Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Santiago do Chile: Palácio de La Moneda e a troca de Guarda

Palácio de La Moneda é a sede da Presidência da República do Chile. Também abriga o Ministério do Interior, a Secretaria Geral da Presidência e a Secretaria Geral do Governo.

Palácio de La Moneda é a sede da Presidência da República do Chile. Também abriga o Ministério do Interior, a Secretaria Geral da Presidência e a Secretaria Geral do Governo. Fica na Plaza de la Constitución.

Aqui na América do Sul, no Brasil e no Chile é Outono.  Com o inverno, a cidade de Santiago do Chile torna-se um destino turístico bastante procurado por turistas brasileiros e do mundo, pois a neve cobrirá os seus vales e montanhas e se abre a estação de esqui.

Além deste principal atrativo, a cidade de Santiago é muito agradável para se visitar com variadas atrações turísticas, fora que a partir dela você visita as belas cidades litorâneas, as vinícolas e estações de esqui como Portillo em plena Cordilheira dos Andes fazendo fronteira com a Argentina.  Você pode conferir a postagem sobre esta localidade no link da coluna lateral (em Categorias – Chile – Portillo).

Um dos principais atrativos em Santiago é o Palácio de la Moneda e a troca de Guarda, que acontece a cada dois dias exatamente às 10 horas. Chegue antes e assista desde o início, que começa do outro lado da larga avenida que tem um mastro bem alto da bandeira do Chile. A banda militar toca as mais variadas músicas de repertório conhecido do grande público.

(fotografias de/photos by Rogério P.D. Luz – Outubro de 2010)

O Palácio de La Moneda na face que fica defronte à Plaza de Constitución ( de outro lado).

O Palácio de La Moneda na face sul defronte à Plaza de la Ciudadanía

Plaza de la Constitución

Plaza de la Ciudadanía. O desfile começa nesses prédios, atravessa esta larga Avenida Libertador Bernardo O’Higgins e segue para o Palácio de la Moneda na primeira foto acima

O início do desfile da nova Guarda, que acontece de 2 em 2 dias rigorosamente às 10 horas

O início do desfile da nova Guarda, que acontece da cada dois dias rigorosamente às 10 horas.  Espere na Plaza de la Ciudadanía e acompanhe o desfile até a Plaza de la Constitución.

O início do desfile da nova Guarda, que acontece da cada dois dias rigorosamente às 10 horas.  Espere na Plaza de la Ciudadanía e acompanhe o desfile até a Plaza de la Constitución.

Chile Palacio La Moneda e troca Guarda (04)

Chile Palacio La Moneda e troca Guarda (05)

.

A cerimônia começa no Paseo Bulnes (Passeio Bulnes) com uma marcha da Guarda que tomará posição, acompanhada do Orfeón Nacional de Carabineros (Orfeão de Carabineiros). A marcha começa no Paseo Bulnes, logo depois a Rua Morandé e termina na Plaza de la Constitución (Praça da Constituição), onde depois de uma série de instruções formais, a Guarda a ser relevada cede o posto à nova Guarda e logo depois procede a marchar pela Rua Teatinos até o Paseo Bulnes, também acompanhada do Orfeón de Carabineros. (fonte: www.turistik.cl)

Chile Palacio La Moneda e troca Guarda (06)

Acompanhe o desfile até a Plaza de la Constitución.

A Guarda entra na Plaza de la Constitución

A Guarda entra na Plaza de la Constitución

O Palácio de la Moneda ficou mundialmente conhecido devido ao golpe de estado praticado contra o governo de Salvador Allende, que foi o primeiro presidente de república e o primeiro chefe de estado socialista marxista eleito democraticamente na América Latina.

Chile Palacio La Moneda e troca Guarda (11)

Seus pilares ideológicos foram o socialismo, o marxismo e a maçonaria. Allende foi um revolucionário atípico: acreditava na via eleitoral da democracia representativa, e considerava ser possível instaurar o socialismo dentro do sistema político então vigente em seu país.

Palácio de la Moneda

Palácio de la Moneda

Durante o golpe de estado de 11 de setembro de 1973, em que foi deposto e morto o presidente Salvador Allende, o edifício do Palácio de la Moneda foi duramente bombardeado pelos canhões do Exército chileno e por aviões da Força Aérea chilena. O efeito dos explosivos, adicionados ao incêndio que se propagou a seguir, destruíram não só parte do prédio como documentos e tesouros inestimáveis. Por exemplo, a Ata de Independência do Chile, de 1818, foi irremediavelmente perdida.

Chile Palacio La Moneda e troca Guarda (10)

Lá estive com a Mia, e foi a Ana Cris que tirou a foto

Lá estive com a Mia, e foi a Ana Cris que tirou a foto

A Ana Cris com a Mia na estação de metrô Moneda, um bom meio para chegar ao local

A Ana Cris com a Mia na estação de metrô Moneda, um bom meio para chegar ao local

a bandeira do Chile

a bandeira do Chile

(clicar nas fotos para aumentar)

* Fonte de consultas e textos: Wikipedia e Turistik do Chile. Consulte o site do Gobierno do Chile (http://www.gob.cl/la-moneda/cambio-de-guardia/) para procurar ver os dias da troca de Guarda (embora nesta data estava desatualizado, apenas com os meses de Janeiro e Fevereiro o que exige fazer as contas até o dia do seu passeio)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.408.527 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]

Macau em 1997 – entrevista com Anabela Ritchie sobre a transição da soberania em 1999

Macau em 1997 – entrevista com Anabela Ritchie sobre a transição da soberania em 1999

A recordar os tempos que antecederam a transição da soberania de Macau para a República Popular da China que ocorreu em 20 de Dezembro de 1999, transcrevemos em três postagens, as entrevistas concedidas ao Diário de Notícias em 1997 e que foram publicadas no antigo website A-Ma Gau – Ecos de Macau. Nesta postagem, a […]

%d blogueiros gostam disto: