Palácio de La Moneda é a sede da Presidência da República do Chile. Também abriga o Ministério do Interior, a Secretaria Geral da Presidência e a Secretaria Geral do Governo. Fica na Plaza de la Constitución.
Aqui na América do Sul, no Brasil e no Chile é Outono. Com o inverno, a cidade de Santiago do Chile torna-se um destino turístico bastante procurado por turistas brasileiros e do mundo, pois a neve cobrirá os seus vales e montanhas e se abre a estação de esqui.
Além deste principal atrativo, a cidade de Santiago é muito agradável para se visitar com variadas atrações turísticas, fora que a partir dela você visita as belas cidades litorâneas, as vinícolas e estações de esqui como Portillo em plena Cordilheira dos Andes fazendo fronteira com a Argentina. Você pode conferir a postagem sobre esta localidade no link da coluna lateral (em Categorias – Chile – Portillo).
Um dos principais atrativos em Santiago é o Palácio de la Moneda e a troca de Guarda, que acontece a cada dois dias exatamente às 10 horas. Chegue antes e assista desde o início, que começa do outro lado da larga avenida que tem um mastro bem alto da bandeira do Chile. A banda militar toca as mais variadas músicas de repertório conhecido do grande público.
(fotografias de/photos by Rogério P.D. Luz – Outubro de 2010)
Plaza de la Ciudadanía. O desfile começa nesses prédios, atravessa esta larga Avenida Libertador Bernardo O’Higgins e segue para o Palácio de la Moneda na primeira foto acima
O início do desfile da nova Guarda, que acontece da cada dois dias rigorosamente às 10 horas. Espere na Plaza de la Ciudadanía e acompanhe o desfile até a Plaza de la Constitución.
O início do desfile da nova Guarda, que acontece da cada dois dias rigorosamente às 10 horas. Espere na Plaza de la Ciudadanía e acompanhe o desfile até a Plaza de la Constitución.
A cerimônia começa no Paseo Bulnes (Passeio Bulnes) com uma marcha da Guarda que tomará posição, acompanhada do Orfeón Nacional de Carabineros (Orfeão de Carabineiros). A marcha começa no Paseo Bulnes, logo depois a Rua Morandé e termina na Plaza de la Constitución (Praça da Constituição), onde depois de uma série de instruções formais, a Guarda a ser relevada cede o posto à nova Guarda e logo depois procede a marchar pela Rua Teatinos até o Paseo Bulnes, também acompanhada do Orfeón de Carabineros. (fonte: www.turistik.cl)
O Palácio de la Moneda ficou mundialmente conhecido devido ao golpe de estado praticado contra o governo de Salvador Allende, que foi o primeiro presidente de república e o primeiro chefe de estado socialista marxista eleito democraticamente na América Latina.
Seus pilares ideológicos foram o socialismo, o marxismo e a maçonaria. Allende foi um revolucionário atípico: acreditava na via eleitoral da democracia representativa, e considerava ser possível instaurar o socialismo dentro do sistema político então vigente em seu país.
Durante o golpe de estado de 11 de setembro de 1973, em que foi deposto e morto o presidente Salvador Allende, o edifício do Palácio de la Moneda foi duramente bombardeado pelos canhões do Exército chileno e por aviões da Força Aérea chilena. O efeito dos explosivos, adicionados ao incêndio que se propagou a seguir, destruíram não só parte do prédio como documentos e tesouros inestimáveis. Por exemplo, a Ata de Independência do Chile, de 1818, foi irremediavelmente perdida.
(clicar nas fotos para aumentar)
* Fonte de consultas e textos: Wikipedia e Turistik do Chile. Consulte o site do Gobierno do Chile (http://www.gob.cl/la-moneda/cambio-de-guardia/) para procurar ver os dias da troca de Guarda (embora nesta data estava desatualizado, apenas com os meses de Janeiro e Fevereiro o que exige fazer as contas até o dia do seu passeio)
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Comentários