“Barão” Wilson Fittipaldi com o neto Christian, e filhos Wilsinho e Emerson. Christian é filho do Wilsinho.
Passavam-se 4 anos e alguns meses desde que emigrara para o Brasil, trazendo comigo a paixão pelo automobilismo herdada das corridas dos Grandes Prémios de Macau, quando a 10 de Setembro de 1972, época em que as corridas de Fórmula 1 eram apenas transmitidas por rádio, ouvia do empolgado locutor, com muita justiça, a narrar o 1º título mundial da categoria a ser ganha por um brasileiro.
Ouça abaixo, clicando na seta, para seguir na leitura:
O locutor da Rádio Jovem Pan, de São Paulo, era nada mais que o “Barão” Wilson Fittipaldi, a narrar a grande conquita do filho Emerson Fittipaldi, que com a nova conquista do título de Fórmula 1 em 1974, tornava-se o primeiro brasileiro, e porque não, piloto de língua portuguesa, a sagrar-se bicampeão de F1. “Barão Fittipaldi” carinhosamente apelidado pelo meio automobilístico e fãs como eu, foi o locutor a iniciar as narrações via rádio das corridas de Fórmula 1. Na época, e até hoje, fanático por corridas de automóveis e da Fórmula 1, gravava no meu gravador de rolo boa parte dessas corridas, graças a Deus, preservadas até os dias de hoje.
O “Barão” Wilson Fittipaldi, pai e avô de 3 pilotos de Fórmula 1, Emerson, Wilsinho e Christian, já não está mais conosco. Faleceu nesta madrugada de 2ª feira num hospital no Rio de Janeiro com 92 anos de idade. Veja a mensagem que Emerson publicou na sua página pessoal no Facebook:
“Minha Querida Família, meus queridos amigo, e queridos fãs,
Nosso patriarca o Barão Wilson tem lutado muito é um guerreiro, um vencedor! Todos nós viemos dele e da minha querida mãe Juze, outra guerreira que já lutou muito na vida e nos últimos dias. No dia 24 de outubro de 2006 nos deixou para descansar na vida eterna, encontrando Deus e Jesus e encontrando lá todos os nossos parentes.
Ontem falei no ouvido do meu pai que linda família que ele formou e que todos nós estávamos torcendo e orando para que ele melhorasse e que Deus sempre amou a nossa familia e ele também. Foi nesse momento que ele pela primeira vez e única desde que está internado abriu os olhos, balançou a perna, movimentou a boca, era um sinal de amor para essa família grande e querida. Eu a Rossana e a Tania ficamos muito emocionados com a mensagem de amor e agradecimento, foi lindo!!
Ontem ele ja não respondeu mais, está nas mãos de Deus.
Ontem pela manhã já fizemos uma oração com ele e depois de escrever essa carta vamos voltar ao hospital.
Por favor orem pelo nosso patriarca o Barão.
Ele ama muito vocês meus filhos e filhas, minha mulher querida, meus netos e netas, noras e genros, meu irmão, meus sobrinhos e toda essa família linda que somos, vocês terão muito orgulho do homem que ele sempre foi, um marido, um pai , um avô, um bisavô exemplar que ama muito vocês.
Deus chamou meu querido pai hoje à uma da manhã.
O Brasil e o automobilismo perdeu essa pessoa que tanto amou esse esporte fantástico e que graças a ele eu entrei nesse esporte que eu amo muito para o resto da minha vida, devo tudo ao meu Pai e minha Mãe por terem me levado à esse esporte!
Amo muito meu pai, nosso patriarca
Emerson
Deus abençoe.
*04/08/1920
+11/03/2013”
Descanse em paz Wilson Fittipaldi e muito obrigado pelos grandes momentos de alegria e emoção ao ouvir as suas narrações da Fórmula 1 na Rádio Jovem Pan nos anos 70. Ficam as saudades destes belos e dourados tempos!
Cartaz numa recente exposição de carros antigos do automobilismo brasileiro – Velocult 2013 – homenageava Wilson Fittipaldi com histórico da sua vida. Clique para aumentar e ter uma boa leitura.
A Lotus com a qual Emerson ganhou o título de Campeão Mundial de Fórmula 1 em 1972 e narrada pelo seu pai o Barão Wilson no audio acima
* O áudio é uma gravação da Rádio Jovem Pan e publicada pela revista Manchete em edição especial de Setembro de 1972
* Fotos quando não atribuída a minha autoria nelas, foram coletadas de Google Imagens
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Comentários