Recebo do Henrique Manhão, várias fotos da participação da Casa de Macau, que preside em Califórnia/EUA, na festa do Dia de Portugal (de Camões e das Comunidades Portuguesas) que foi realizada em Kelly Park, San José, em Califórnia no dia 9 de Junho. Relata que milhares de pessoas compareceram ao evento anual, e que neste ano realizou-se um dia anterior à data.
A Casa de Macau de Califórnia montou uma tenda para distribuição de panfletos, opúsculos, chaveiros e diversos materiais do Fórum para a Cooperação entre a China e os Países Lusófonos e de turismo de Macau. Mais de uma centena de visitantes pararam na tenda para se informarem sobre Macau. Na Praça de Alimentação do parque, os visitantes puderam saborear a culinária macaense que foi providenciada pelo Lusitano Club.
A cantora portuguesa, Ramana Vieira, que se apresentou no Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2010, também estava lá e cantou Macau (terra minha) dedicando-a à comunidade macaense presente. Conta o Manhão que um ecran mostrava ao jogo da Eurocopa de PortugalxAlemanha, que acabou decepcionando a torcida luso-americana pela derrota da seleção lusa diante dos alemães.
* É de se louvar o esforço da comunidade macaense de Califórnia, pela sua constante participação no evento anualmente com o objetivo de divulgar Macau, uma tarefa, que diria, nem todos têm tamanha disposição, de um modo geral e universal. Isto, sem contar que participam do desfile de Ano Novo chinês com carro alegórico tendo sempre Macau como tema, ou as festividades de Nossa Senhora de Fátima.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.


Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.


cartaz de Ung Vai Meng

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.






Adorfei rever alguns amigos, saudades, parabéns Nano. Beijos grandes a todos
Henrique Manhão e António Capitulé, são dois macaenses que não precisa de apresentação da nossa malta (macaense) de Macau.Desejo-lhes apenas muito sucesso e felicidades.
Dois macaenses muito activos fora de MACAU especialmente nos EUA .Os meus cumprimentos e um grande abraço aos dois amigos que conheço pessoalmente.Mais sucessos é o que lhes desejo para o bom nome de Macau e dos macaenses.