Conforme prometido, o PMM Vídeo, do site Projecto Memória Macaense acaba de publicar novo vídeo produzido a partir das filmagens/edição do Hércules António.
As filmagens foram feitas quando o Hércules deixava Macau rumo a Hong Kong de barco (Tái Lói, Fát San, Tak Seng?), talvez em 1960 ou próximo. Um vídeo curto de 4 minutos mas extenso de saudades. Aquela Macau “tranquila e bonita, símbolo da paz e da beleza” do Porto Interior dos juncos “tan ká”, da Barra e Praia Grande, da Penha, Monte, Hospital São Januário, com vista “limpa”, sem nada para atrapalhar a sua beleza. Ah … qui saiám, que saudades !!! Devido a curta duração das filmagens, foram acrescidas fotos antigas de Macau que recebi através de um e-mail repassado. Como toda foto antiga de Macau, não se sabe quem são os autores.
Assim, meu convite para assistir o vídeo “Macau, Memórias do Passado” no site Projecto Memória Macaense . Lá tem o link para o vídeo no YouTube, onde pode fazer comentários, se quiser. Aproveite para dar uma olhada em 2 novas fotos na página principal do nosso teatro de patuá dos anos 60. É para dar risada “dos” madames macaenses !!!
Abaixo fotos da Penha, quando ainda a vista era “limpa e bela”:
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Foi graças a um dvd distribuído por um dos seus filhos, que possibilitou ao Projecto Memória Macaense – PMM montar diversos vídeos filmados por Hércules António que nos trazem velhas e memoráveis lembranças daquela Macau antiga que mora no coração dos macaenses e daqueles que tiveram vivência no território. Os vídeos publicados no YouTube nos […]
No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]
Os Brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal. O segundo brasão de armas foi […]
Comentários