Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P. D. Luz,

O Rio de Janeiro via Costa Fortuna 2013, em fotos legendadas

Rio via Costa Fortuna Fev 2013 parte 1 (11)

O Costa Fortuna é o 2º navio desta fila de quatro que trouxeram ao Rio cerca de 11 a 12mil passageiros. De Santos, São Paulo, no dia anterior, partiram para destinos diversos, nada mais nada menos que sete navios de cruzeiros com mais de 20mil passageiros.

No cruzeiro marítimo que fizemos em Fevereiro de 2013 em pleno Carnaval, pelo navio Costa Fortuna, o primeio porto de parada foi o Rio de Janeiro.  Era domingo, o 2º dia de carnaval no Brasil. A caminho para pegar o metrô (metropolitano) para Copacabana, a 15 minutos do Terminal Marítimo, deparamos com estas cenas que até dá para dizer cantando, “isto aqui ô ô, é um pouquinho de Brasil iá iá …”.

Rio via Costa Fortuna Fev 2013 parte 1 (01)

Foto acima: Esta é a entrada do Terminal Marítimo através de casarão antigo que dá acesso a um galpão enorme adaptado.

Foto abaixo: No entanto, já anunciam um novo Terminal “Porto Maravilha” com vistas às Olimpíadas e a Copa do Mundo de Futebol. Lá no cartaz está o site para sua visita.  O Rio também vive a expectativa da visita do novo Papa Francisco para o Festival da Juventude ou Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada em Julho deste ano e para o qual espera-se a participação de mais de dois milhões de pessoas, jovens em especial.

Rio via Costa Fortuna Fev 2013 parte 1 (02)

Rio via Costa Fortuna Fev 2013 parte 1 (03)

A caminho, então, para pegar o metrô, logo na saída do Terminal, vimos (na foto acima) um “desfile” improvisado vindo da rua que dá acesso à Avenida Rio Branco, no centro do Rio.  Eram carros alegóricos a caminho de um depósito ou pátio, que tinham acabado de participar na madrugada de domingo do desfile de carnaval no sambódromo aí por perto.

Nas 3 fotos a seguir abaixo, os carros alegóricos, parcialmente desmontados, para facilitar a travessia debaixo do viaduto do porto, bem como para não atingir a fiação e postes de sinalização das ruas, sem no entanto deixar de exibir a sua beleza e alegria dando um ar festivo por onde passavam.  Os turistas estrangeiros, americanos e europeus principalmente, que desembarcaram de um navio vindo de Miami, mostravam-se encantados com tanta beleza e não paravam de tirar fotos.

Rio via Costa Fortuna Fev 2013 parte 1 (04)

Rio via Costa Fortuna Fev 2013 parte 1 (07)

Rio via Costa Fortuna Fev 2013 parte 1 (05)

Rio via Costa Fortuna Fev 2013 parte 1 (10)

Rio via Costa Fortuna Fev 2013 parte 1 (06)

A Mia e a Dulci, brasileiras, também quiseram posar para uma foto de lembrança deste desfile improvisado de carros alegóricos do carnaval carioca.

Rio via Costa Fortuna Fev 2013 parte 1 (08)

Cenas de uma das ruas do centro do Rio que foram fechadas para o Carnaval de Rua que deve ter acontecido por toda a madrugada.  Os banheiros químicos não conseguiram dar conta das necessidades fisiológicas dos foliões, tanto o nº 1 como o nº 2, que deve ter somado milhares de pessoas pulando e sambando nas ruas.  Tanto que foi meio difícil ter uma respiração saudável andando pelas ruas do centro, recomendando apressar o passo … ufaaaa!!!

Na foto abaixo: o  Rio tem mesmo um clima de carnaval pelas ruas e o carioca vive intensamente esta época de folia.  Estas moças fantasiadas de anjinho e outro rapaz ao fundo com o rosto maquiado, voltavam cansados e com sono para casa, após ter pulado a noite toda em bailes de carnaval, quer na rua ou em salões. A foto foi feita na estação do metrô (metropolitano).

Rio via Costa Fortuna Fev 2013 parte 1 (09)

Ns três fotos seguintes, quem não foi curtir um baile de carnaval na noite anterior, ou até para os mais resistentes que curtiram, já de manhã cedo ocupou a Praia de Ipanema que estava totalmente tomada de gente e de guarda-sóis coloridos. Para variar o sol dava uma sensação de calor de mais de 40 graus, em pleno verão no Brasil.

Rio via Costa Fortuna Fev 2013 parte 1 (12)

Rio via Costa Fortuna Fev 2013 parte 1 (13)

Rio via Costa Fortuna Fev 2013 parte 1 (14)

E para comemorar um pouco deste Brasil de carnaval, de alegria, do samba, de muito sol, vamos ver este vídeo com a Daniela Mercury a cantar “Isto aqui o que é” de Ary Barroso. Isto é um pouquinho de Brasil iá iá … Antes, leia as letras da canção que é a cara do país tropical!

Isto aqui o que é! (de Ary Barroso)

Isto aqui, ô ô / É um pouquinho de Brasil iá iá / Deste Brasil que canta e é feliz, / Feliz, feliz,

É também um pouco de uma raça / Que não tem medo de fumaça ai, ai / E não se entrega não.

Olha o jeito nas ‘cadeira’ que ela sabe dar  / Olha só o remelexo que ela sabe dar (Repete)

Morena boa, que me faz penar, / Bota a sandália de prata / E vem pro samba sambar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 820,587 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

Para celebrar o Ano Novo chinês de 2018, dando início ao Ano do Cão, a Casa de Macau de São Paulo reuniu a comunidade macaense e amigos para um almoço especial, recheado de boa comida chinesa de dar água na boca. Era a oportunidade para comer, infelizmente, uma vez ao ano, o chái, ou comida de […]

Uma foto, uma memória de 63 anos atrás em Macau

Uma foto, uma memória de 63 anos atrás em Macau

No almoço especial do Ano Novo chinês realizado na Casa de Macau de São Paulo em 18 de Fevereiro de 2018, o macaense José Noronha, 83 anos, andava a mostrar uma foto antiga para algumas pessoas que tinham mais ou menos a sua idade. Procurava ele matar as saudades dos velhos tempos em Macau. Macaense […]

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Passaram-se 11 anos, não parece muito, mas vários conterrâneos e amigos nas fotos que publico da festa do 17º aniversário da Casa de Macau de São Paulo em 2006, promovida em 29 de julho, não estão mais conosco. Ficaram os bons momentos registrados da boa confraternização. Vale um momento de reflexão para sempre procurarmos um […]

%d blogueiros gostam disto: