Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

As irmãs Pedruco e os títulos de Miss Macau, com vídeo

Quando navegava pelos vídeos da You Tube sobre Macau, vi por acaso um com título “Macau portuguese girl China“.  Estranhei um pouco mas logo imaginei que seria algo sobre Macaenses.  Aí, para minha surpresa, era a reprodução de uma reportagem feita pela TDM chinesa sobre o feito das quatro irmãs Pedruco que conquistaram os títulos de Miss Macau.  Para mim foi um achado, pois já tinha feito várias postagens sobre o tema, em primeiro por ser um feito da gente Macaense, e segundo, por ser um fã de concursos de misses por apreciar bem a beleza feminina.

No entanto, com o meu chinês cantonense “dos tempos da avó“, praticamente perdido por falta de prática, uma tristeza, confesso que entendi quase nada do que as irmãs Pedruco falavam.  Aliás, que cantonense fluente que elas falam … nossa … coisas que nos nossos tempos antigos em Macau, digamos dos anos 60 para trás, a gente quando morava lá, não tinha essa fluência.  Nosso chinês era “cantonense para falar com empregadas” ou ouvir histórinhas do Leóng Sôn Fông (escrevi certo? seria estórias de rádio de um chinês que fazia vozes de vários personangens). Penso, salvo erro meu, que as irmãs Pedruco estão a morar em Macau e era óbvio que elas contavam os seus feitos das quatro terem conquistados os títulos de Miss Macau, algo inédito até hoje.

Vejam primeiro o vídeo do canal de Chinadrama:

Agora vejam as imagens que capturei do vídeo, pedindo desculpas pela baixa qualidade devido ao tipo de origem, mas que servem para registrar momentos marcantes dos concursos e das irmãs Pedruco na atualidade, ou seja, aquando da gravação do vídeo que não sei a época.  Depois que descobrir volto para atualizar esta postagem:

o vídeo no final apresenta um quadro dos quatro títulos das irmãs Pedruco

Miss Macau 1989 – Guilhermina Madeira da Silva Pedruco

Miss Macau 1995 – Geraldina Madeira da Silva Pedruco

a emoção ao ser anunciada como Miss Macau

Miss Macau 1996 – Guiomar Madeira da Silva Pedruco

a emoção ao ser anunciada Miss Macau

Miss Macau 1998 – Isabela Madeira da Silva Pedruco

As irmãs Pedruco anos depois no momento da gravação do vídeo

A imagem foi ligeiramente digitalizada devido a baixa qualidade dela na captura do vídeo. Perdão!

A história das irmãs Pedruco e dos concursos de Miss Macau também está publicada na enciclopédia livre Wikipédia, em inglês.  Veja o texto em português por mim traduzido e o original na língua inglesa

As irmãs Pedruco fazem parte de uma família de quatro irmãs que competiram nos concursos de Miss Chinesa Internacional e o Miss Mundo representando Macau.  Elas são as únicas de uma família de três ou mais irmãs a competir no Miss Mundo e Miss Chinesa Internacional.  Este recorde não foi quebrado até a presente data.

As quatro irmãs são (da mais velha à mais jovem): Guilhermina Madeira da Silva Pedruco, Geraldina Madeira da Silva Pedruco, Isabela Madeira da Silva Pedruco, and Guiomar Madeira da Silva Pedruco.

O concurso de Miss Macau foi realizado em 1972 e de 1985 a 1998 todo ano no auditório do Fórum de Macau.  A ganhadora recebe $100,000 (patacas?) e a oportunidade de competir no concurso de Miss Mundo e Miss Chinesa Internacional.  Não há nenhuma competição preliminar.  O concurso tem sido realizado com ou sem patrocínio.  O patrocinador original do concurso foi a Sociedade de Turismo e Diversões de Macau.  A instituição somente patrocinou o concurso de 1972.  Em 1985, a Teledifusão de Macau (TDM) assumiu a realização do concurso no anos de 1985 à 1998.  Devido à falta de apoio e baixa audiência, o concurso não teve continuidade após 1998.  De lá para cá, nenhuma representante de Macau competiu naqueles concursos internacionais.

Em 2008 o concurso de Miss Macau voltou a ser realizado e foi promotivdo pela empresa S.I. Promotion Ltd & G&L Group no complexo do casino The Venetian Macau.  A eleita foi Florence Loi. Em 2009, o concurso foi novamente realizado pela mesma empresa e no mesmo local.  A vencedora foi Laura Li.

Guilhermina Madeira da Silva Pedruco

Guilhermina é a irmã mais velha da família.  Atualmente (quando da publicação deste no Wikipedia) tem 37 anos e participou dos concursos de Miss Chinesa Internacional 1989 e Miss Mundo 1989 que foi realizado em Hong Kong. Com 19 anos na época, conseguiu ser a segunda colocada do Miss Chinesa Internacional, mas, infelizmente, não foi  uma das finalistas no Miss Mundo.  Ela é considerada como a mais bem sucedida Miss Macau a competir no Miss Chinesa Internacional, e a única que conseguiu uma premiação no concurso internacional.

O texto original em inglês – in english as written in Wikipedia

The Pedruco Sisters is a family of 4 sisters who has competed at the Miss Chinese International pageant and Miss World pageant representing Macau. They are the only family of 3 or more sisters to compete at Miss World and Miss Chinese International. This record has not been broken till this day.

The four sisters include (from oldest to youngest): Guilhermina Madeira da Silva Pedruco, Geraldina Madeira da Silva Pedruco, Isabela Madeira da Silva Pedruco, and Guiomar Madeira da Silva Pedruco.

The Miss Macau pageant was held in 1972 and from 1985 to 1998 every year in the Forum De Macau auditorium. The winner receives $100,000 and the chance to compete at Miss World and Miss Chinese International. There is no preliminary competition. The pageant has been held on and off as sponsors withdraw from the pageant. The original sponsors for the pageant were Sociedade de Turismo e Diversões de Macau. The company only sponsored the pageant for one year (1972). In 1985, Teledifusão de Macau took over the pageant and held the pageant from 1985 to 1998. Due to lack of support and lack of audience, the pageant was eventually discontinued in 1998. From 1998 to now, no Macau representative has competed at Miss World or Miss Chinese International.

In 2008 Miss Macau pageant was restored and hosted by S.I. Promotion Limited & G&L Group at The Venitian Macau. The winner was Florence Loi. The pageant returned in 2009 by S.I. Promotion Limited % G&L Group at the same location and winner is Laura Li.

Guilhermina Madeira da Silva Pedruco

Guilhermina is the oldest sister of the family. She is 37 years old now and competed at Miss Chinese International 1989 and Miss World 1989 held in Hong Kong. 19 years old at that time, she finished as second runner up at Miss Chinese International 1989 and unfortunely was unplaced at Miss World 1989. She is considered to be the most successful Miss Macau at Miss Chinese International as she is the only winner to win an award at the international pageant.

O Restaurante Miss Macau celebra a conquista dos títulos pelas irmãs Pedruco

No interior do restaurante 4 molduras com as fotos das irmãs Pedruco coroadas Miss Macau

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 11/04/2012 por em Memória Macaense, Miss Macau e marcado , , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.442.429 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]

%d blogueiros gostam disto: