Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Catedral de Buenos Aires onde o Papa Francisco era arcebispo

Com a eleição do cardeal Jorge Mario Bergoglio como Papa Francisco, em 13/03/2013, vou lhes apresentar a Catedral de Buenos Aires, Argentina, onde o novo Pontífice era arcebispo. Localiza-se próximo do centro, ao lado da Plaza de Mayo onde está a Casa Rosada, palácio do governo e palco de manifestações públicas. A região possui muitos prédios históricos e é um ponto turístico imperdível para quem visita a cidade.

(fotografias de/photos by Rogério P.D. Luz)

A Catedral de Buenos Airos, Argentina, onde o novo Papa Francisco era arcebispo

A Catedral de Buenos Airos, Argentina, onde o novo Papa Francisco era arcebispo. Não possui torres assemelhando-se mais a um templo grego. Tem 12 colunas na fachada que representam os apóstolos de Jesus, e seu interior chega aos 41 metros de altura.

(Wikipedia) A Catedral Metropolitano de Buenos Aires é a principal igreja católica em Buenos Aires, capital da Argentina. Localiza-se no centro da cidade, diante da Praça de Maio, na esquina das ruas San Martín e Rivadavia, no bairro de San Nicolás. É a igreja-mãe da Arquidiocese de Buenos Aires.

A Catedral de Buenos Aires foi reconstruída diversas vezes desde suas origens humildes no século XVI. O prédio atual é uma mistura de estilos arquitetônicos, com uma nave e um domo do século XVIII e uma severa fachada neoclássica do século XIX, sem torres. O interior mantém estátuas preciosas do século XVIII, bem como retábulos e uma rica decoração neo-renascentista e neo-barroca. No seu interior se localiza o túmulo de José de San Martín.

buenosaires08.catedral.05.208

O altar-mor com a imagem da Virgem Imaculada Conceição

Seu arcebispo atual, o cardeal Jorge Mario Bergoglio, foi eleito em 13 de março de 2013 o Papa Francisco. Possui onze dioceses sufragâneas: Avellaneda-Lanús, Gregorio de Laferrère, Lomas de Zamora, Merlo-Moreno, Morón, San Charbel, San Isidro, San Justo, San Martín, San Miguel e Santa María del Patrocinio

A matriz da arquidiocese é a Catedral Metropolitana de Buenos Aires. (Wikipedia)

o altar principal

o altar principal

O chão foi desenhado no ano 1907 e fabricado na Inglaterra com mosaico veneziano.

buenosaires08.catedral.43.257

buenosaires08.catedral.39.252 Mausoléu onde se encontram os restos mortais do General San Martin desde o ano 1880, e a seu lado, os restos do generais Guido e Las Heras, e o simbólico Soldado Desconhecido.

buenosaires08.catedral.38.250

José Francisco de San Martín y Matorras (Yapeyú, 25 de fevereiro de 1778 – Boulogne-sur-Mer, 17 de agosto de 1850) foi um general argentino e o primeiro líder da parte sul da América do Sul que obteve sucesso no seu esforço para a independência da Espanha, tendo participado ativamente dos processos de independência da Argentina, do Chile e do Peru.

buenosaires08.catedral.37.249

Catedral Buenos Aires (104)

Catedral Buenos Aires (105)

Catedral Buenos Aires (103)

buenosaires08.catedral.36.247

buenosaires08.catedral.44.258

À esquerda (foto acima), o altar  com uma imagem conhecida como “Santo Cristo de Buenos Aires” trabalhada em madeira de algarrobo.

buenosaires08.catedral.09.216

buenosaires08.catedral.40.254

buenosaires08.catedral.26.235

buenosaires08.catedral.10.217

buenosaires08.catedral.16.224

2 comentários em “Catedral de Buenos Aires onde o Papa Francisco era arcebispo

  1. Marcia Stoilov
    30/06/2019

    Qual é o padroeiro ou padroeira da Catedral? Ou seja, de quem é a imagem que está no altar maior? Obrigada.

    • A imagem no altar-mor é de Nossa Senhora de Imaculada Conceição. A padroeira da Argentina é Nossa Senhora de Luján.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.531.207 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]

%d blogueiros gostam disto: