Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P. D. Luz,

Adeus Papa Bento XVI, vivemos a história

Papa Bento XVI

Papa Bento XVI

28 de Fevereiro de 2013, da sacada da residência de Castel Gandolfo, Bento XVI falou ao povo pela última vez na condição de Papa:

Caros amigos, estou feliz de estar com vocês, rodeado pela beleza da criação e seus votos de carinho que tanto me fazem bem. Obrigado por sua amizade e por seu afeto. Vocês sabem que este dia é diferente para mim. Eu não sou mais o Supremo Pontífice da Igreja Católica – ou o serei até as 20h, e então não mais.

Sou simplesmente um peregrino iniciando a etapa final de sua peregrinação nesta terra. Mas, ainda assim, eu agradeço. Com meu coração, meu amor, minhas orações, minha reflexão, e com toda minha força interior, eu ainda gostaria de trabalhar pelo bem comum e pelo bem da Igreja e da humanidade. Sinto-me muito apoiado pela sua simpatia.

Que sigamos adiante com o Senhor pelo bem da Igreja e do mundo. Obrigado, e agora, de todo coração, presto minha saudação. Abençoado seja o Deus todo poderoso , Pai, Filho e Espírito Santo. Obrigado, e boa noite a todos.”

Vivemos um momento histórico, após 1415, quando ocorreu a última renúncia de um Papa que foi Gregório XII, há 598 anos. Custou acreditar na renúncia, pois vim a saber em pleno cruzeiro marítimo e não tinha mais notícias concretas.  Na missa celebrada na capela do navio Costa Fortuna, o padre anunciou aos fiéis e criou um grande espanto para aqueles que ainda não sabiam da notícia.  Ele, também inconformado, explicava que a história se repetia após 1415.

Quais sejam os motivos, dos vários especulados que lemos, assistimos e ouvimos em todos os meios de comunicação,  este é um momento em que, ao contrário de sentirmos abalados, devemos ver a nossa fé católica ser reforçada, pois nos momentos difíceis é que temos que juntar forças. Pesem opiniões e críticas diversas e fortes sobre o Vaticano governado por seres humanos, os vícios ou forças ocultas infelizmente, pela sua estrutura e grandiosidade, acabam se assimilando à de um governo de uma nação. Nem por isso e por nada, deixo de ser católico apostólico romano, sou, serei e assim morrerei.  Tal como, numa nação assolada por crises ou governos discutíveis, dando como exemplo, Portugal, os portugueses não abandonariam a sua nacionalidade.

Faço votos para que o novo Papa consiga reunir forças para uma boa administração do Vaticano, e enfrentar os problemas que levaram a renúncia de Bento XVI.  Ficamos nesta fase de “Apostolica Seden Vacans”, em latim, que faz menção ao fato de a Santa Sé estar vaga até a escolha do próximo Papa.

Que o gesto do Papa Bento XVI ao renunciar consiga despertar e reforçar a fé entre os católicos, e que seja benéfico para a correção de rumos no Vaticano.  Bem haja Papa Emérito Bento XVI, que Deus te proteja. Muito obrigado, grazie! E, ciao!

APOSTOLICA SEDEN VACANS

SEDE VACANS - à espera do novo Papa

APOSTOLICA SEDEN VACANS – à espera do novo Papa

O Vaticano

O Vaticano

MEMÓRIAS DA VISITA AO VATICANO E ASSISTIR À SAUDAÇÃO DO PAPA BENTO XVI EM NOVEMBRO DE 2010

Em novembro de 2010, na nossa viagem a Macau para o Encontro das Comunidades Macaenses, fizemos uma parada em Roma por 5 dias.  Foi como realizar um sonho.  E como não poderia deixar de ser, e por sorte, pudemos assistir à saudação do Papa Bento XVI da habitual janela da sede do Vaticano.  Foi pura emoção. Inacreditável !!!  A praça estava cheia de gente de todas origens. Eis alguns registros:

Papa Bento XVI faz a sua saudação em várias línguas, inclusive o português, lá do alto da janela da sede do Vaticano

Papa Bento XVI faz a sua saudação em várias línguas, inclusive o português, lá do alto da janela da sede do Vaticano

Roma Basilica Praca Sao Pedro (06)

Roma Basilica Praca Sao Pedro (07)

A Mia assistia com emoção

A Mia assistia com emoção

uma imagem da Basílica de São Pedro

uma imagem da Basílica de São Pedro

Mia juntou-se a um grupo alegre de turistas brasileiros para uma memorável foto

Mia juntou-se a um grupo alegre de turistas brasileiros para uma memorável foto

Após encerrada a cerimonia, um grupo austríaco tocava e o povo à volta dançava.  Foi algo muito emocionante ver tudo isso.  Era a alegria dos católicos por estarem no Vaticano

Após encerrada a cerimonia, um grupo austríaco tocava e o povo à volta dançava. Foi algo muito emocionante ver tudo isso. Era a alegria dos católicos por estarem no Vaticano

O padre comandava o grupo de austríacos, a dançar e cantar.  Depois da cantoria, a Mia fez questão de tirar uma foto com o sacerdote e qual a alegria dele e nossa ao descobrir que não era austríaco, mas brasileiro do Rio de Janeiro.

O padre (3º da esquerda) comandava o grupo de austríacos, a dançar e cantar. Depois da cantoria, a Mia fez questão de tirar uma foto de lembrança com o sacerdote e qual a alegria dele e nossa ao descobrir que não era austríaco, mas brasileiro do Rio de Janeiro.

Também fiz questão de tirar uma foto de lembrança do lindo momento no Vaticano

Também fiz questão de tirar uma foto de lembrança do lindo momento no Vaticano

LEMBRANÇA DA VISITA DO PAPA BENTO XVI A SÃO PAULO EM MAIO DE 2007

As fotos são da visita do Papa Bento XVI a São Paulo em Maio de 2007.  Após pernoitar no Mosteiro de São Bento, no centro, onde a muito custo, pelo volume de gente e o espaço, conseguimos ver a saudação do Papa de uma janela.  No dia seguinte, no fim de tarde, rumou para a Catedral da Sé, também no centro velho, onde no percurso era saudado por imensa multidão. Fotos memoráveis que ganham importância pelo momento histórico vivido nesta data de 28 de fevereiro de 2013, seu último dia como Papa. Uma página da história que levou 598 anos para ser escrita novamente.

Visita Papa Bento XVI

A saudação da sua saída da Catedral da Sé

A saudação na sua saída da Catedral da Sé

O fim da visita a São Paulo, após deixar a Catedral da Sé

O fim da visita a São Paulo, após deixar a Catedral da Sé

Anúncios

2 comentários em “Adeus Papa Bento XVI, vivemos a história

  1. Mário António Lameiras
    01/03/2013

    Muito bom. Gostei de ler esta crónica. Vou partilhar. Obrigado Rogério, um grande abraço e que tenha um excelente dia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 722,909 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Passaram-se 11 anos, não parece muito, mas vários conterrâneos e amigos nas fotos que publico da festa do 17º aniversário da Casa de Macau de São Paulo em 2006, promovida em 29 de julho, não estão mais conosco. Ficaram os bons momentos registrados da boa confraternização. Vale um momento de reflexão para sempre procurarmos um […]

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

%d blogueiros gostam disto: