
Faça chuva, faça sol, o fotógrafo enfrenta todas as situações para fazer os seus registros fotográficos
Antes tarde do que nunca! Passados 2 dias, venho anunciar que dia 8 de Janeiro, no Brasil, é e foi o Dia Nacional do Fotógrafo. Um amante de fotografia como sou, não poderia deixar de celebrar este dia de tudo o que gosto de ser, um fotógrafo!
Hoje em dia, com a era digital, o número de fotógrafos aumentou significativamente. De um simples celular (telemóvel) a uma sofisticada máquina, fotografa-se de tudo, quer seja por uma pessoa de poucos recursos, como aquele com rica conta bancária. A tecnologia dos dias de hoje democratizou a fotografia e reduziu significativamente os custos para esta prática.
Lembro-me dos tempos em tinha que comprar um rolo de negativos, que variava de 12, 24 e 36 poses, e depois mandar revelar e ampliar em papel, do tamanho 9x12cm ou 10x15cm para ver como ficaram as fotos. O custo de fazer fotos com rolo de 36 poses e revelar, poderia custar hoje em torno de R$ 30,00 (US$ 15,00) no Brasil. Tirava-se poucas fotos, como numa viagem, talvez uns 5 rolos ou 180 fotos. Hoje, no meu caso, tiraria em torno de 1.500 a 2.000 fotos com uns 2 ou 3 cartões de memória. Recordo que naqueles tempos, sonhava que um dia houvesse uma tecnologia que permitisse ver na hora como ficaram as fotos, e não é que meu sonho realizou-se ???!!!
A vantagem que, hoje em dia, você pode ver na hora se a foto ficou boa e tira de novo, se for o caso. Normalmente, tira-se mais de uma com alguma variação de focagem. Afinal, não custa nada mais que um cartão de memória que pode formatar. Depois, ainda tem a vantagem de poder trabalhar a foto para melhorar a nitidez, as cores e brilho com programas de edição de imagens, alguns simples acessíveis a todos ou o sofisticado photoshop.

No Salão de Automóveis de São Paulo 2012, os inúmeros fotógrafos registram uma apresentação de gangnam style
Enfim, o Dia do Fotógrafo é o dia de quase toda a gente do mundo, de todos aqueles que tiram fotos com qualquer equipamento. Parabéns a todos nós, amadores, semi-profissionais ou profissionais.

No Museu de Louvre em Paris, uma disputa de máquinas fotográficas para fotografar o quadro de Mona Lisa
Sabia que Dom Pedro II foi o primeiro fotógrafo do Brasil e da América Latina? Foi em 1840, com 14 anos, que começou a tirar fotos com a primeira máquina fotográfica que chegou ao país.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.


Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.


cartaz de Ung Vai Meng

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.
Comentários