Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Candidaturas do Teatro Maquista e da Gastronomia Macaense: saiba mais …

No site do Museu de Macau (link abaixo) pode-se ver os vídeos e os boletins de inscrição em arquivo pdf do Teatro Maquista (Teatro em Patuá) e da Gastronomia Macaense.  Nesses boletins são expostos os motivos para as candidaturas a Património Cultural Imaterial de Macau:

http://www.macaumuseum.gov.mo/macauheritage/HeritageShowTime2012_port.htm

Logo mais abaixo da página do site, há uma mensagem para o qual solicito especial atenção e reproduzo aqui.  A consulta popular, pelo visto, é limitada aos “residentes locais (de Macau)”, pelo que se faz aqui um apelo aos qualificados para tal,  para que escrevam e manifestem seu apoio para essas candidaturas macaenses.  Eis o que consta do site referente ao assunto:

“Os residentes locais que tenham alguma opinião ou objecção em relação às candidaturas ou às suas avaliações, podem fazer o seu envio por correio ou por fax (no. 2835 8503) ou a entrega em mão, de um documento escrito relatando as suas razões e fundamentos para o Museu de Macau (endereço: Praceta do Museu de Macau, Nº 112, indicando no envelope a designação “Opinião sobre as candidaturas ao Património Cultural Imaterial”), antes do termo do prazo da consulta. Toda a correspondência deve indicar o remetente, o seu endereço, telefone e forma preferida de contacto, de forma a permitir que o Instituto Cultural possa processar o assunto e emitir as recomendações adequadas. Em caso de dúvidas é favor de visitar o sítio de internet do Museu de Macau no endereço: http://www.macaumuseum.gov.mo ou de contactar o Sr. Tou através do telefone 8394 1209.”

A Mariazinha Conceição Carvalho, do Teatro Maquista de São Paulo, escreve uma mensagem em Patuá saudando as candidaturas:

“Co pêto inchido di orgulho , iou ta da unga grandi ucho pa vôs, “Parabens”.  Di tanto lutá já ficá aprovado “Gastronomia Macaense e Teatro em Patua”  a Patrimonio Cultural Imaterial de Macau.  Nôs tudo qui sã “amante” di patuá ta uide filiz juntado co vôs e tudo genti di “Dóci Papiaçám di Macau”.

Mariazinha Carvalho e Armando Ritchie na peça do Teatro Maquista de São Paulo (Teatro em Patuá) de ‘Futebol’ em Julho de 2011 na Casa de Macau de São Paulo (fotografia de Rosa Cruz)

Nesta foto, Mariazinha Carvalho fez uma interpretação em Patuá com Pedro Almeida ‘Mensagem de Fé e Esperança‘, na Festa de Natal 2011 da Casa de Macau de São Paulo, cujo vídeo pode ser visto na postagem deste blog. É de se louvar o apoio da Casa de S.Paulo para o Patuá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.318.422 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Foi graças a um dvd distribuído por um dos seus filhos, que possibilitou ao Projecto Memória Macaense – PMM montar diversos vídeos filmados por Hércules António que nos trazem velhas e memoráveis lembranças daquela Macau antiga que mora no coração dos macaenses e daqueles que tiveram vivência no território. Os vídeos publicados no YouTube nos […]

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]

Brasão de Armas de Macau

Brasão de Armas de Macau

Os Brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal. O segundo brasão de armas foi […]

%d blogueiros gostam disto: