Blog Caderno do Oriente de MJ
Nas minhas pesquisas na Internet achei algumas ligações para este blog que fala de Macau. Já o conhecia de alguns tempos atrás. É didático e tem boas fotos. Gostei! O que acho interessante do blog é quando você procura saber quem é o autor, em primeiro, constata que é uma autora que se identifica apenas pelas iniciais MJ, e só! Consta que ela é de Macau.
No perfil tem ligações para seus outros blogs –Estrada do Mar Oriental e Flor de Lótus . No entanto, MJ não se identifica também. Intrigado, cliquei no seu álbum de fotos do FlickR. Ah, aí até vi que me constava como seu contato, e o seu nome é Maria Janeiro. Apenas isso! Sem sua foto.
Comento isso, pois quando se tem uma publicação na Internet, você acaba dandos detalhes de si. A MJ é discreta, não se preocupa com a divulgação pessoal, apenas do que tem a divulgar de Macau. Ainda se fosse um blog polémico, até poderia se dizer que se ocultava sob as iniciais, mas nada, o blog está longe disso. Por tudo isso, tenho que tirar o chapéu para a MJ e fazer uma reverência pela sua discrição. Parabéns pelo seu trabalho, minhas saudações!!! (clicar nas palavras em azul para visitar as publicações da MJ)
Nota: Aliás, outra publicação sobre Macau e em forma de blog. Por isso que o PMM decidiu conciliar o site com divulgações em blog.
Blog Povos Cruzados (Malaca)
Obtive o link para este blog no de MJ acima. Logo à entrada, o apelo “Colabore conosco – Salve a nossa cultura” e a “Pintura” de Gwen Alcantara – Para Conferência ou Exposição Fotográfica a reverter a favor da Comunidade Luso-descendente de Malaca contactar Cátia Bárbara Candeias”:
O blog é de “Cátia Bárbara Dias Candeias.Bolseira do Instituto Camões (2009-2011). Coordenadora do Projecto:Povos Cruzados-Futuros Possíveis, de Melaka, Malásia.
Inegavelmente, pús-me a pensar, daqui a quanto tempo, Macau e a Comunidade Macaense ficaria numa situação similar a Malaca? Está certo que os tempos são outros, que somos mais numerosos e muito mais estruturados que naqueles tempos, mas estariamos sujeitos viver numa situação meio parecida com o divulgado no blog num futuro longínquo ou não tão … ? Será que o número de falantes (do português) está a diminuir na comunidade macaense também?
Encerro esta postagem convidando-os para uma visita ao blog e ver o belo trabalho da Cátia Candeias, bem como, fazer uma reflexão sobre o nosso futuro, mesmo que talvez não estejamos vivos para ver se viveremos situação similar à Malaca, assim espero, mas avaliar o que podemos fazer para minimizar os riscos.
foto: Celebrações da UNESCO, Malaca 2010
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Comentários