homenagem por parte da Direcção. Igual homenagem foi também prestada ao antigo aluno Francisco Mendes Jr.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]
Os Brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal. O segundo brasão de armas foi […]
A Sessão Solene de Abertura e Jantar de Boas Vindas do Encontro das Comunidades Macaenses – Macau 2019, oferecida pelo Governo da RAEM, foi realizada em 24 de Novembro de 2019 no Hotel Sheraton Grand Macao, Cotai Central, na Ilha da Taipa de Macau O Chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On, cujo mandato se […]
Comentários