Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

O Tango era dançado por dois homens … !!!???

“Os “machos” latinos que não se impressionem. No seu início, no século XIX, o TANGO era dançado por dois homens, daí o fato dos rostos virados, sem se fitar, como é o Sirtaki, dança tradicional grega. Levou mais de 20 anos até que o TANGO fosse dançado com uma mulher (a partir de 1910)”, assim relatava um email que me foi repassado anexando um link para o vídeo abaixo publicado no You Tube.

Acrescentava o autor do email: “Tango entre dois irmãos, uma arte! Pra quem gosta de tango! Muito interessante…. e lindo!!!! Este vídeo é uma obra de arte. Reparem na mudança de mãos, que decide quem conduz quem…”.

Veja a seguir o tango dançado por um homem e uma mulher. Veja a sensualidade, a leveza dos movimentos … simplemente lindo !!!

Sinceramente não sabia deste detalhe! Tenho uma visão de que o tango é uma dança sensual de um homem com uma mulher.  Aprecio demais, tanto que Buenos Aires, Argentina, me encanta pois respira tango.  Pode ser visto livremente no bairro de La Boca nas vielas de El Caminito. Mas vendo o vídeo entende-se como é a dança entre dois homens, bem diferente daquele dançado por homem e mulher.

Em vista, fui pesquisar a Wikipedia e veja o que a enciclopédia livre descreve sobre o Tango (cópia parcial):

BA.La.Boca.07

O Tango

O tango é um tipo musical e uma dança a par. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. Segundo Discépolo, “o tango é um pensamento triste que se pode dançar”.

tango (1)

Origem da música

Sua origem encontra-se na área de Rio da Prata, na América do Sul, nas cidades de Buenos Aires e Montevidéu.

A música do tango não tem uma origem muito clara. De acordo com estudos que não dispõem de numerosa documentação, o tango descenderia da habanera e se interpretava nos prostíbulos de Buenos Aires e Montevidéu, nas duas últimas décadas do século XIX, com violino, flauta e guitarra (violão). Nessa época inicial era dançado por dois homens, daí o fato dos rosto virados, sem se fitar. Depois, já nos anos 1910, com o sucesso em Paris foi aceito pela aristocracia platina.

O escritor argentino Jorge Luis Borges afirmou que por suas características o tango só poderia ter nascido em Montevidéu ou Buenos Aires. O bandoneón, que atualmente caracteriza o tango, chegou à região do Rio da Prata por volta do ano 1900, nas maletas de imigrantes alemães. Não existem muitas partituras da época, pois os músicos de tango não sabiam escrever a música e provavelmente interpretavam sobre a base de melodias já existentes, tanto de habaneras como de polcas.

BA.La.Boca.05

Características

O Tango mescla o drama, a paixão, a sexualidade, a agressividade, é sempre e totalmente triste. Como dança é “duro”, masculino, sem meneios femininos, a mulher é sempre submissa. O ritmo é sincopado, tem um compasso binário. A síncope é de uma nota tocada no tempo fraco que se prolonga até um tempo forte, o que movimenta a música e desloca acentuação do ritmo.

BA.La.Boca.10

El Caminito em La Boca, Buenos Aires, Argentina

Em Dezembro de 2012, o casal macaense Eduardo Silva e Beatriz fez uma apresentação de tango na Casa de Macau de São Paulo:

Eduardo.Silva.Beatriz.tango1

* Obrigado Argentina Mendonça por repassar o e-mail

9 comentários em “O Tango era dançado por dois homens … !!!???

  1. Carlos Henrique facincani cappellato h
    04/04/2021

    Esse vídeo é um verdadeiro. e delicioso presente de PÁSCOA!
    Obrigado, TB pela aula!
    Carlos Henrique facincani cappellato

  2. Laerte
    11/03/2021

    No caso do video dos irmãos bailarinos, é uma Milonga que estão dançando…🙂☝

  3. felix
    02/09/2018

    tango queer é o tango dançado por dois homens o dois mulheres

  4. felix
    01/09/2018

    danço tango sem problemas e muitas vezes com outros homens e posso falar que a sensualidade com uma mulher é fantástica,mais com hombre e um jogo no qual devo saber o meu papel já que varia nos movimentos ora conduz ,ora é conduzido,de uma ou outra maneira e sensual ao máximo

  5. José Emanuel dos Santos Sebastião
    20/07/2018

    O Tango era dançado pelos homens por pura diversão, mas também porque inicialmente só as prostitutas dançavam o Tango, sendo que a Sociedade, em todas as classes sociais o tinha como uma dança obscena, de prostíbulo. Só rm Buenos Aires havia mais de duzentas casas destas.Era proibido dançar em qualquer baile ou festividade. Mesmo assim, nas “Casas Más”, havia um enorme número de homens (emigrantes e marinheiros) para um reduzido número de prostitutas. Assim sendo, estas só queriam dançar com os homens que o sabiam fazer. Daí que os homens dançassem para se ensinar e treinarem mutuamente. Concluindo, os homens dançavam inicialmente uns com os outros por três razões. Por falta de mulheres com quem dançar; para aprenderem/ensinarem e, claro, para se divertirem. Mais tarde, principalmente os Patoteros – meninos “bem” que treinavam pugilismo e eram rapazes briguentos da noite, levaram o Tango para Paris, onde foi muito bem aceite, tendo voltado à Argentina com outro estatuto e tendo começado a ser dançado pela sociedade em geral. A partir dessa altura, as Milongas (nome dos bailes de tango), generalizaram-se nas cidades e os homens deixaram de precisar de dançar uns com os outros, tornando-se essa prática residual e sendo hoje uma curiosidade histórica e espetacular, como se pode ver pelo vídeo dos irmão, acima.

  6. jorge basto
    02/03/2013

    Gostei dessa curiosidade…, sendo também apologista de que «Buenos Aires respira tango!», que respirei quando a visitei.
    E nesse sentido, por ter sido citado o escritor «argentino» Jorge Luis Borges, de seu nome completo Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo (1899-1986), aqui vai uma outra curiosidade…
    Segundo um estudo de Antonio Andrade, Jorge Luis Borges tem ascendência portuguesa: o bisavô de Borges, Francisco, teria nascido em Portugal em 1770 e vivido na localidade de Torre de Moncorvo, situada no Norte de Portugal, antes de emigrar para a Argentina, onde teria casado com Cármen Lafinur.
    (vd http://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_Luis_Borges)
    Regressa (Jorge Luis Borges, depois duma visita em 1921) a Portugal em 1984. Declara que essa visita é também uma homenagem ao seu bisavô português, Francisco Borges. Nessa ocasião, afirma saber que Torre de Moncorvo era a terra natal desse antepassado. (vd http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=85673)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 01/03/2013 por em ARGENTINA, Buenos Aires, Tango e marcado .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.533.056 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]

%d blogueiros gostam disto: