28 de Fevereiro de 2013, da sacada da residência de Castel Gandolfo, Bento XVI falou ao povo pela última vez na condição de Papa:
Caros amigos, estou feliz de estar com vocês, rodeado pela beleza da criação e seus votos de carinho que tanto me fazem bem. Obrigado por sua amizade e por seu afeto. Vocês sabem que este dia é diferente para mim. Eu não sou mais o Supremo Pontífice da Igreja Católica – ou o serei até as 20h, e então não mais.
Sou simplesmente um peregrino iniciando a etapa final de sua peregrinação nesta terra. Mas, ainda assim, eu agradeço. Com meu coração, meu amor, minhas orações, minha reflexão, e com toda minha força interior, eu ainda gostaria de trabalhar pelo bem comum e pelo bem da Igreja e da humanidade. Sinto-me muito apoiado pela sua simpatia.
Que sigamos adiante com o Senhor pelo bem da Igreja e do mundo. Obrigado, e agora, de todo coração, presto minha saudação. Abençoado seja o Deus todo poderoso , Pai, Filho e Espírito Santo. Obrigado, e boa noite a todos.”
Vivemos um momento histórico, após 1415, quando ocorreu a última renúncia de um Papa que foi Gregório XII, há 598 anos. Custou acreditar na renúncia, pois vim a saber em pleno cruzeiro marítimo e não tinha mais notícias concretas. Na missa celebrada na capela do navio Costa Fortuna, o padre anunciou aos fiéis e criou um grande espanto para aqueles que ainda não sabiam da notícia. Ele, também inconformado, explicava que a história se repetia após 1415.
Quais sejam os motivos, dos vários especulados que lemos, assistimos e ouvimos em todos os meios de comunicação, este é um momento em que, ao contrário de sentirmos abalados, devemos ver a nossa fé católica ser reforçada, pois nos momentos difíceis é que temos que juntar forças. Pesem opiniões e críticas diversas e fortes sobre o Vaticano governado por seres humanos, os vícios ou forças ocultas infelizmente, pela sua estrutura e grandiosidade, acabam se assimilando à de um governo de uma nação. Nem por isso e por nada, deixo de ser católico apostólico romano, sou, serei e assim morrerei. Tal como, numa nação assolada por crises ou governos discutíveis, dando como exemplo, Portugal, os portugueses não abandonariam a sua nacionalidade.
Faço votos para que o novo Papa consiga reunir forças para uma boa administração do Vaticano, e enfrentar os problemas que levaram a renúncia de Bento XVI. Ficamos nesta fase de “Apostolica Seden Vacans”, em latim, que faz menção ao fato de a Santa Sé estar vaga até a escolha do próximo Papa.
Que o gesto do Papa Bento XVI ao renunciar consiga despertar e reforçar a fé entre os católicos, e que seja benéfico para a correção de rumos no Vaticano. Bem haja Papa Emérito Bento XVI, que Deus te proteja. Muito obrigado, grazie! E, ciao!
APOSTOLICA SEDEN VACANS
MEMÓRIAS DA VISITA AO VATICANO E ASSISTIR À SAUDAÇÃO DO PAPA BENTO XVI EM NOVEMBRO DE 2010
Em novembro de 2010, na nossa viagem a Macau para o Encontro das Comunidades Macaenses, fizemos uma parada em Roma por 5 dias. Foi como realizar um sonho. E como não poderia deixar de ser, e por sorte, pudemos assistir à saudação do Papa Bento XVI da habitual janela da sede do Vaticano. Foi pura emoção. Inacreditável !!! A praça estava cheia de gente de todas origens. Eis alguns registros:
Papa Bento XVI faz a sua saudação em várias línguas, inclusive o português, lá do alto da janela da sede do Vaticano
Após encerrada a cerimonia, um grupo austríaco tocava e o povo à volta dançava. Foi algo muito emocionante ver tudo isso. Era a alegria dos católicos por estarem no Vaticano
O padre (3º da esquerda) comandava o grupo de austríacos, a dançar e cantar. Depois da cantoria, a Mia fez questão de tirar uma foto de lembrança com o sacerdote e qual a alegria dele e nossa ao descobrir que não era austríaco, mas brasileiro do Rio de Janeiro.
LEMBRANÇA DA VISITA DO PAPA BENTO XVI A SÃO PAULO EM MAIO DE 2007
As fotos são da visita do Papa Bento XVI a São Paulo em Maio de 2007. Após pernoitar no Mosteiro de São Bento, no centro, onde a muito custo, pelo volume de gente e o espaço, conseguimos ver a saudação do Papa de uma janela. No dia seguinte, no fim de tarde, rumou para a Catedral da Sé, também no centro velho, onde no percurso era saudado por imensa multidão. Fotos memoráveis que ganham importância pelo momento histórico vivido nesta data de 28 de fevereiro de 2013, seu último dia como Papa. Uma página da história que levou 598 anos para ser escrita novamente.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Muito bom. Gostei de ler esta crónica. Vou partilhar. Obrigado Rogério, um grande abraço e que tenha um excelente dia!
Agradeço Lameiras. Grande abraço