Bela, não? Até vocês, conterrâneos, diriam: “como uma ocidental ganhou o concurso de Miss Macau?” Calma, calma … até que o apelido/sobrenome Viana é de várias famílias macaenses, como dos meus primos que estão na Austrália. Mas esta Viana, a Linara de 18 anos, não é da nossa Macau, ex-colônia portuguesa na China. É de outra Macau, do Brasil, mais precisamente, uma cidade litorânea do Estado do Rio Grande do Norte. Uma cidade irmã de mesmo nome e que tem uma história semelhante:
“… de acordo com as pesquisas consta como seus fundadores, o capitão português Martins Ferreira e seus genros Antônio Joaquim de Souza, Manoel Antônio Fernandes, José Joaquim Fernandes e Manuel José Fernandes, além do brasileiro João da Hora. O nome Macau é uma corruptela da palavra chinesa A-ma-ngao, que significa “Abrigo ou Porto da Ama” deusa dos navegantes, o que terminou em Amacau ou Macau. Na verdade o nome é uma alusão à pequena cidade da China, possessão lusitana, que fica na província de Cantão e tinha uma imensa influência no comércio do Extremo-Oriente, num mundo onde Portugal tinha uma política de expansão desde o século XVI, sendo o município citado, uma província lusitana ultramarina.” (transcrição exata do site da Prefeitura de Macau)
Em 2010, tinha programado uma viagem para esta longínqua Macau brasileira, a cerca de 3.140 quilômetros de São Paulo. Teria que ir de avião até Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte e depois seguir por via terrestre percorrendo cerca de 180 quilômetros. Além da visita a esta região com belas praias, queria fazer uma matéria para publicação no site PMM ou até na imprensa, além de tirar fotos memoráveis, mas acabei desistindo pelo custo que me levou a outra opção de viagem. Mas um dia ainda farei isso!
Curioso que, no Estado de São Paulo, existe uma cidade chamada Macaubal, também fundada por portugueses em 1924, porém nada a ver com Macau. O seu nome deriva de coqueiros macaúbas abundantes na região. Bom também saber que os habitantes da Macau brasileira são chamados de Macauenses e não Macaenses como da Macau da China.
* Foto e dados da Linara Viana foram coletados do blog brasileiro: Beleza Épica no http://blog.belezaepica.com/2012/02/linara-viana-e-a-miss-macau-2012/
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Obrigada
Gostei, e obrigada.
“Puxa a vida” Liana, não esperava o seu comentário, que legal !!! Bem merecido o título, você é linda … boa sorte no Concurso de Miss Rio Grande do Norte