Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

“Barão” Wilson Fittipaldi (1920-2013)

"Barão" Wilson Fittipaldi com o neto Christian, e filhos Wilsinho e Emerson

“Barão” Wilson Fittipaldi com o neto Christian, e filhos Wilsinho e Emerson.  Christian é filho do Wilsinho.

Passavam-se 4 anos e alguns meses desde que emigrara para o Brasil, trazendo comigo a paixão pelo automobilismo herdada das corridas dos Grandes Prémios de Macau, quando a 10 de Setembro de 1972, época em que as corridas de Fórmula 1 eram apenas transmitidas por rádio, ouvia do empolgado locutor, com muita justiça, a narrar o 1º título mundial da categoria a ser ganha por um brasileiro.

Ouça abaixo, clicando na seta, para seguir na leitura:

o Barão nos velhos e gloriosos tempos do rádio

o Barão nos velhos e gloriosos tempos da rádio

O locutor da Rádio Jovem Pan, de São Paulo, era nada mais que o “Barão” Wilson Fittipaldi, a narrar a grande conquita do filho Emerson Fittipaldi, que com a nova conquista do título de Fórmula 1 em 1974, tornava-se o primeiro brasileiro, e porque não, piloto de língua portuguesa, a sagrar-se bicampeão de F1.  “Barão Fittipaldi” carinhosamente apelidado pelo meio automobilístico e fãs como eu, foi o locutor a iniciar as narrações via rádio das corridas de Fórmula 1.  Na época, e até hoje, fanático por corridas de automóveis e da Fórmula 1, gravava no meu gravador de rolo boa parte dessas corridas, graças a Deus, preservadas até os dias de hoje.

O “Barão” Wilson Fittipaldi, pai e avô de 3 pilotos de Fórmula 1, Emerson, Wilsinho e Christian, já não está mais conosco. Faleceu nesta madrugada de 2ª feira num hospital no Rio de Janeiro com 92 anos de idade.  Veja a mensagem que Emerson publicou na sua página pessoal no Facebook:

“Minha Querida Família, meus queridos amigo, e queridos fãs,
Nosso patriarca o Barão Wilson tem lutado muito é um guerreiro, um vencedor! Todos nós viemos dele e da minha querida mãe Juze, outra guerreira que já lutou muito na vida e nos últimos dias. No dia 24 de outubro de 2006 nos deixou para descansar na vida eterna, encontrando Deus e Jesus e encontrando lá todos os nossos parentes.
Ontem falei no ouvido do meu pai que linda família que ele formou e que todos nós estávamos torcendo e orando para que ele melhorasse e que Deus sempre amou a nossa familia e ele também. Foi nesse momento que ele pela primeira vez e única desde que está internado abriu os olhos, balançou a perna, movimentou a boca, era um sinal de amor para essa família grande e querida. Eu a Rossana e a Tania ficamos muito emocionados com a mensagem de amor e agradecimento, foi lindo!!
Ontem ele ja não respondeu mais, está nas mãos de Deus.
Ontem pela manhã já fizemos uma oração com ele e depois de escrever essa carta vamos voltar ao hospital.
Por favor orem pelo nosso patriarca o Barão.
Ele ama muito vocês meus filhos e filhas, minha mulher querida, meus netos e netas, noras e genros, meu irmão, meus sobrinhos e toda essa família linda que somos, vocês terão muito orgulho do homem que ele sempre foi, um marido, um pai , um avô, um bisavô exemplar que ama muito vocês.
Deus chamou meu querido pai hoje à uma da manhã.
O Brasil e o automobilismo perdeu essa pessoa que tanto amou esse esporte fantástico e que graças a ele eu entrei nesse esporte que eu amo muito para o resto da minha vida, devo tudo ao meu Pai e minha Mãe por terem me levado à esse esporte!
Amo muito meu pai, nosso patriarca
Emerson

Deus abençoe.
*04/08/1920
+11/03/2013”

Descanse em paz Wilson Fittipaldi e muito obrigado pelos grandes momentos de alegria e emoção ao ouvir as suas narrações da Fórmula 1 na Rádio Jovem Pan nos anos 70.  Ficam as saudades destes belos e dourados tempos!

Cartaz numa recente exposição de carros antigos do automobilismo brasileiro homegeava Wilson Fittipaldi com histórico da sua vida.  Clique para aumentar e ter uma boa leitura.

Cartaz numa recente exposição de carros antigos do automobilismo brasileiro – Velocult 2013 – homenageava Wilson Fittipaldi com histórico da sua vida. Clique para aumentar e ter uma boa leitura.

Emerson Fittipaldi

Emerson Fittipaldi

A Lotus com a qual Emerson ganhou o título de Campeão Mundial de Fórmula 1 em 1972 e narrada pelo seu pai o Barão Wilson, no audio acima

A Lotus com a qual Emerson ganhou o título de Campeão Mundial de Fórmula 1 em 1972 e narrada pelo seu pai o Barão Wilson no audio acima

* O áudio é uma gravação da Rádio Jovem Pan e publicada pela revista Manchete em edição especial de Setembro de 1972

* Fotos quando não atribuída a minha autoria nelas, foram coletadas de Google Imagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.125.932 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A foto da estátua Ferreira do Amaral, em Macau, foi objeto de indagação feita ao autor deste blog por MJ Raydor no Facebook, que queria saber da sua história. Por desconhecê-la, coube ao Carlos Dias dar a resposta abaixo com publicação de uma imagem: “Tratava-se da Comissão Organizadora das comemorações de 102º. aniversário da Tomada […]

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Por medidas de precaução em função da pandemia do novo coronavírus Covid-19, a celebração do Dia de Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de Maio, foi diferente no mundo todo. Até que em Macau a celebração contou com a participação limitada de fiéis na missa realizada na Igreja de São Domingos, mais que no Santuário […]

Por detrás da foto oficial do Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019

Por detrás da foto oficial do Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019

A sessão fotográfica nas Ruínas de São Paulo é tradição já há vários Encontros das Comunidades Macaenses, e não foi exceção na edição Macau 2019. Aconteceu no dia 26 de Novembro, uma terça-feira, por volta das 16 horas. Ao que parece, uma tradição chinesa em Macau, a foto oficial reuniu os participantes do Encontro de […]

%d blogueiros gostam disto: