Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Santiago do Chile: Palácio de La Moneda e a troca de Guarda

Palácio de La Moneda é a sede da Presidência da República do Chile. Também abriga o Ministério do Interior, a Secretaria Geral da Presidência e a Secretaria Geral do Governo.

Palácio de La Moneda é a sede da Presidência da República do Chile. Também abriga o Ministério do Interior, a Secretaria Geral da Presidência e a Secretaria Geral do Governo. Fica na Plaza de la Constitución.

Aqui na América do Sul, no Brasil e no Chile é Outono.  Com o inverno, a cidade de Santiago do Chile torna-se um destino turístico bastante procurado por turistas brasileiros e do mundo, pois a neve cobrirá os seus vales e montanhas e se abre a estação de esqui.

Além deste principal atrativo, a cidade de Santiago é muito agradável para se visitar com variadas atrações turísticas, fora que a partir dela você visita as belas cidades litorâneas, as vinícolas e estações de esqui como Portillo em plena Cordilheira dos Andes fazendo fronteira com a Argentina.  Você pode conferir a postagem sobre esta localidade no link da coluna lateral (em Categorias – Chile – Portillo).

Um dos principais atrativos em Santiago é o Palácio de la Moneda e a troca de Guarda, que acontece a cada dois dias exatamente às 10 horas. Chegue antes e assista desde o início, que começa do outro lado da larga avenida que tem um mastro bem alto da bandeira do Chile. A banda militar toca as mais variadas músicas de repertório conhecido do grande público.

(fotografias de/photos by Rogério P.D. Luz – Outubro de 2010)

O Palácio de La Moneda na face que fica defronte à Plaza de Constitución ( de outro lado).

O Palácio de La Moneda na face sul defronte à Plaza de la Ciudadanía

Plaza de la Constitución

Plaza de la Ciudadanía. O desfile começa nesses prédios, atravessa esta larga Avenida Libertador Bernardo O’Higgins e segue para o Palácio de la Moneda na primeira foto acima

O início do desfile da nova Guarda, que acontece de 2 em 2 dias rigorosamente às 10 horas

O início do desfile da nova Guarda, que acontece da cada dois dias rigorosamente às 10 horas.  Espere na Plaza de la Ciudadanía e acompanhe o desfile até a Plaza de la Constitución.

O início do desfile da nova Guarda, que acontece da cada dois dias rigorosamente às 10 horas.  Espere na Plaza de la Ciudadanía e acompanhe o desfile até a Plaza de la Constitución.

Chile Palacio La Moneda e troca Guarda (04)

Chile Palacio La Moneda e troca Guarda (05)

.

A cerimônia começa no Paseo Bulnes (Passeio Bulnes) com uma marcha da Guarda que tomará posição, acompanhada do Orfeón Nacional de Carabineros (Orfeão de Carabineiros). A marcha começa no Paseo Bulnes, logo depois a Rua Morandé e termina na Plaza de la Constitución (Praça da Constituição), onde depois de uma série de instruções formais, a Guarda a ser relevada cede o posto à nova Guarda e logo depois procede a marchar pela Rua Teatinos até o Paseo Bulnes, também acompanhada do Orfeón de Carabineros. (fonte: www.turistik.cl)

Chile Palacio La Moneda e troca Guarda (06)

Acompanhe o desfile até a Plaza de la Constitución.

A Guarda entra na Plaza de la Constitución

A Guarda entra na Plaza de la Constitución

O Palácio de la Moneda ficou mundialmente conhecido devido ao golpe de estado praticado contra o governo de Salvador Allende, que foi o primeiro presidente de república e o primeiro chefe de estado socialista marxista eleito democraticamente na América Latina.

Chile Palacio La Moneda e troca Guarda (11)

Seus pilares ideológicos foram o socialismo, o marxismo e a maçonaria. Allende foi um revolucionário atípico: acreditava na via eleitoral da democracia representativa, e considerava ser possível instaurar o socialismo dentro do sistema político então vigente em seu país.

Palácio de la Moneda

Palácio de la Moneda

Durante o golpe de estado de 11 de setembro de 1973, em que foi deposto e morto o presidente Salvador Allende, o edifício do Palácio de la Moneda foi duramente bombardeado pelos canhões do Exército chileno e por aviões da Força Aérea chilena. O efeito dos explosivos, adicionados ao incêndio que se propagou a seguir, destruíram não só parte do prédio como documentos e tesouros inestimáveis. Por exemplo, a Ata de Independência do Chile, de 1818, foi irremediavelmente perdida.

Chile Palacio La Moneda e troca Guarda (10)

Lá estive com a Mia, e foi a Ana Cris que tirou a foto

Lá estive com a Mia, e foi a Ana Cris que tirou a foto

A Ana Cris com a Mia na estação de metrô Moneda, um bom meio para chegar ao local

A Ana Cris com a Mia na estação de metrô Moneda, um bom meio para chegar ao local

a bandeira do Chile

a bandeira do Chile

(clicar nas fotos para aumentar)

* Fonte de consultas e textos: Wikipedia e Turistik do Chile. Consulte o site do Gobierno do Chile (http://www.gob.cl/la-moneda/cambio-de-guardia/) para procurar ver os dias da troca de Guarda (embora nesta data estava desatualizado, apenas com os meses de Janeiro e Fevereiro o que exige fazer as contas até o dia do seu passeio)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.128.851 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A foto da estátua Ferreira do Amaral, em Macau, foi objeto de indagação feita ao autor deste blog por MJ Raydor no Facebook, que queria saber da sua história. Por desconhecê-la, coube ao Carlos Dias dar a resposta abaixo com publicação de uma imagem: “Tratava-se da Comissão Organizadora das comemorações de 102º. aniversário da Tomada […]

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Por medidas de precaução em função da pandemia do novo coronavírus Covid-19, a celebração do Dia de Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de Maio, foi diferente no mundo todo. Até que em Macau a celebração contou com a participação limitada de fiéis na missa realizada na Igreja de São Domingos, mais que no Santuário […]

Por detrás da foto oficial do Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019

Por detrás da foto oficial do Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019

A sessão fotográfica nas Ruínas de São Paulo é tradição já há vários Encontros das Comunidades Macaenses, e não foi exceção na edição Macau 2019. Aconteceu no dia 26 de Novembro, uma terça-feira, por volta das 16 horas. Ao que parece, uma tradição chinesa em Macau, a foto oficial reuniu os participantes do Encontro de […]

%d blogueiros gostam disto: