Quando navegava pelos vídeos da You Tube sobre Macau, vi por acaso um com título “Macau portuguese girl China“. Estranhei um pouco mas logo imaginei que seria algo sobre Macaenses. Aí, para minha surpresa, era a reprodução de uma reportagem feita pela TDM chinesa sobre o feito das quatro irmãs Pedruco que conquistaram os títulos de Miss Macau. Para mim foi um achado, pois já tinha feito várias postagens sobre o tema, em primeiro por ser um feito da gente Macaense, e segundo, por ser um fã de concursos de misses por apreciar bem a beleza feminina.
No entanto, com o meu chinês cantonense “dos tempos da avó“, praticamente perdido por falta de prática, uma tristeza, confesso que entendi quase nada do que as irmãs Pedruco falavam. Aliás, que cantonense fluente que elas falam … nossa … coisas que nos nossos tempos antigos em Macau, digamos dos anos 60 para trás, a gente quando morava lá, não tinha essa fluência. Nosso chinês era “cantonense para falar com empregadas” ou ouvir histórinhas do Leóng Sôn Fông (escrevi certo? seria estórias de rádio de um chinês que fazia vozes de vários personangens). Penso, salvo erro meu, que as irmãs Pedruco estão a morar em Macau e era óbvio que elas contavam os seus feitos das quatro terem conquistados os títulos de Miss Macau, algo inédito até hoje.
Vejam primeiro o vídeo do canal de Chinadrama:
Agora vejam as imagens que capturei do vídeo, pedindo desculpas pela baixa qualidade devido ao tipo de origem, mas que servem para registrar momentos marcantes dos concursos e das irmãs Pedruco na atualidade, ou seja, aquando da gravação do vídeo que não sei a época. Depois que descobrir volto para atualizar esta postagem:
Miss Macau 1989 – Guilhermina Madeira da Silva Pedruco
Miss Macau 1995 – Geraldina Madeira da Silva Pedruco
Miss Macau 1996 – Guiomar Madeira da Silva Pedruco
Miss Macau 1998 – Isabela Madeira da Silva Pedruco
As irmãs Pedruco anos depois no momento da gravação do vídeo
A história das irmãs Pedruco e dos concursos de Miss Macau também está publicada na enciclopédia livre Wikipédia, em inglês. Veja o texto em português por mim traduzido e o original na língua inglesa
As irmãs Pedruco fazem parte de uma família de quatro irmãs que competiram nos concursos de Miss Chinesa Internacional e o Miss Mundo representando Macau. Elas são as únicas de uma família de três ou mais irmãs a competir no Miss Mundo e Miss Chinesa Internacional. Este recorde não foi quebrado até a presente data.
As quatro irmãs são (da mais velha à mais jovem): Guilhermina Madeira da Silva Pedruco, Geraldina Madeira da Silva Pedruco, Isabela Madeira da Silva Pedruco, and Guiomar Madeira da Silva Pedruco.
O concurso de Miss Macau foi realizado em 1972 e de 1985 a 1998 todo ano no auditório do Fórum de Macau. A ganhadora recebe $100,000 (patacas?) e a oportunidade de competir no concurso de Miss Mundo e Miss Chinesa Internacional. Não há nenhuma competição preliminar. O concurso tem sido realizado com ou sem patrocínio. O patrocinador original do concurso foi a Sociedade de Turismo e Diversões de Macau. A instituição somente patrocinou o concurso de 1972. Em 1985, a Teledifusão de Macau (TDM) assumiu a realização do concurso no anos de 1985 à 1998. Devido à falta de apoio e baixa audiência, o concurso não teve continuidade após 1998. De lá para cá, nenhuma representante de Macau competiu naqueles concursos internacionais.
Em 2008 o concurso de Miss Macau voltou a ser realizado e foi promotivdo pela empresa S.I. Promotion Ltd & G&L Group no complexo do casino The Venetian Macau. A eleita foi Florence Loi. Em 2009, o concurso foi novamente realizado pela mesma empresa e no mesmo local. A vencedora foi Laura Li.
Guilhermina Madeira da Silva Pedruco
Guilhermina é a irmã mais velha da família. Atualmente (quando da publicação deste no Wikipedia) tem 37 anos e participou dos concursos de Miss Chinesa Internacional 1989 e Miss Mundo 1989 que foi realizado em Hong Kong. Com 19 anos na época, conseguiu ser a segunda colocada do Miss Chinesa Internacional, mas, infelizmente, não foi uma das finalistas no Miss Mundo. Ela é considerada como a mais bem sucedida Miss Macau a competir no Miss Chinesa Internacional, e a única que conseguiu uma premiação no concurso internacional.
O texto original em inglês – in english as written in Wikipedia
The Pedruco Sisters is a family of 4 sisters who has competed at the Miss Chinese International pageant and Miss World pageant representing Macau. They are the only family of 3 or more sisters to compete at Miss World and Miss Chinese International. This record has not been broken till this day.
The four sisters include (from oldest to youngest): Guilhermina Madeira da Silva Pedruco, Geraldina Madeira da Silva Pedruco, Isabela Madeira da Silva Pedruco, and Guiomar Madeira da Silva Pedruco.
The Miss Macau pageant was held in 1972 and from 1985 to 1998 every year in the Forum De Macau auditorium. The winner receives $100,000 and the chance to compete at Miss World and Miss Chinese International. There is no preliminary competition. The pageant has been held on and off as sponsors withdraw from the pageant. The original sponsors for the pageant were Sociedade de Turismo e Diversões de Macau. The company only sponsored the pageant for one year (1972). In 1985, Teledifusão de Macau took over the pageant and held the pageant from 1985 to 1998. Due to lack of support and lack of audience, the pageant was eventually discontinued in 1998. From 1998 to now, no Macau representative has competed at Miss World or Miss Chinese International.
In 2008 Miss Macau pageant was restored and hosted by S.I. Promotion Limited & G&L Group at The Venitian Macau. The winner was Florence Loi. The pageant returned in 2009 by S.I. Promotion Limited % G&L Group at the same location and winner is Laura Li.
Guilhermina Madeira da Silva Pedruco
Guilhermina is the oldest sister of the family. She is 37 years old now and competed at Miss Chinese International 1989 and Miss World 1989 held in Hong Kong. 19 years old at that time, she finished as second runner up at Miss Chinese International 1989 and unfortunely was unplaced at Miss World 1989. She is considered to be the most successful Miss Macau at Miss Chinese International as she is the only winner to win an award at the international pageant.
O Restaurante Miss Macau celebra a conquista dos títulos pelas irmãs Pedruco
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Comentários