Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P. D. Luz,

8 de Janeiro, Dia do Fotógrafo

Faça chuva, faça sol, o fotógrafo enfrenta todas as situações para fazer os seus registros fotográficos

Faça chuva, faça sol, o fotógrafo enfrenta todas as situações para fazer os seus registros fotográficos

Antes tarde do que nunca! Passados 2 dias, venho anunciar que dia 8 de Janeiro, no Brasil, é e foi o Dia Nacional do Fotógrafo. Um amante de fotografia como sou, não poderia deixar de celebrar este dia de tudo o que gosto de ser, um fotógrafo!

Hoje em dia, com a era digital, o número de fotógrafos aumentou significativamente.  De um simples celular (telemóvel) a uma sofisticada máquina, fotografa-se de tudo, quer seja por uma pessoa de poucos recursos, como aquele com rica conta bancária.  A tecnologia dos dias de hoje democratizou a fotografia e reduziu significativamente os custos para esta prática.

Lembro-me dos tempos em tinha que comprar um rolo de negativos, que variava de 12, 24 e 36 poses, e depois mandar revelar e ampliar em papel, do tamanho 9x12cm ou 10x15cm  para ver como ficaram as fotos.  O custo de fazer fotos com rolo de 36 poses e revelar, poderia custar hoje em torno de R$ 30,00 (US$ 15,00) no Brasil. Tirava-se poucas fotos, como numa viagem, talvez uns 5 rolos ou 180 fotos. Hoje, no meu caso, tiraria em torno de 1.500 a 2.000 fotos com uns 2 ou 3 cartões de memória. Recordo que naqueles tempos, sonhava que um dia houvesse uma tecnologia que permitisse ver na hora como ficaram as fotos, e não é que meu sonho realizou-se ???!!!

A vantagem que, hoje em dia, você pode ver na hora se a foto ficou boa e tira de novo, se for o caso. Normalmente, tira-se mais de uma com alguma variação de focagem.  Afinal, não custa nada mais que um cartão de memória que pode formatar. Depois, ainda tem a vantagem de poder trabalhar a foto para melhorar a nitidez, as cores e brilho com programas de edição de imagens, alguns simples acessíveis a todos ou o sofisticado photoshop.

No Salão de Automóveis de São Paulo 2012, os inúmeros fotógrafos registram uma apresentação de gangnam style

No Salão de Automóveis de São Paulo 2012, os inúmeros fotógrafos registram uma apresentação de gangnam style

Enfim, o Dia do Fotógrafo é o dia de quase toda a gente do mundo, de todos aqueles que tiram fotos com qualquer equipamento. Parabéns a todos nós, amadores, semi-profissionais ou profissionais.

No Museu de Louvre em Paris, uma disputa de máquinas fotográficas para fotografar o quadro de Mona Lisa

No Museu de Louvre em Paris, uma disputa de máquinas fotográficas para fotografar o quadro de Mona Lisa

Sabia que Dom Pedro II foi o primeiro fotógrafo do Brasil e da América Latina? Foi em 1840, com 14 anos, que começou a tirar fotos com a primeira máquina fotográfica que chegou ao país.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 10/01/2013 por em BRASIL.

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 723,128 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Passaram-se 11 anos, não parece muito, mas vários conterrâneos e amigos nas fotos que publico da festa do 17º aniversário da Casa de Macau de São Paulo em 2006, promovida em 29 de julho, não estão mais conosco. Ficaram os bons momentos registrados da boa confraternização. Vale um momento de reflexão para sempre procurarmos um […]

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

%d blogueiros gostam disto: