Ao ser perguntado pelo cardeal Giovanni Battista “Quo nomine vis vocari?” (“Com qual nome queres ser chamado?”), o novo pontífice respondeu “vocabor Franciscus” (Me chamarei Francisco). Logo depois o cardeal protodiácono, o francês Jean-Louis Tauran, anunciou do alto da janela da Basílica de São Pedro às milhares de pessoas presentes na Praça de São Pedro – “HABEMUS PAPAM”.
Sim, TEMOS PAPA. e ele é Jorge Mario Bergoglio, da Argentina, que passa a se chamar – Papa Francisco. Inédito na história do Vaticano, o 1º Papa latino-americano, o 1ª Papa jesuíta, o 1º Papa a se chamar Francisco É o 266º Papa. A espera não foi longa, apenas dois dias. Foi uma surpresa, como na maioria das vezes segundo os especialistas. Para o Brasil havia uma grande esperança que fosse um brasileiro, a Itália, um italiano, os EUA, um americano, mas acabou sendo um nome pouco comentado, embora na eleição de Bento XVI, informações dão conta que ele teria sido o 2º mais votado. Os brasileiros poderão dizer que o Papa Francisco é um hermano do país vizinho Argentina.
A enciclopédia livre Wikipedia foi ágil e logo à noite (no Brasil) já estava publicado um histórico do novo Papa:
Jorge Maria Bergoglio, Papa Francisco
Francisco (em latim: Franciscum), nascido Jorge Mario Bergoglio SJ (Buenos Aires, 17 de dezembro de 1936) é o 266.º Papa da Igreja Católica e atual chefe de Estado do Vaticano.
É o primeiro jesuíta e o primeiro latino-americano a ser eleito Papa. É também o primeiro Papa não europeu em 1200 anos. Arcebispo de Buenos Aires desde 28 de fevereiro de 1998 e cardeal-presbítero desde 21 de fevereiro de 2001, foi eleito Papa em 13 de março de 2013.
Infância e juventude
Jorge Mario Bergoglio, filho de um casal de imigrantes italianos Mario Bergoglio (trabalhador ferroviário) e Regina Maria Sivori (dona de casa).
Nascido e criado no bairro de Flores, fez graduação e mestrado em Química, na Universidade de Buenos Aires.
Companhia de Jesus (jesuítas)
Ingressou no noviciado da Companhia de Jesus em março de 1958. Fez o juniorado em Santiago, Chile. Graduou-se em Filosofia em 1960, na Universidade Católica de Buenos Aires. Entre os anos 1964 e 1966, ensinou Literatura e Psicologia, no Colégio Imaculada, na Província de Santa Fé, e no Colégio do Salvador, em Buenos Aires. Graduou-se em Teologia em 1969. Recebeu a ordenação presbiteral no dia 13 de dezembro de 1969, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano. Emitiu seus últimos votos na Companhia de Jesus em 1973. Em 1973 foi nomeado Mestre de Noviços, no Seminário da Villa Barilari, em San Miguel. No mesmo ano foi eleito superior provincial dos jesuítas, na Argentina. Em 1980, após o período do provincialato, retornou a San Miguel, para ensinar em uma escola dos jesuítas.
No período de 1980 a 1986 foi reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel. Após seu doutorado na Alemanha, foi confessor e diretor espiritual em Córdoba.
Evita aparições na mídia e possui hábitos simples. Utiliza o transporte coletivo e não frequenta restaurantes. Aprecia música clássica, literatura e é torcedor do clube de futebol San Lorenzo de Almagro.
Episcopado
Em 20 de maio de 1992 foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires, com a sé titular de Auca. Sua ordenação episcopal deu-se a 27 de Junho de 1992. Em 3 de Junho de 1997, foi nomeado arcebispo coadjutor de Buenos Aires. Tornou-se arcebispo metropolitano de Buenos Aires no dia 28 de Fevereiro de 1998.
Cardinalato
Foi nomeado cardeal no consistório de 21 de fevereiro de 2001, pelo João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Belarmino. Quando foi nomeado cardeal, conveceu centenas de argentinos a não viajarem para Roma. Em vez de irem ao Vaticano celebrar a nomeação, pediu que dessem o dinheiro da viagem aos pobres.
No seio da Igreja Católica fez parte da Pontifícia Comissão para a América Latina, da Congregação para o Clero, do Pontifício Conselho para a Família, da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos e Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
Foi escolhido Papa no dia 13 de março de 2013 e adotou o nome de Francisco, sendo o primeiro nascido nas Américas e primeiro jesuíta a se tornar Papa.
Conclave 2013
O cardeal Bergoglio foi eleito Papa a 13 de março de 2013, no segundo dia do conclave papal 2013, escolhendo o nome de Francisco. O Cardeal Bergoglio é o primeiro Papa a ser eleito sendo membro da Companhia de Jesus. É o primeiro Papa americano e o primeiro papa não europeu em mais de 1.200 anos; o último não-europeu a ser eleito foi São Gregório III, que nasceu na Síria e governou a Igreja Católica entre 731-741.
Primeira aparição como Papa
O Papa Francisco apareceu ao povo na sacada (ou varanda) central da Basílica de São Pedro por volta das 20 horas e 30 minutos (hora de Roma). Vestindo apenas a batina papal branca, acompanhou a execução da Marcha Pontifical e saudou a multidão com um discurso:
Irmãos e irmãs, boa-noite!
Vós sabeis que o dever do Conclave era dar um Bispo a Roma. Parece que os meus irmãos Cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo… Eis-me aqui! Agradeço-vos o acolhimento: a comunidade diocesana de Roma tem o seu Bispo. Obrigado! E, antes de mais nada, quero fazer uma oração pelo nosso Bispo emérito Bento XVI. Rezemos todos juntos por ele, para que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o guarde.
O Papa rezou as orações do Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai, dedicando-as ao Papa Emérito. Em segunda, completou:
E agora iniciamos este caminho, Bispo e povo… este caminho da Igreja de Roma, que é aquela que preside a todas as Igrejas na caridade. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade. Espero que este caminho de Igreja, que hoje começamos e no qual me ajudará o meu Cardeal Vigário, aqui presente, seja frutuoso para a evangelização desta cidade tão bela!
E agora quero dar a Bênção, mas antes… antes, peço-vos um favor: antes de o Bispo abençoar o povo, peço-vos que rezeis ao Senhor para que me abençoe a mim; é a oração do povo, pedindo a Bênção para o seu Bispo. Façamos em silêncio esta oração vossa por mim
O Papa abaixou a cabeça em sinal de oração, e toda a Praça se calou, em um momento de silêncio. Por fim, realizou sua primeira bênção Urbi et Orbi.
Pouco comentado, do lado esquerdo do Papa Francisco (à sua direita) estava Dom Frei Cláudio Hummes (78 anos), do Brasil (Montenegro-Rio Grande do Sul), frade franciscano. Na Cúria Romana foi prefeito da Congregação para o Clero. O motivo de estar lá só iremos saber mais para frente.
Duas situações que chamaram atenção e que permitem uma reflexão: enquanto se aguardava a fumaça branca ou preta da última votação, uma gaivota pousou sobre o chaminé e ficou ali por um bom tempo, sendo objeto de filmagem da tv, e a fumaça que veio a seguir foi branca, e outra, quando houve o anúncio do Habemus Papam, a chuva que atormentou o público o dia todo, cessou! Se poderiam ser sinais ou coincidência? Isto cabe à consciência de cada um. E hoje, é o dia 13, do mês 3, do ano 2013. O 3 marcou a sua presença além do 13 = 13/03/2013.
Papa Francisco, que Deus te proteja, abençoe e te oriente, que saiba conduzir o Vaticano e a Igreja Católica com sabedoria. Vamos ficar aqui torcendo para que faça um bom pontificado. Vivemos novamente a história!
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
Comentários