O Rio de Janeiro via Costa Fortuna 2013, em fotos legendadas
O Costa Fortuna é o 2º navio desta fila de quatro que trouxeram ao Rio cerca de 11 a 12mil passageiros. De Santos, São Paulo, no dia anterior, partiram para destinos diversos, nada mais nada menos que sete navios de cruzeiros com mais de 20mil passageiros.
No cruzeiro marítimo que fizemos em Fevereiro de 2013 em pleno Carnaval, pelo navio Costa Fortuna, o primeio porto de parada foi o Rio de Janeiro. Era domingo, o 2º dia de carnaval no Brasil. A caminho para pegar o metrô (metropolitano) para Copacabana, a 15 minutos do Terminal Marítimo, deparamos com estas cenas que até dá para dizer cantando, “isto aqui ô ô, é um pouquinho de Brasil iá iá …”.
Foto acima: Esta é a entrada do Terminal Marítimo através de casarão antigo que dá acesso a um galpão enorme adaptado.
Foto abaixo: No entanto, já anunciam um novo Terminal “Porto Maravilha” com vistas às Olimpíadas e a Copa do Mundo de Futebol. Lá no cartaz está o site para sua visita. O Rio também vive a expectativa da visita do novo Papa Francisco para o Festival da Juventude ou Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada em Julho deste ano e para o qual espera-se a participação de mais de dois milhões de pessoas, jovens em especial.
A caminho, então, para pegar o metrô, logo na saída do Terminal, vimos (na foto acima) um “desfile” improvisado vindo da rua que dá acesso à Avenida Rio Branco, no centro do Rio. Eram carros alegóricos a caminho de um depósito ou pátio, que tinham acabado de participar na madrugada de domingo do desfile de carnaval no sambódromo aí por perto.
Nas 3 fotos a seguir abaixo, os carros alegóricos, parcialmente desmontados, para facilitar a travessia debaixo do viaduto do porto, bem como para não atingir a fiação e postes de sinalização das ruas, sem no entanto deixar de exibir a sua beleza e alegria dando um ar festivo por onde passavam. Os turistas estrangeiros, americanos e europeus principalmente, que desembarcaram de um navio vindo de Miami, mostravam-se encantados com tanta beleza e não paravam de tirar fotos.
A Mia e a Dulci, brasileiras, também quiseram posar para uma foto de lembrança deste desfile improvisado de carros alegóricos do carnaval carioca.
Cenas de uma das ruas do centro do Rio que foram fechadas para o Carnaval de Rua que deve ter acontecido por toda a madrugada. Os banheiros químicos não conseguiram dar conta das necessidades fisiológicas dos foliões, tanto o nº 1 como o nº 2, que deve ter somado milhares de pessoas pulando e sambando nas ruas. Tanto que foi meio difícil ter uma respiração saudável andando pelas ruas do centro, recomendando apressar o passo … ufaaaa!!!
Na foto abaixo: o Rio tem mesmo um clima de carnaval pelas ruas e o carioca vive intensamente esta época de folia. Estas moças fantasiadas de anjinho e outro rapaz ao fundo com o rosto maquiado, voltavam cansados e com sono para casa, após ter pulado a noite toda em bailes de carnaval, quer na rua ou em salões. A foto foi feita na estação do metrô (metropolitano).
Ns três fotos seguintes, quem não foi curtir um baile de carnaval na noite anterior, ou até para os mais resistentes que curtiram, já de manhã cedo ocupou a Praia de Ipanema que estava totalmente tomada de gente e de guarda-sóis coloridos. Para variar o sol dava uma sensação de calor de mais de 40 graus, em pleno verão no Brasil.
E para comemorar um pouco deste Brasil de carnaval, de alegria, do samba, de muito sol, vamos ver este vídeo com a Daniela Mercury a cantar “Isto aqui o que é” de Ary Barroso. Isto é um pouquinho de Brasil iá iá … Antes, leia as letras da canção que é a cara do país tropical!
Isto aqui o que é! (de Ary Barroso)
Isto aqui, ô ô / É um pouquinho de Brasil iá iá / Deste Brasil que canta e é feliz, / Feliz, feliz,
É também um pouco de uma raça / Que não tem medo de fumaça ai, ai / E não se entrega não.
Olha o jeito nas ‘cadeira’ que ela sabe dar / Olha só o remelexo que ela sabe dar (Repete)
Morena boa, que me faz penar, / Bota a sandália de prata / E vem pro samba sambar
pesquisa de postagens por tema e localidade (por ordem alfabética)
Nesta coluna, em CATEGORIAS, pesquise as postagens publicadas por TEMA e/ou LOCALIDADE que estão por ordem alfabética, como Brasil, São Paulo, Macau, Macaense, Variedades, etc.
Pesquisa Crônicas Macaenses
Blog de Autoria de
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Blog associado ao Projecto Memória Macaense, ambos do mesmo autor
(clicar na foto) As Igrejas Católicas do Brasil, Macau, Europa e América do Sul, e Templos Budistas, divulgadas neste Blog
Seminário de São José para sempre
Página dedicada à memória do Seminário de São José (Macau-China) e os ex-alunos, com links para todas as postagens realizadas. Veja no quadro superior de links.
BRASIL – PORTUGAL
Pela memória da bandeira do leal senado
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
Identidade
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.
Sobre
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Comentários