Blumenau, no Sul do Brasil, terceira maior cidade do Estado de Santa Catarina, foi fundada em 1850 pelo alemão Hermann Blumenau e em Fevereiro de 2013, visitei-a através do tour contratado no navio Costa Fortuna pelo qual fazia o meu cruzeiro marítimo.
Um dos pontos turísticos que constava do seu roteiro, era a majestosa Catedral São Paulo Apóstolo assim qualificada no site da igreja como “um novo conceito arquitetônico para igrejas católicas”. Inaugurada parcialmente em 1958 e finalmente concluída totalmente em 1963, apesar de ter decorridos 40 anos, a igreja parece uma obra recente pela sua suntuosidade e modernidade. Como podem ver pelas fotos, possui poucas imagens sacras, somente um altar e iluminação natural pelas paredes envidraçadas.
Com a construção da nova igreja, a popular torre em forma de cruz foi substituída pela torre dos sinos e relógios. A torre de pedra tem 45 metros de altura e abriga 3 sinos e relógios. Novos sinos foram então adquiridos, mas só puderam ser instalados em 1963, após o término das obras da nova torre
Vejamos o que o site da Catedral São Paulo Apóstolo conta da sua história. Fotografias de Rogério P.D. Luz, salvo a foto antiga do mesmo site, pelo que se agradece a compreensão pela cópia do texto, única fonte localizada para publicação desta postagem de divulgação:
Catedral São Paulo Apósto – Blumenau/SC – Brasil
(texto do site http://www.catedraldeblumenau.org.br)
No ano de 1854, chegaram a Blumenau os primeiros alemães católicos. Oito deles eram austríacos. No ano de 1864, foi construída a primeira capela. Pe. Alberto Francisco Gattone, primeiro pároco de Gaspar, orientou e incentivou a construção. Esse sacerdote atendia também Blumenau. No dia 25 de janeiro de 1865, foi celebrada a primeira missa. Realizou-se nessa data também a primeira festa em honra do padroeiro São Paulo Apóstolo.
Em setembro de 1868, foi abençoada a pedra fundamental da Igreja Matriz. De 1869 a 1871, a capela é atendida pelo Pe. Guilherme Antonio Roemer. Quando de passagem, Pe. João Maria Cybeo, missionário jesuíta, atendia a população católica. Pe. Carlos Boegershausen, pároco da Colônia Dona Francisca, em Joinville, muitas vezes vinha a Blumenau ajudar no atendimento pastoral.
Pela Lei Provincial 694, de 31 de julho de 1873, foi criada a Freguesia de São Paulo Apóstolo.
Em 1876, chegou a Blumenau o Pe. José Maria Jacobs, que, pouco depois, assumiu o cargo de primeiro pároco.
No dia 24 de dezembro de 1876, foi dada a bênção da Matriz, projetada pelo arquiteto Henrique Krohberger. Em 1878, o Bispo do Rio de Janeiro erige a Paróquia São Paulo Apóstolo.
Em março de 1892, chegaram em Blumenau os primeiros franciscanos: Frei Lucínio Korte e Frei Zeno Walbroehl. Coube-lhes dar continuidade aos trabalhos iniciados na paróquia e no Colégio São Paulo. No dia 02 de dezembro de 1923, foi feita a bênção da pedra fundamental para o aumento da Matriz e, no dia 15 de agosto de 1926, o bispo de Florianópolis, Dom Joaquim Domingues de Oliveira celebrou solene consagração do novo templo. Na Páscoa de 1927, foi inaugurado o órgão de tubos e, em 1928, foram abençoados os três novos sinos, dedicados a Jesus Cristo, Maria Santíssima e São José. Dez anos depois, com grande sucesso, foram realizadas missões populares.
Atrás do altar, a gigantesca Rosácea com 8m de diâmetro, rodeada de outras vinte menores, com 60cm de diâmetro cada, é um trabaho de cantaria verdadeiramente admirável, como que a dizer que a força da fé pode até retorcer o granito.
No dia 24 de maio de 1953, foi celebrado o lançamento da pedra fundamental da nova Matriz (atual Catedral). O arquiteto Gottfried Boehm fez o projeto. Três anos depois, foi dada a licença para a bênção de parte da nova construção e demolição da antiga igreja. No dia 25 de janeiro de 1958, realizou-se a cerimônia da consagração da nova e suntuosa Igreja Matriz. Nessa ocasião, o bispo Dom Gregório Warmeling celebrou sua primeira missa pontifical. Pe. Frei Brás Reuter, verdadeira alma da grande construção, dirigiu inesquecível mensagem. No dia 01 de junho de 1963, foi inaugurada torre e foram concluídas as obras.
No dia 19 de abril do ano jubilar 2000, com a criação da Diocese de Blumenau, a Matriz São Paulo Apóstolo foi elevada a Catedral.
Batistério possui 8,00m de altura e 5,60m de diâmetro, em meio a majestosa colunata, trabalhado em concreto e mármore com ampla visão para o seu interior através de belos vitrais quadrangulados em cores amarelo, verde, cinza e natural.
(clicar nas fotos para aumentar)
* Todos os dados das legendas das fotos foram coletados do site da Catedral com o link acima em azul.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Comentários