No dia em que recebo a triste notícia do falecimento do antigo professor de ginástica do Seminário de São Paulo, José Victor do Rosário (veja postagem seguinte em sua memória) publico a terceira série de fotos das Memórias do Seminário de São José, cujo foco neste primeiro bloco (de dois), são as práticas desportivas/esportivas da escola nos anos 50/60.
Aproveito para agradecer a contribuição do ex-aluno (Macau) que prefere o anonimato, e de Carlos Dias (Macau), também ex-aluno, que compartilhou um impressionante arquivo de 200 fotos das atividades do Seminário nesses anos. Tamanha contribuição, somando ao material que disponho, e do que poderia outros contribuírem, permite até em imaginar a montagem de um blog ou site específico para a nossa escola, simplesmente para abrigo das memórias do Seminário São José, que, infelizmente, não existe mais em Macau.
* * * * *
Actualização 07/02/2013 –
Mensagem Importante de Rufino Ramos (Macau)
A 19 de Março próximo, os antigos alunos, externos e internos, do Seminário vão comemorar mais uma vez o Dia de São José com uma Missa na Capela do Seminário acompanhada de cantos gregorianos. Esperamos que seja uma concelebração com o Revmo. Bispo D. Jose Lai e outros sacerdotes.
Haverá em seguida um convívio num restaurante chinês.
Os que não puderem estar presentes em corpo, agradecemos a sua presença em espírito.
Bem Hajam!
* * * * *
MEMÓRIAS DESPORTIVAS (ESPORTIVAS) DO SEMINÁRIO DE SÃO JOSÉ NOS ANOS 50/60
(clicar nas fotos para aumentar, e mais uma vez com a lupa em +)
* As legendas e nomeação das pessoas fica a critério de quem se dispor a contribuir

Na ponta esquerda, de roupa preta, está José Victor do Rosário, falecido em 05/02/2013 e noutra ponta, à direita, o Padre Ramiro Marta que reside no Litoral Sul do Estado de São Paulo, Brasil.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.


Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.


cartaz de Ung Vai Meng

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.








A 19 de Março próximo, os antigos alunos, externos e internos, do Seminário vão comemorar mais uma vez o Dia de São José com uma Missa na Capela do Seminário acompanhada de cantos gregorianos. Esperamos que seja uma concelebração com o Revmo. Bispo D. Jose Lai e outros sacerdotes.
Haverá em seguida um convívio num restaurante chinês.
Os que não puderem estar presentes em corpo, agradecemos a sua presença em espírito.
Bem Hajam!
Os meus votos para que haja um maior comparecimento dos ex-alunos do SSJ, pois afinal de contas, é meramente um convívio para matar as saudades dos velhos tempos e se realiza apenas uma vez ao ano. Vivamos a vida e as saudades enquanto estivermos vivos!