O ano é de 1950 em Macau. Jorge “Giga” Robarts lembra com saudades do ano em que o seu Quinteto Musical “Escopeno” apresentou-se na Rádio Clube de Macau em 24 de Janeiro. Eram aqueles saudosos tempos em que a Rádio reinava solitária dentre os meios de comunicação e de entretenimento. Não havia televisão em Macau, que só foi viabilizada no final dos anos 60 ou início de 70. Lembro que lá por volta de 1966 a 1967, meu pai Álvaro da Luz, chamou um técnico para estudar a viabilidade de instalar uma antena em casa que pudesse captar o sinal de Hong Kong. Parece que era viável em alguns lugares, talvez dos mais elevados, embora com sinal precário.
O Giga, que tinha emigrado para o Brasil e depois seguiu para Portugal com a sua esposa brasileira, onde atualmente reside, a recordar essa apresentação noticiada no Jornal de Macau, conforme o recorte abaixo de 1950, enviou também o programa das canções que o Escopeno iria tocar. É deveras tocante ver como essa apresentação tinha tal significado na época, que até se elaborava um programa e distribuía na escola e para os amigos. Hoje em dia, nem se poderia imaginar isso, pois não lá teria muito valor e iria se perder com a infinidade de programações das rádios e televisões, além do que seria uma entre centenas.

A formação do Escopeno, que já não era mais Quinteto, no ano de 1953, na apresentação por ocasião do aniversário de 75 anos da Escola Comercial Pedro Nolasco
Veja a postagem referente à foto acima – Escola Comercial Pedro Nolasco 75 anos / festa de 1953:
https://cronicasmacaenses.com/2012/03/22/escola-comercial-pedro-nolasco-75-anos-festa-de-1953/
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.


Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.


cartaz de Ung Vai Meng

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.
Se tivessemos a tecnologia como temos hoje, guarante-vos que O Conjunto Escopeno conseguia
apresentar uma gravaco/video no teu site. Repito mais uma vez, foi o Giga que me deu a inspiracao de aprender e tocar viola. Biju, Canada
O Rogério Luz teve uma muito feliz ideia de criar este blog que fala de Macau doutros tempos e do Macau de hoje.Foi muito emocionante reler o que foi noticiado há mais de 60 anos atrás e relembrar as loucuras da minha juventude. Claro que também há outros temas de boas recordações do passado. GIGA