Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

Catedral São Paulo Apóstolo, uma majestosa igreja em Blumenau, Santa Catarina

Catedral São Paulo Apóstolo . Blumenau SC (01)

A Igreja tem 23m de largura, 15m de altura e 75m de comprimento

Blumenau, no Sul do Brasil, terceira maior cidade do Estado de Santa Catarina, foi fundada em 1850 pelo alemão Hermann Blumenau e em Fevereiro de 2013, visitei-a através do tour contratado no navio Costa Fortuna pelo qual fazia o meu cruzeiro marítimo.

Um dos pontos turísticos que constava do seu roteiro, era a majestosa Catedral São Paulo Apóstolo assim qualificada no site da igreja como “um novo conceito arquitetônico para igrejas católicas”.  Inaugurada parcialmente em 1958 e finalmente concluída totalmente em 1963, apesar de ter decorridos 40 anos, a igreja parece uma obra recente pela sua suntuosidade e modernidade.  Como podem ver pelas fotos, possui poucas imagens sacras, somente um altar e iluminação natural pelas paredes envidraçadas.

Catedral São Paulo Apóstolo . Blumenau SC (02)

Com a construção da nova igreja, a popular torre em forma de cruz foi substituída pela torre dos sinos e relógios. A torre de pedra tem 45 metros de altura e abriga 3 sinos e relógios. Novos sinos foram então adquiridos, mas só puderam ser instalados em 1963, após o término das obras da nova torre

Vejamos o que o site da Catedral São Paulo Apóstolo conta da sua história. Fotografias de Rogério P.D. Luz, salvo a foto antiga do mesmo site, pelo que se agradece a compreensão pela cópia do texto, única fonte localizada para publicação desta postagem de divulgação:

Catedral São Paulo Apósto – Blumenau/SC – Brasil

(texto do site http://www.catedraldeblumenau.org.br)

No ano de 1854, chegaram a Blumenau os primeiros alemães católicos. Oito deles eram austríacos. No ano de 1864, foi construída a primeira capela. Pe. Alberto Francisco Gattone, primeiro pároco de Gaspar, orientou e incentivou a construção. Esse sacerdote atendia também Blumenau. No dia 25 de janeiro de 1865, foi celebrada a primeira missa. Realizou-se nessa data também a primeira festa em honra do padroeiro São Paulo Apóstolo.

Em setembro de 1868, foi abençoada a pedra fundamental da Igreja Matriz. De 1869 a 1871, a capela é atendida pelo Pe. Guilherme Antonio Roemer. Quando de passagem, Pe. João Maria Cybeo, missionário jesuíta, atendia a população católica. Pe. Carlos Boegershausen, pároco da Colônia Dona Francisca, em Joinville, muitas vezes vinha a Blumenau ajudar no atendimento pastoral.

Pela Lei Provincial 694, de 31 de julho de 1873, foi criada a Freguesia de São Paulo Apóstolo.

Catedral São Paulo Apóstolo . Blumenau SC (03)

Em 1876, chegou a Blumenau o Pe. José Maria Jacobs, que, pouco depois, assumiu o cargo de primeiro pároco.

No dia 24 de dezembro de 1876, foi dada a bênção da Matriz, projetada pelo arquiteto Henrique Krohberger. Em 1878, o Bispo do Rio de Janeiro erige a Paróquia São Paulo Apóstolo.

Em março de 1892, chegaram em Blumenau os primeiros franciscanos: Frei Lucínio Korte e Frei Zeno Walbroehl. Coube-lhes dar continuidade aos trabalhos iniciados na paróquia e no Colégio São Paulo. No dia 02 de dezembro de 1923, foi feita a bênção da pedra fundamental para o aumento da Matriz e, no dia 15 de agosto de 1926, o bispo de Florianópolis, Dom Joaquim Domingues de Oliveira celebrou solene consagração do novo templo. Na Páscoa de 1927, foi inaugurado o órgão de tubos e, em 1928, foram abençoados os três novos sinos, dedicados a Jesus Cristo, Maria Santíssima e São José. Dez anos depois, com grande sucesso, foram realizadas missões populares.

Catedral São Paulo Apóstolo . Blumenau SC (04)

Atrás do altar, a gigantesca Rosácea com 8m de diâmetro, rodeada de outras vinte menores, com 60cm de diâmetro cada, é um trabaho de cantaria verdadeiramente admirável, como que a dizer que a força da fé pode até retorcer o granito.

No dia 24 de maio de 1953, foi celebrado o lançamento da pedra fundamental da nova Matriz (atual Catedral). O arquiteto Gottfried Boehm fez o projeto. Três anos depois, foi dada a licença para a bênção de parte da nova construção e demolição da antiga igreja. No dia 25 de janeiro de 1958, realizou-se a cerimônia da consagração da nova e suntuosa Igreja Matriz. Nessa ocasião, o bispo Dom Gregório Warmeling celebrou sua primeira missa pontifical. Pe. Frei Brás Reuter, verdadeira alma da grande construção, dirigiu inesquecível mensagem. No dia 01 de junho de 1963, foi inaugurada torre e foram concluídas as obras.

No dia 19 de abril do ano jubilar 2000, com a criação da Diocese de Blumenau, a Matriz São Paulo Apóstolo foi elevada a Catedral.

Catedral São Paulo Apóstolo . Blumenau SC (05)

a mesa da palavra é feita com o mesmo mármore do altar

Catedral São Paulo Apóstolo . Blumenau SC (07)

Catedral São Paulo Apóstolo . Blumenau SC (06)

Catedral São Paulo Apóstolo . Blumenau SC (14)

Batistério possui 8,00m de altura e 5,60m de diâmetro, em meio a majestosa colunata, trabalhado em concreto e mármore com ampla visão para o seu interior através de belos vitrais quadrangulados em cores amarelo, verde, cinza e natural.

Catedral São Paulo Apóstolo . Blumenau SC (16)

A nova Igreja foi construída com pedras de granito vermelho

(clicar nas fotos para aumentar)

* Todos os dados das legendas das fotos foram coletados do site da Catedral com o link acima em azul.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 696,946 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Passaram-se 11 anos, não parece muito, mas vários conterrâneos e amigos nas fotos que publico da festa do 17º aniversário da Casa de Macau de São Paulo em 2006, promovida em 29 de julho, não estão mais conosco. Ficaram os bons momentos registrados da boa confraternização. Vale um momento de reflexão para sempre procurarmos um […]

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

%d blogueiros gostam disto: