Nas viagens à minha terra natal Macau, houve momentos ou cenas que mereceram um clique da minha eterna companheira, a máquina fotográfica, seja de filme ou na era digital, de cartão memória. Eis algumas fotos curiocidade de Macau que fiz:
Três pontes em uma
Parece o fantasma da nova ponte Macau-Taipa sobrepondo sobre as outras duas mais antigas. É o fantasma da modernidade. A nova, apesar da praticidade e mais bonita, uma ponte pensil, desfigurou um pouco o Porto Interior. Uma nova avenida resultante de um aterro, acabou com a graça da vista do antigo cais ao lado do Museu Marítimo. O cais deixou de ser cais, apesar de ter sido bondosamente preservado. Quanto à foto, fiz na Torre de Macau (Macau Towers), no andar do teatro enquanto aguardava a liberação do acesso para a peça em patoá no Encontro das Comunidades Macaenses de 2007. Tirada através dos vidros, aproveitei o reflexo da nova ponte.
Para os chineses, tudo se aproveita
Foto feita no Mercado de São Domingos, em 2008, à venda o focinho do porco com uma das suas orelhas. Imagine o sabor do focinho …
Esta seria a língua do porco? Gosto de língua de boi, mas esta que julgo ser mesmo de porco, é exposta de uma forma bem curiosa, para não dizer macabra. Isto também no Mercado de São Domingos.
A banca no espaço
A banca de carnes assadas … siu iôc, chár siu (porco assado e carne assada) … no espaço, ou na varanda suspensa? É o reflexo na parede envidraçada do Mercado de São Domingos, no 1º andar.
A empolgação da cantora
Esta cantora se empolgou com a sua apresentação. Para marcar a sua performance, não hesitou em subir na mesa de honra onde estavam autoridades, personalidades, dirigentes das Casas de Macau etc e ficou lá por boa parte do tempo da sua apresentação. Isto aconteceu no jantar oferecido por uma associação macaense no Encontro das Comunidades Macaenses – Macau 2004. Percebe-se na mesa, entre outros, a presença de Jorge Rangel e Leonel Alves. Os pratos ainda estavam limpos, o que explica que o jantar ainda não foi servido!!! Cá entre nós … será que as solas dos sapatos dela estavam limpas? Não deixou nenhum detrito na mesa … arghhh. Desculpem-me, mas foi uma exibição, no mínimo, de mau gosto da cantora, que certamente não deve ter agradado os promotores do jantar.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
Comentários